Reprodução

Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia em 1ª vitória da esquerda no país

19.06.22 19:43

Com mais de 99% das urnas apuradas, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro (foto), de esquerda, aparece como o vencedor da eleição para presidente da Colômbia, com 50,47% dos votos. O empresário de direita Rodolfo Hernández obteve 47,27% dos votos.

Com a esperada confirmação do resultado, esta será a primeira vez que a esquerda governará o país. Até então, a violência propagada por grupos terroristas, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc, e o Exercito de Libertação Nacional, o ELN, ambos com ideologias marxistas, afugentaram os eleitores da esquerda. O fracasso da ditadura venezuelana, governada por Hugo Chávez e por Nicolás Maduro, também fez com que muitos colombianos se aproximassem da direita, principalmente do ex-presidente Álvaro Uribe e de seu partido.

Mais recentemente, essa rejeição se arrefeceu com o tratado de paz, que levou à desmobilização das Farc. No ano passado, protestos contra o governo e a inflação provocada pela pandemia e pela invasão russa da Ucrânia elevaram a reprovação ao presidente Iván Duque, um seguidor de Uribe, e aos partidos tradicionais.

Petro propõe realizar uma reforma agrária, taxar as grandes fortunas, desestimular a exploração de petróleo, negociar com o ELN, reformar a polícia, ampliar gastos sociais, acabar com o serviço militar obrigatório e retomar relações diplomáticas com a Venezuela.

No primeiro turno, o pré-candidato Lula pediu aos colombianos que votassem em Petro: “Nós que lutamos para derrubar um governo fascista no Brasil, pedimos ao povo da Colômbia e a todos que defendem a democracia, que no próximo domingo, votem no companheiro Gustavo Petro como presidente da Colômbia“.

Esta será a quinta vitória da esquerda na América Latina desde o início da pandemia, em janeiro de 2020. A esquerda foi vitoriosa na Bolívia, no Peru, no Chile e em Honduras. A direita só ganhou no Equador e na Costa Rica.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Afinal, quando vocês vão acabar com este "learn more" intrometendo-se o tempo todo em nosso noticioso? Que saco!

    1. Relaxe meu caro NÓS somos eles amanhã e todos de quatro veremos a América LaTINDO ... metra questão de data.

  2. A diferença no Brasil é que o candidato que representa a esquerda, o ex-presidiário, que até comemorou a vitória do colombiano, NÃO PODE usar a bandeira do COMBATE À CORRUPÇÃO, como fez o esquerdista da Colômbia. VIVA A LAVA JATO!

    1. Como não pode? Já foi descondenado pela corte solta ladrão logo o papa comuna vai canonizá-lo e tá resolvido ... vamos sair do lixo para a merda uma evolução sim.

    1. Como sempre fazendo o povo comer "libreta" mas a eleição foi de forma institucional e democrática afinal democracia é o regime onde idiotas tem todo direito de escolher quem vai lhe cortar pescoço ... somos eles amanhã? muito provavelmente.

  3. Essa é a força do narcotráfico na Colômbia, a maioria dos campesinos e favelados tiveram que votar no esquerdopata Petro sob o risco de pena de morte. Claro que o PCC, CV e demais agremiações criminosas brasileira se unirão em consórcio para irrigar $$$$$$$ de forma generosa a politicalha da esquerda para eleger o molusco.

  4. Mais um esquerdopata no poder, triste Colombia, agora vai pro fundo do poço, quem viver verá. Pra merd@ ficar completa só falta o brasileiro eleger outro esquerdopata.

Mais notícias
Assine agora
TOPO