Arte: Crusoé.

Por que Sócrates caiu em desgraça em Portugal, e Lula foi reeleito no Brasil?

26.03.23 17:42

O ex-primeiro-ministro português José Sócrates (2005-2011) foi escorraçado da política após se envolver em um grande escândalo de corrupção. Sócrates foi detido em 2014, ao voltar para seu país após uma temporada na França, e permaneceu 11 meses preso, mesmo sem acusação formal, suspeito de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal, num caso que envolve a farmacêutica suíça Octapharma.

Algumas das suspeitas não se sustentaram na justiça, mas, mesmo assim, o socialista foi apartado da vida partidária. Isso explica, em parte, a má fama que o presidente Lula ganhou nos últimos anos em Portugal, comenta Francisco Pereira Coutinho, professor de direito da Nova School of Law.

Sócrates é amigo de Lula, governou Portugal mais ou menos no mesmo período dos dois primeiros mandatos do petista no Palácio do Planalto (2003-2010) e, para os portugueses, está muito associado ao par brasileiro. Ao contrário do amigo português, contudo, o brasileiro não apenas se livrou da condenação como foi reeleito presidente. Seriam os brasileiros mais lenientes com a corrupção que os portugueses?

“Infelizmente não consigo generalizar dessa forma”, diz Coutinho. Segundo ele, há casos o bastante de convivência com a corrupção no país para descartar a virtude dos portugueses — inclusive o de um prefeito reeleito recentemente mesmo depois de ter sido preso, como Lula. O caso de Sócrates, segundo o professor, é mais consequência da forma como seus pares de esquerda o trataram.

Coutinho falou sobre o assunto em uma entrevista ao podcast Latitude. Assista:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os políticos de nosso país não sobrevivem sem a corrupção. Não é questão de leniência é de princípios.Somos uma sociedade moralmente doente.

  2. Lula teve a condenação revista por uma manobra vergonhosa da mais vergonhosa composição que se tem notícia deste, agora, vergonhoso STF. Nossa mais alta corte tornou-se um dos piores inimigos do povo brasileiro. Povo para o qual já não faltavam inimigos. É o fundo do poço. Impossível ter esperanças. Não demos certo como povo e não temos espectativas de melhoras. Só pioras.

  3. Lulla nunca fora absolvido de nada Professor. Teve sim seus processos anulados. Aliás depois de ser condenado por 9 juízes. Foi "descondenado", algo vergonhoso.

  4. Simples: a maioria dos brasileiros é medrosa, covarde, fisiológica diante dos poderosos. Adora autocracia para terceirizar problemas e culpas. Assim, oportunisticamente, aparecem os macunaímas; "mitos". Na verdade é um país de filhotes bastardos dos europeus. Em síntese: latinoamericanos.

  5. Ambos são corruptos e ladrões do erário público. Dizer q Sócrates se livrou é falso. Ele continua acusado de roubo. Provavelmente a incógnita da equação seja quando é q ele vai entrar na cadeia. Tal como Lula, livrado das grades , mas não dá acusação

    1. Verdade... Aqui as instituições, sem nenhum constrangimento, estão a serviço da Cleptocracia...

  6. Primeiro, brasileiro ADORA corruptos. De Adhemar "Rouba Mas Faz" de Barros a Paulo Salim Maluf, os corruptos sempre foram eleitos e reeleitos. Em segundo lugar, Lula foi eleito porque seu adversário era o Bolsonaro. Aliás, se soubesse ficar com a boca fechada o capetão teria sido reeleito com um pé nas costas.

    1. É a herança maldita deixada por Bozo. Para seus eleitores verem como o Capetão não valia nem um Luladron.

  7. "Em nosso país, a vulgaridade é um título e a mediocridade um brasão" Machado de Assis (1860) No Brasil graça a "Moral Macunaima" que elege bandidos, torna escoria em celebridades BBB e considera figuras como MC Pipokinha (Rainha da Putaria) "Cultura"...

  8. Que asco despertam esses 2 cínicos marginais, que há muito deveriam estar depositados no lixo da História em ambos os países.

Mais notícias
Assine agora
TOPO