Divulgação

Guerra causou ‘confusão cognitiva’ no bolsonarismo, diz analista político

06.03.22 15:01

A postura do presidente Jair Bolsonaro diante da invasão da Ucrânia pela Rússia reflete a “confusão cognitiva” que a guerra no leste europeu causou na base bolsonarista, que já defendeu a “ucranização” do Brasil no auge dos atos antidemocráticos e hoje admira o autoritarismo de Vladimir Putin.

Essa é a síntese da análise feita pelo consultor de risco político Creomar de Souza (foto), professor e mestre em Relações Internacionais. Souza tem se dedicado a compreender o comportamento de Bolsonaro, que adotou a falsa retórica da “neutralidade” desde a eclosão da guerra.

“Não dá para interpretar as falas do presidente sem considerar o que o eleitorado de Bolsonaro representa na sua lógica discursiva. A política externa dele sempre foi muito personalista e partidária, voltada para gerar agregação e agitação de uma base de eleitores que Bolsonaro nunca perdeu. O discurso da neutralidade é uma tentativa de não desagradar nenhum dos seus grupos de apoio político”, resume o analista.

Souza lembra que muitos bolsonaristas que foram às ruas no ano passado protestar contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso tinham grupos da extrema-direita da Ucrânia anti-Rússia como exemplos de luta contra um regime opressor. Faixas exibidas no Sete de Setembro defendiam “ucranizar o Brasil”.

A atuação de grupos de ultradireita na Ucrânia foi usada por Vladimir Putin como um dos pretextos para a invasão. O líder russo tem dito ser necessário “desnazificar” o país vizinho. Só que após a derrota de Donald Trump nos Estados Unidos, uma parte da base ideológica bolsonarista passou a enxergar Moscou como referência na resistência ao chamado “globalismo”  segundo eles, líderes ocidentais, incluindo o presidente americano Joe Biden, impõem ao mundo pautas progressistas.

“O problema é que a forma como Putin invadiu a Ucrânia gerou muita confusão cognitiva. Agora, você tem um racha sobre como interpretar este fato no WhatsApp bolsonarista. A turma não está sabendo processar. No meio dessa confusão cognitiva, o presidente Bolsonaro não conseguiu encontrar uma bússola que desse a ele uma posição exata”, analisa Creomar de Souza.

Ele diz que, por mais que haja pressão diplomática das maiores democracias ocidentais, o que fez com que o Brasil votasse contra a Rússia no Conselho de Segurança da ONU, no cenário doméstico a lógica eleitoral ainda não permite a Bolsonaro assumir publicamente o seu lado na guerra. “Como isso não está claramente interpretado dentro das bases bolsonaristas, o presidente não pode claramente dizer ‘nós estamos com Putin'”, conclui.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. quando não existem argumentos sérios os tais "mestres" inventam termos idiotas para manipular tolos e na verdade o que este sujeito quer é que o Brasil entre numa guerra onde todos perderão haja o que houver ... se estes são nossos doutores imaginem os analfas e ignorantes de pai fie e spritu sanctus.

  2. Realmente o gado está surtado em claro processo esquizofrênico. Não sabem se saem às ruas de camisa vermelha ou do Brasil, se fazem o sinal da "arminha" ou do "Lula livre"...rs.. Patéticos e desprezíveis, se sujeitam as mais loucas trapalhadas para defender o seu político corrupto de estimação.

  3. Israel é talvez o único Estado com condições de assumir as credenciais de neutralidade necessárias pra intermediar negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, pois tem uma comunidade judaica forte na Ucrânia, tem muitos ucranianos e russos judeus no seu país, tem uma boa relação com Putin na guerra da Síria, tem uma excelente relação com o governo dos EUA e não tem, ao contrário da China, uma aliança sem limites com a Rússia ou qualquer outra nação.

  4. Fico impressionado com a multiplicidade de conhecimento desse analistas de coisa nenhuma. É importante dizer que o psicopata é impossível de ser definido comportalmentalmente mesmo por gênios da psicoterapia. Bolsonaro é um deles. Egocêntrico, mitômano, esquisito, desumano;pois egocêntrico. Pela esquisitice atrai esquisitos e, se sociável (ele o é) atrai, com muita habilidade iguais esquisitos, com dna de fanáticos. Dentro de pouco tempo torna-se uma seita com componentes enganados com missão de

    1. Osnyco Falido Penyco, compreendo o teu desespero. Você é um grande fracasso na vida. Falido, sem capacidade cognitiva e vivendo no bueiro, apoiar o bozogenocidismo foi a sua única saída. Entretanto, não teremos pena de você. A sua cela já está devidamente arrumada. Você será a novinha da patota do PCC! Você adorará!

    2. kkkk!! ... O PAULO JOSÉ PALHAÇO BOZO tá fudido. Em outubro vindouro, vai perder o "bico" aqui nos ANTAS por incompetência e déficit cognitiva. _ Também néh! __ Com todos os neurônios cauterizados, sem saber até hoje quem é John Galt, tá ferrado e eu nem ligo. Não vai ganhar nem pro fumo. IDIOTA!

    3. Márcio, você está certo. Quanto ao Osnyco Falido Penyco, deixa ele zurrar. A criatura está desesperada porque perderá a boquinha em breve. Pior, ela corre risco de ser presa por perversão e cumplicidade com genocídio.

    4. Filhotinho de MUAR já querendo zurrar., ... kkk! __ Calma PTralhinho, a tua doutrinação ainda está incompleta, está faltando cauterizar um último neurônio, depois disso, aí sim, podes te considerar o mais novo "idiota útil".

  5. CREOMAR DE SOUZA? _ Nunca ouvi falar e nem sei ao certo se essa "coisa" tem um cérebro ou algo do tipo que permita se manifestar. Este folheto dos ANTAS tá catando qualquer lixo pelo visto.

    1. Nyco, se não gostas da revistas, por que és assinante? Problemas com neurônios>

    2. Comentarista da CNN. Muito bom, por sinal.

    3. Osnyco Falido Penyco, a noivinha do Aristides de Florianópolis, geme de novo. Paulo, eu acho que ele está morrendo de paixão por você. Como sabemos, ele é apaixonado pelo Putin, mas como o Putin não dá bola para ele, ele terá que se contentar com um vermelhinho nacional. Vamos enviar um barbudinho do PSTU para ele. Somente assim a criatura doente e decrépita se acalmará!

    4. Oi Osny Tadeu Padilha dos Santos. Eu fui até aqui. Não vou me nivelar a vc. Ainda estou com a minha mão machucada. Não quero mais deixar aflorar a minha ira. Por isso estou tomando meus medicamentos corretamente. Só assim para minha mente conseguir conviver com indivíduos como vc, Lula, Bolsonaro, Celso Amorim...

    5. Paulo, o pessoal de Florianópolis já disse que o Osnyco Falido Penyco era chamado de noivinha do Aristides lá também. Ele também tem uma longa ficha corrida…Por isso você hoje de migalhas que os donos dele jogam no chão!

    6. Só tens isso a contrapor, PTralha criminoso? __ Me fale mais dos teus "irmãos ucranianos" e por quê tu os abandonou no campo de batalha, seu vagabundo? __ Ah! me fale mais do teu novo candidato, o Gentili e o Huck Nasal em detrimento do Iscariotes, o quê houve? ... Qual foi o erro? __ por quê trair o Iscariotes? _ Seria por causa do teu amiguinho Do Val? ... Acertei? ... fala ái, corno amarelão fdp.

    7. Oi Osny Tadeu Padilha dos Santos. Já sabemos que os bolsonaristas são homofóbicos. No caso do Bolsonaro, talvez Freud teria a explicação, já que ele gosta de homens com poder, externado na sua submissão ao Trump, e agora ao Putin.

    8. Sim! _ porque tu usas esse teu "oi" de forma tão efeminada? __ Não gosto de viado, será que precisa desenhar?

    9. Oi Osny Tadeu Padilha dos Santos. Vou te explicar: Enquanto o ser humano consegue avaliar os prós e contras de uma situação, o RATO, guiado por dois ciclos de feedback conflitantes, vai para a frente e para trás. Seria como o provérbio do BURRO, que morre de fome porque foi colocado entre dois montes de feno. Mais alguma dúvida?

  6. Kkkkkkkkk. Este consultor está errado. Qual a razão? Não pode haver confusão cognitiva em criaturas que não possuem capacidade cognitiva alguma.

    1. 2.2 - Enfrentar a maior potência nuclear, é para os fortes. EU MORRERIA PELA CAUSA DA UCRÂNIA.

    2. 1.2 - Oi Osny Tadeu Padilha dos Santos. O próximo, ou a próxima Presidente do Brasil, tem que ser alguém com a capacidade de empatia e compaixão, sentimentos que faltam ao atual mandatário. Huck e Tebet ou Tebet e Huck. Zelensky virou um símbolo mundial de coragem na luta pela liberdade. O ex-comediante foi colocado diante do dilema: lutar ou fugir. Ele escolheu lutar, pois tem empatia e compaixão pelo seu povo, e isso despertou uma coragem contagiante.

    3. Paulo, creio que qualquer pessoa de bom senso ganhará do bozolulismo. Qual a razão? Quando a campanha começar basta mostrar a roubalheira e o genocídio que esta ideologia causou. As pessoas se recordarão e o Bozolulismo será erradicado para sempre. Simples assim. Só delinquentes desajustados, tal como o Osnyco Penyco, zurrarão apoio aos comunistas KGB!

    4. Agora o PAULO JOSÉ PALHAÇO BOZO cagou no pau, _ kkkk! ... Aquele jargãozinho fraco, "Moro presidente" pós Do Val, pelo jeito já foi prás picas, ... kkkk! __ Agora o PTralha criminoso infiltrado, vai de "Gentili presidente" ou "Huck Nasal presidente". PTralha criminoso covarde, deveria estar lutando ombro a ombro ao lado dos seus irmãos ucranianos, mas se acovardou, ... vagabundo! __ Ah! ... ainda dá tempo de atender a convocatória do PR., Zelensky., _ Vamos lá, coragem fdp.

    5. Caro Jose. Tive um insight, que muito provavelmente outros tiveram. Apesar de não querer ocupar a minha mente com a eleição de outubro, me ocorreu que no atual cenário, Luciano Huck ou Danilo Gentili, poderiam se tornar candidatos mais competitivos para romper a polarização LulaxBolsonaro, dos que os atuais nomes da 3a via. O que vc acha?

Mais notícias
Assine agora
TOPO