Adriano Machado/Crusoé

Gilmar retoma julgamento que pode anular última condenação da Lava Jato no STF

28.02.22 08:07

O ministro Gilmar Mendes (foto) devolveu para julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal o recurso no qual a defesa de Valdir Raupp pede a absolvição do ex-senador na ação penal em que ele foi condenado pelo próprio colegiado em 2020, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O caso do político do MDB de Rondônia foi o último envolvendo uma ação da Lava Jato que resultou em condenação no STF. Valdir Raupp foi condenado por 3 votos a 2 na Segunda Turma a sete anos e seis meses no regime semiaberto por ter recebido 500 mil reais de propina da empreiteira Queiroz Galvão, como doação eleitoral dissimulada, em 2010.

Agora, tudo pode mudar e o caso de Raupp tem grandes chances de engrossar a lista de sentenças da Lava Jato anuladas pelo Supremo.  Gilmar Mendes incluiu o recurso do ex-senador na sessão de julgamento virtual da Segunda Turma que ocorrerá entre os dias 11 e 18 de março.

Como mostrou Crusoé em dezembro, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o notório Kakay, entrou com embargos de declaração contra a condenação de Raupp, usando o velho argumento de que ele foi condenado com base em “meras declarações” de delatores.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, votou contra o recurso de Kakay no plenário virtual em dezembro, mas Gilmar Mendes pediu vista, suspendendo o julgamento que será retomado em março com uma composição bem diferente daquela que condenou Raupp na Segunda Turma em 2020.

O ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou, e a ministra Carmen Lúcia, que migrou para a Primeira Turma, votaram com Fachin pela condenação do ex-senador. Gilmar e Ricardo Lewandowski proferiram os dois votos contrários.

Agora, com a presença dos ministros Kassio Marques, que substituiu Celso de Mello, e André Mendonça, que assumiu a vaga de Carmen Lúcia na turma, o panorama é outro. Este será o primeiro teste do ministro “terrivelmente evangélico” indicado por Jair Bolsonaro em casos da Lava Jato na corte.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não da para entender. Difícil aceitar. Porquê a 2a Turma está livre para tomar essas decisões, e em alguns caso, até individualmente, se a característica , a função, de um Tribunal é tomar decisões colegiadas?Principalmente as mais complexas, as mais relevantes. Substituir decisões próprias do Tribunal Pleno por decisões de Turma ( com composição que permite prever todas as decisões que irá tomar) me parece autoritarismo, parcialidade, proteção aos criminosos e envergonha a Justiça nosso País

  2. Pelo mesmo princípio e jurisprudência criado com a soltura de um preso condenado em todas as instâncias (Lula). Sou a favor que soltem : Fernandinho BeiraMar e Marcola. Um para Governador do Rio o outro para senador por São Paulo. Kkkkkkk

  3. Quem tem Gilmar Mendes, não precisa de funestos e corruptos lideres mundiais, para destruir um nação, pois estamos bem servidos

  4. O ministro Gilmar Mendes é uma vergonha … ele trabalha contra a justiça… ele está no lado errado! Esses advogados sabem que ninguém é condenado somente com delações até eu que sou leiga sei que para ser aceita uma delação tem que ter provas ou caminhos robustos que possam ser comprovadas! Esse judiciário brasileiro é uma vergonha e esse advogado e esse ministro que falam tanto em suspeição do Moro são eles os suspeitos , um entra no congresso de bermuda o outro tem estreita relação com corruptos

  5. ...zinho asqueroso esse corvo maldito!!! E a senatalha que poderia nos livrar desse tipinho corrupto..... escandalosa e vergonhosamente quieto e cúmplice!!!!

    1. Esse psicopata atrasado e perverso para com o POVO BRASILEIRO e o BRASIL, esse vampiro, suga o erário pra fazer apenas o mal e o imoral!!!

  6. A democracia, a brasileira ao menos, é o pior regime político das galáxias. O povo e as próprias Instituições simplesmente não conseguem remover um, ou vários, sociopatas ou corruptos ou desavergonhados “ministros” da Justiça .

  7. Não haverá surpresas. Anulação da ação. Cada uma das decisões destes senhores aniquila a esperança do povo brasileiro. Sem justiça não há esperança nem futuro. Nossos filhos e netos deverão mudar de país por falta de perspectiva.

  8. O segundo maior bandido do Brasil (o primeiro é o Lula) no poder vitalício poderia render algo diferente para o Brasil? Claro que não! Gilmar, Bozo e familia, Lula e familia, Aras, Lira: Lixos dos lixos!!!!

  9. Todos os comentários revoltados com aa vergonhosas decisões desse Sapo e do STF. Até quando ficaremos nessa? Nunca iremos para as ruas? Aceitaremos tudo passivamente? Alguém que entenda, organize uma(s) manifestação!! Estão confiantes em nossa omissão! Somos muitos, apenas estamos espalhados.

    1. Já estou achando que deveríamos ir às ruas. Não por presidente, mas contra Aras e Gilmar Mendes. Só esses dois já basta para que a democracia seja instalada nas próximas eleições.

  10. É uma infelicidade que nosso pais tenha no STF um desclassificado como este; onze de cada dez suas manifestações são porcas na lei e na filosofia.

    1. Sem contar o prejuízo que esse pseudo garantismo da aos cofres públicos. Imagine o dispêndio com as investigações, incluindo gastos com pessoal dos três poderes… e o tempo desde a investigação até a condenação… STF. é uma fornalha pra se queimar dinheiro do brasileiro.

    2. Prezado Eduardo, é o tal do "garantismo". Esses caras são especialistas em encontrar falhas processuais nas leis. Foi assim que Marco Aurélio de Mello nos presenteou, antes de se aposentar, com a soltura de André do Rap, hoje o traficante internacional mais procurado do planeta. Esses merdas são os "Guardiães da Constituição"😱😱😱🤮🤮🤮. Tamo é lascados, em verde-e-amarelo, isso sim.😔

  11. Daqui a pouco, o fdp Gilmar Mende$ vai pedir ao supremo tribunal do fracasso para indenizar todos os condenado$ da Lava Jato por dano$ morai$.

  12. Todas as instituições brasileiras estão podres. Executivo, Legislativo e Judiciário, se fecham numa blindagem mútua. GM é um efeito dessa podridão, pois faz o que quer, quando quer e ninguém se contrapõe. Maduro e Putin, são os exemplos do que uma democracia de fachada, para onde a nossa caminha, pode fazer com a vida dos cidadãos. Tanto Lula, qto Bolsonaro, objetivam um governo autoritário, tendo aos pés uma justiça que proteja seus cupinchas do legislativo e do mercado. Basta! MORO 🇧🇷

  13. Muito triste para os brasileiros termos que engolir estas manobras de solta ladrao que ha muito vem sendo colocadas em pratica por estes sinistros. Agem como donos do Brasil em conluio com os demais poderes constituidos formando uma casta dominante impondo a 210 milhoes de brasileiros que pagamos este puteiro, ficarmos refens e constrangidos com toda sorte de humilhacao. Ate quando, pergunto. QUEREMOS NOSSO BRASIL DE VOLTA, CUSTE O QUE CUSTAR. Nao podemos compactuar com tudo isso.

  14. Esses senhores, respeitosamente cheiram o excremento da ignomínia! Até quando teremos de suportar essas fezes do Judiciário? Estou me referindo a Gilmar Mendes, Lewandowski, agora o capanho Kassio Nunes?

    1. Enquanto estivermos divididos entre vermelhões e “falsos” verde-amarelos, seremos massa de manobra dessas criaturas abjetas do sistema. Tenho esperança de ver um Brasil verdadeiramente verde-amarelo (não bozista), unido e forte, sem corruptos e com justiça verdadeira. Sou utópico sonhador!!!

    2. O que se espera é qualquer coisa.... menos justiça......

    3. Realmente estes ministros é o pior que existe na justiça brasileira. Cancelar as decisões da lava-jato que foram homologadas pelos tribunais suoeriores, é um tapa na cara dos brasileiros.

    4. até sempre o Brasil virou lixo somos hoje una nação dividida sem rumo presa fácil destes criminosos.

  15. Gilmar Mendes e sua trajetória de pior Juíz da história do STF. Probe País que tem gente assim, ocupando cargos que jamais deveriam ocupar.

  16. O cenário já está posto: atrás das cortinas o péssimo ator João Plenário, mais como conhecido como Beiçola, encena sua ópera bufa. Se encontrou antes como o interessado Kakai em Portugal e combinou a finalização da impunidade. Vai alegar o de sempre, que não as provas são insuficientes pra condenação, e que assim como outros casos da Lava Jato, merece "isenção" de punição. Até quando vamos aguentar essa desfaçatez do suposto juiz do STF? Teatro mambembe outra vez.

    1. Só aqui mesmo. Devolve td cara. Inclusive os 51 milhoes do ap do jedel e mãe...e tem mais..dos demais. Estão querendo provar no supremo que vale a pena ser safado...E que desperdício de dinheiro com pagamento do judiciário que julga, condena e anula.

  17. O resultado a gente já sabe. Nem precisariam se aproveitar do carnaval, que é quando ninguém nesse país se dá conta de nada. Essa segunda tchurma do STF está perdendo a imaginação.

    1. Então penso que podemos ser criminosos, depende do dinheiro que temos…

    1. Perfeito Helena enquanto mantivermos essa passividade seremos engolidos por esses bandidos!!!

  18. Sinceramente não entendo porque tanta polêmica, com relação ao resultado desse julgamento e os demais , realizados pelo STF. Alguém de bom censo leva a sério esse Judiciário Brasileiro ? Kkkkkk

  19. Gilmar Mendes, o pterodáctilo vergonha nacional! Fosse o Brasil um país decente, esse boçal já estaria impichado e até preso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO