Adriano Machado/Crusoé

Diretor do Inpe será exonerado

02.08.19 12:30

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ricardo Galvão, será exonerado do cargo. A decisão foi tomada depois de uma reunião de duas horas de Galvão com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, na manhã desta sexta-feira, 2.

A exoneração foi decidida depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar ontem que poderia demitir Galvão, na entrevista coletiva em que, com três ministros (foto), contestou os dados sobre desmatamento na Amazônia apurados pelo instituto.

Bolsonaro questiona as informações divulgadas pelo Inpe desde um café da manhã com jornalistas em 19 de julho, e Galvão vem defendendo o instituto com críticas ao presidente.

“Naturalmente, o embate que eu tive com o presidente tornou impossível para ele (Pontes) me manter no cargo”, disse Galvão, depois do encontro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vai para casa Galvão... Você como todos os assessores do nosso presidente estão nos seus cargos para auxiliá-lo a governar o país e não para constrangê-lo, dando informações à imprensa maldita sem dar primeiro conhecimento ao seu chefe maior.

    1. A informação estava incorreta ou apenas não agradou?

  2. Com esta, Bolsonaro se queimou mundialmente e também com os cientistas sérios do Brasil. Não adianta mandar o ministro do meio ambiente para o exterior se explicar. Ele não convence ninguém. Todo mundo sabe que ele é ficha-suja e está a serviço dos grileiros de terra, os únicos beneficiados pelas ações recentes do governo. Pessoal, o Brasil está sujo no mundo todo. Viramos novamente párias mundiais. Ninguém sério quer investir no país. Só restará o dinheiro dos eapeculadores. Triste!

  3. Além disso, ele deixou o Coaf sair do Moro e, agora, irá trocar a direção dele. Lembram-se da promessa de campanha quanto ao combate à corrupção, pergunto... Em 6 meses evaporou-se, além de todas as demais promessas (só restaram as besteiras). Alguém aqui já comentou um dia: Bolsonaro = Centrão. Eu endosso.

    1. Entregamos o leme do navio Brasil nas mãos de um "capitão" incompetente, e que adora navegar entre os recifes, mostrando seu machismo amadorístico e não republicano.

  4. Nesse "barraco" do desmatamento da Amazonia, mais um desgaste que estourou na desajeitada e inconsequente administração do governo do capitão, o que interessa para a sociedade é se o Ministério do Meio Ambiente está organizado o suficiente para gerir os desafios de sua atribuição de acordo com as leis específicas vigentes. O ministro da respectiva pasta não transmite confiança, pois está sempre se defendendo e parecendo estar mal informado. Saia de Brasilia e vá conhecer o problema de perto.

  5. Que tragédia eu ter votado em um ser despreparado,rude e impulsivo! Não ouve ninguém! Até os militares de bom senso,ele afastou!

    1. E como fazer se a realidade não está como se espera? Informar corretamente é trair a confiança? Esse presidente é um tonto.

  6. A vulgaridade a serviço de uma causa. O risco de aparelhamento bolsonarista do INPE não é pequeno. Eu não duvidaria se, em 1 mês, o Boçalnaro informar que a floresta amazônica cresceu milhares de km2.

  7. O Estado foi eficientemente loteado pela ORCRIM. O governo tera muito trabalho para purgar a Administracao publica e os poderes Judiciario e Legislativo. Se comecar pelo Judiciario, expondo a terrivel e suja caixa preta, tera mais sucesso para com o Legislativo.

  8. Enfim, tomaram uma atitude. Só para lembrar, um daqueles "especialistas em meio ambiente" da GloboFakeNews, estava descendo a lenha no governo e dizendo que o país sofrerá um retrocesso com esta exoneração. Valha-me Deus!... Nota: Eu assisto isso daí, mais por dever de ofício, ofício este que não é fazer nada, só ouvir baboseiras.

    1. Certo. Acho que você está falando do André Trigueiro! Que logo sugeriu atos de censura quando o Gal Heleno Augusto defendeu que, para não prejudicar a reputação internacional de nosso país, teria que haver conferência prévia dos fatos, antes de sua divulgação. Como a Natuza Nery alardeia que assim que se faz nesta abominável emissora! Fica-se com a impressão que mérito jornalístico deixou de ser a divulgação de fatos, e sim, a divulgação de notícias que prejudiquem o governo, custe o que custa!

  9. Quando a notícia não é do agrado, o tirano manda matar o mensageiro. Boçalnaro está se revelando totalitário e não republicano. E cavando a própria cova política. Essas ações loucas não serão toleradas muito mais tempo.

    1. Concordo totalmente. E mais: é ridículo que um presidente fique anunciando aos quatro ventos que vai demitir um subordinado. Se acha que o cara não serve para a função, simplesmente o demite e pronto. Não precisa humilhá-lo através do noticiário.

    2. Você só estar de sacanagem; onde já se viu um subordinado não dar anuência da informação ao seu superior? Já sei, estava acostumado com a desordem.

    3. Nisso concordo. Nunca vi situação semelhante... então chama o sujeito, demite e anuncia o substituto, agora ficar dando informações de que o fulano tal "será demitido"!!??

    1. Vira o disco Sensato. Não existem as direções esquerda, direita e centro. A única direção que existe é a do cofre.

    2. Olha a língua esquerdista. O que você é na fila do pão pra criticar o presidente?

  10. Pra isso existe cargo em comissão e função de confiança: livre nomeação (sem concurso público) e livre exoneração (não precisa nem explicar o motivo, simplesmente demitir e pronto). Todos os governos em todas as esferas fazem isso. Não sei porque tanto ti-ti-ti.

    1. Nessa história a verdade morreu, sem chances de ressuscitar. E não interessa a ninguém pedir exumação. É muito possível que o posto venha a ser ocupado por uma vaquinha de presépio.

    2. Ditador nada. Tudo aparelhado esses órgãos. Fazendo a faxina em tudo estranha mesmo aos nossos olhos, já que achávamos que tudo estava correto. Somos manipulados constantemente. Dito isso, não quer dizer também que quem está no poder detém a verdade.

    1. verdade, kkkk. quer criticar o chefe publicamente, dá nisso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO