Marcelo D. Sants/FramePhoto/FolhapressA Justiça ordenou que a OAS devolva para Lula o que Marisa pagou à Bancoop

Lewandowski proíbe uso de delação da Odebrecht no caso do Instituto Lula

28.06.21 16:58

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta segunda-feira, 28, proibir o uso de provas apresentadas pela Odebrecht em seu acordo de leniência na ação movida pela Lava Jato contra o ex-presidente Lula (foto) por suposta propina da empreiteira por meio do terreno que abrigaria a sede do instituto fundado pelo petista em São Paulo.

A ação envolvendo o Instituto Lula foi remetida à Justiça Federal de Brasília na semana passada, junto com o processo do sítio de Atibaia, por decisão do ministro Gilmar Mendes. Na ocasião, o ministro estendeu a esses dois casos os efeitos aplicados ao processo do tríplex do Guarujá depois que o plenário do STF concluiu o julgamento que decidiu pela parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no primeiro caso que levou à condenação e depois à prisão do ex-presidente.

Nos três processos, o Supremo já anulou todas as decisões proferidas por Moro, incluindo as condenações no caso do tríplex e do sítio, e os remeteu para a primeira instância da Justiça Federal de Brasília, onde ele voltam a tramitar da estaca zero, o que deve levar à prescrição dos crimes apontados pela Lava Jato.

Após as sucessivas vitórias no Supremo, a defesa de Lula entrou com novo pedido ao ministro Ricardo Lewandowski solicitando o trancamento das ações penais contra o petista ou a declaração de imprestabilidade das provas obtidas na delação da Odebrecht, com o argumento de que elas foram acolhidas por Moro e o acesso integral aos documentos pelos advogados foi cerceado.

Na decisão desta sexta-feira, Lewandowski destacou que o pedido de Lula foi feito nos autos relacionados a uma reclamação envolvendo apenas o caso do Instituto Lula e decidiu por “declarar a imprestabilidade” dos elementos de prova obtidos pela força-tarefa da Lava Jato contra Lula por meio do acordo de leniência celebrado com a Odebrecht.

Entre as principais provas juntadas no processo estão o depoimento de Marcelo Odebrecht delatando que o pagamento pelo terreno que abrigaria a sede do Instituto Lula, avaliado em 12 milhões de reais, por meio da conta de propina do PT, além de e-mails internos da empreiteira sobre as tratativas dos executivos envolvendo a obra que acabou não saindo do papel.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O q mais precisa acontecer para o Senado através de seu presidente aceite levar a plenário a possibilidade de impeachment de 4 a 5 ministros desse stf que está aí ???.

  2. Que esperar, todos sabem com antecedência as sentenças de certos ministros do STF. GM, Kassio e Lewandoswski são sempre a favor dos corruptos. Pobres brasileiros que pagam a conta, podre STF que perde a dignidade.

    1. Lendo uma matéria como esta e muitas outras que sao publicadas nesta revista é realmente revoltante. Na existe mais leis neste país que possa punir os poderosos e se existe nao sao aplicadas pelos integrantes no STF. É uma pena que por aqui não existe um braço atuante da AL QAEDA. Mediante tanta injustiça que se comete contra o povo brasileiro sou um potencial candidato a me vestir de um homem bomba para explodir aquela espelunca no dia em que todos eles estivessem reunidos.

  3. Só falta agora a homologação via STF - Suprema Tragédia Federal da candidatura do ex-presidiário à Presidência da República. Esse poder fica à disposição do Lularápio vinte e horas por dia e tudo que ele pleiteia, consegue. No entanto, o apelido Lewan será sempre lembrado por todos nós e foi pronunciado por Marcelo Odebrecht numa referência pouco republicana a um ministro do Supremo. Lewan, essas coisas ninguém consegue apagar dos anais da história política brasileira.

  4. Para lewandowski o produto de roubo da vaza jato serviu como prova para prejudicar Moro e as provas fornecidas pela odebrecht, produto de acordo de leniência, são imprestáveis em processo que envolve um ladrão. Sentenças à la carte.

  5. Um sujeito que tinha um relacionamento íntimo com o corrupto, indicado ao supremo por pressão da dona Marisa, deveria se declarar impedido de fazer qualquer julgamento que envolvesse seu amigo íntimo do qual foi churrasqueiro nas reuniões familiares.

    1. É a corda estiiiiica e covardes se encolhem nas trincheiras da omissão.

  6. O que eu realmente gostaria que acontecesse era que os celulares do Lewandowski, do Gilmar Mendes e o do Toffoli fossem invadidos por Hackers. E também de Renan Calheiros ( não foi ele que disse que os Hackers deveriam ser condecorados por ter invadido o celular do Moro e dos procuradores ? ) Eu iria. soltar fogos de artifício quando isto acontecer. Mas os Hackers só trabalham por muito dinheiro e eu não tenho que pena ! Mas tenho certeza que ganharam muito dinheiro pra invadir o cel do Moro.

    1. Não seja fingido Zezinho diarreia,essa é a sua turma,crie coragem e saia do armário seu boçal….

  7. Cadê o Senado que não toma nenhuma providência contra os descalabros do STF? Quando penso no compromisso com o país de crápulas como Renan, Aziz, Otto Alencar,Rodrigo Pacheco, Alcolumbre, etc, etc, reconheço que com este Senado, este estado de calamidade não mudará.

  8. Às atitudes do MECANISMO, jesus que virou deus pela santíssima trindade: executivo, legislativo e judiciário, não geram mais nenhuma surpresa. Lewandowski, GM, Toffoli, Carmem Lúcia, Kassio, são como cotas de corruptos. O Lula tem a sua cota no STF. O PSDB a sua. Temer tem. Bolsonaro agora tem a sua. JAMAIS SEREMOS UM PAÍS DECENTE, COM UM STF INDECENTE. Acho que depois que o Bolsonaro cair, a próxima meta, será derrubar às frutas podres da Suprema Corte, nem que seja a chutes e pontapés.

  9. Esse ministro tem tanta mas tanta inteligência, que a única resposta que tenho para ele é o silêncio. Contra o poder supremo não há alternativa , contra a dívida que tem que ser paga não há argumentos e contra os escândalos constitucionais hoje não há o que fazer ; mas o senado tem como recolocar as coisas no lugar , ou também há o silêncio nas ações?

  10. QUANDO MINISTROS VÃO SER CONCURSADOS ? E agora mais uma EXCRECENCIA terrivelmente evangélica ,vai ser nomeada com apoio de MALAFAIA e das minas de GRAFENO .E O SENADO COMO VAI REAGIR ??

    1. Aqui no Brasil a preferência é pelos Bandidos no Poder. Quanto mais Bandido mais reina. Imaginem depois de tudo que o Lula nós aprontou roubou até não querer mais descaradamente. E ainda com tantos fãs fanáticos. E é perigoso ser eleito ainda. Só de pensar dá arrepios. Meu Deus aonde vamos parar ?

  11. É impressionante o que está acontecendo no Brasil. Uma nação moralmente destroçada por uma elite nefasta cuja ventura única consiste na busca de enriquecimento próprio a qualquer custo. Esse conluio maldito entre membros do Executivo, Legislativo e Judiciário já configurou um futuro sombrio e mediocre para 47,8 milhões de jovens na faixa etário de 15 e 29 anos como assinala o ATLAS DAS JUVENTUDES. O simles fato de citar alguns nomes de juízes do STF já causa em mim uma náusea insuportável!

  12. EM QUE PAÍS ESTAMOS VIVENDO ! A QUEM APELAR ? ABSOLVER UM ELEMENTO QUE PASSOU À MÃO NO DINHEIRO PÚBLICO PARA CANDIDATAR-SE NOVAMENTE, SÓ MESMO NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO. ACORDA POVO ENQUANTO É TEMPO.

  13. O STF é uma vergonha, o bandido Lula condenado em 2 processos e por 3 Instâncias é tratado pela maioria de seus chamados "ministros" de Vossa Excelência enquanto o Juiz, Dr. Sérgio Moro que fez justiça e o condenou, como fez com os maiores bandidos de colarinho branco, como "suspeito" . É a completa inversão de valores. Este STF não é apenas suspeito.

  14. Essas ações só fazem confirmar a suposição de que a única esperança daqueles beneficiados pelos governos de esquerda (e centro-esquerda, para deixar claro) e seus simpatizantes, pagos ou não, é a volta do ladrão cara de pau mais famoso do mundo para disputar com o atual presidente. E talvez ele ganhe, e é aí que vou querer ver a cara de tacho de todos os que estão satisfeitos com tudo isso. Eles virão como gafanhotos.

    1. Serginho o boçal, pago pelos corruptos para defender o indefensável, vai ser idiota e burro assim com seus amigos lulistas….

    2. ANNA, anna. A INSTRUÍDA. É MELHOR UM LADRÃO DO QUE UM GENOCIDA MILICIANO & sua milícia familiar.

  15. Ministro para lá de suspeito, para dizer o mínimo, juntamente com outro ministro para lá de suspeito, Gilmar Mendes. Põe na conta da segunda alma mais honesta do pais: Bolsonaro! A primeira alma eh do Luladrao, claro!

  16. Mais um absurdo proporcionado por esse minúsculo stf. Como pode esses togados nao se sentirem impedidos de cantar ou tomar decisões em própria causa e do próprio lularapio que os colocou no stf. Quando alguém vai dar um basta nisso? Quem realmente protege a população brasileira e a nossa constituição. 2022 vamos tentar de novo.

  17. Eu não lembro de qualquer processo contra Lula que Lewandowisk tenta votado contra o réu. isso é parcial, ou imparcial? Aliás, não foi o próprio Lula que conduziu o ministro ao Supremo? Eu lembro de seus embates com Joaquim Barbosa, e ele sempre a favor dos petistas. E o caso da Dilma que manteve seus direitos políticos. É parcial, ou imparcial?

    1. Esses togados vergonhosos são parciais na maior cara de pau. Esse ate rasgou a constituição para salvar os direitos politicos da anta, ainda bem que o povo mineiro dispensou ela.

  18. Falta o Brasil devolver o dinheiro que cobrou das empresas envolvidas em corrupção e indenizar o ex presidente Lula pelo tempo que passou injustamente na prisão. Por favor turma do STF, fazer as coisas pela metade pega mal, o povo vai achar que vocês não sabem fazer justiça!

  19. Imprestabilidade é o que esses ditos "supremos" determinam. Não passam de meros peões dos políticos corruptos. Lixo puro!!

  20. Já cancelei essa porra dê assinatura Bando de desordeiros Mainarde vendido ! Fala que contra o PT mas fica chupando a bola do liliputiano Vcs vão contra o Brasil em todas Essa revista tem tempo contado pra encerrar

    1. Marcos, ser contra o genocida não é ser a favor do mais honesto!

  21. Estou estupefato ao ver como o movimento anti-corrupção no Brasil está virando pó sem o menor constrangimento. É inacreditável.

  22. Realmente o STF está irremediavelmente comprometido com o luladrão. As provas ora proibidas de uso foram as mesmas utilizadas pela Corte para anular as condenações. Agora não podem ser usadas por se tratar de prova roubadas e "frutos de árvore podre" . Pode tamanha parcialidade????? Que vergonha.

    1. Onde existe comprovadamente o crime, eles dão um jeitinho de anular, proibir o uso de provas. Onde o crime não existe, eles viram um bando de Carcarás, tentando provar que existe. Não podemos ser ingênuos e acreditar nessa corja.

Mais notícias
Assine agora
TOPO