Reprodução

O Foro de São Paulo na transição de Lula

16.11.22 15:44

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta, 16, a composição dos grupos de trabalho que participarão da transição para o governo de Lula.

No grupo de relações exteriores está Monica Valente (foto), secretária-executiva do Foro de São Paulo. A organização foi criada por Lula e pelo ditador cubano Fidel Castro, em 1991, para buscar um novo caminho para a esquerda após a queda do Muro de Berlim. Desde então, o Foro tem acolhido e apoiado grupos paramilitares e ditadores da região.

Monica esteve no encontro do Foro realizado em Caracas, em 2019, onde defendeu a revolução bolivariana de Hugo Chávez e Nicolás Maduro. Após visitar uma exposição de artesanato, ela falou: “É muito importante que nós, que somos de outros países, a vejamos, tiremos fotos e gravemos vídeos para, quando voltarmos aos nossos países, possamos mostrar como é a luta, a força e as conquistas do povo venezuelano e do governo da revolução bolivariana da Venezuela“.

Quem também integra o grupo de trabalho de relações exteriores é Romênio Pereira, o secretário de relações internacionais do PT. Pereira foi quem escreveu a carta do PT parabenizando o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e sua esposa e vice, Rosario Murillo, pela vitória na eleição de 2021.

O pleito ocorreu após a prisão de sete candidatos opositores. Apesar disso, a carta de Pereira chamava a eleição de uma “manifestação popular e democrática deste país irmão“. O PT apagou a nota dias depois, com medo de que isso pudesse afetar Lula na campanha à Presidência.=

Na segunda, 14, também apareceu nas listas de Alckmin o deputado federal Paulo Pimenta, que fará parte do grupo de trabalho de infraestrutura.

Pimenta estava entre os petistas que entraram na Embaixada da Venezuela em Brasília, em 2019, para expulsar os funcionários do presidente venezuelano Juan Guaidó, reconhecido pelo governo brasileiro. No último domingo, 16, ele participou de um ato dentro da embaixada em que elogiou a resistência e o ditador Nicolás Maduro.

Quando o PT fala em frente ampla, o partido não quer dizer que está abrindo mão de seus elementos mais radicais. O que ocorre, isso sim, é uma tentativa de escondê-los entre políticos mais moderados de outros partidos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que Alckmin será o gestor do puteiro, enquanto Lula vai viajar e fazer os seus maravilhosos discursos pelo mundo, brincando de "paciência" com a Bolsa. Ele gosta de arrotar para vê-la derreter e o dólar pipocar, só pra dar risada. Vamos aguardar a realidade bater à porta do "Chefe". Seus eleitores verão no mau caráter emcque votaram. Não haverá lua-de-mel. Direto para a caldeira mais funda do Inferno.👹

  2. "Governo" de transição, com 300 escolhidos entre a "nata do que há de melhor" na esquerda. Ainda falta o João Pedro Stédile, José Rainha, Fernandinho Beira Mar e Marcola como conselheiros da Justiça. Também as FARC serão chamadas para opinar. Viva la Revolución Bolivariana no Brasil.⚰⚰⚰👹👹👹

    1. Não podemos esquecer o PSTU, claro.😍👍🏻🇧🇷

  3. Isso enoja a política brasileira, defender ditadores que deixam seu povo na miséria como é o caso do Maduro, é o fim da picada.

  4. O que surpreende e decepciona é Alckmin indicar membros do Foro de São Paulo para compor o processo de transição. Organização que tanto criticou

  5. Quem não conhece o PT? Será isso interessante para o nosso país aniquilado o Foro de São Paulo? Queremos nossos impostos suados para nossa crianças abandonadas

  6. 2026 vou votar no tiririca... estaremos Absolutamente alinhados. vai ser um palhaço fazendo palhaçada para 220 milhoes de palhaços.

    1. Primeiro que vc já vota no Tiririca, pelo menos ele está no terceiro mandato… segundo, me “inclua fora” das suas palhaçadas, votei no Bozo porque sou #antipt até a raiz dos cabelos do 🆒. Se bem que… sou contribuinte, pagos todos os impostos e recebo esta m€rda de país 🤔🤔🤔 De fato, eu sou um palhaço‼️

  7. "Cada povo tem o governo que merece". Por ação ou omissão, não há excessão a esta regra. O "menos pior" é responsável pelo que está acontecendo, pois errou muito (Covid, Moro, política externa, política ambiental, STF,etc). Parlamentarismo com candidaturas independentes de partidos, voto distrital, STF referendado pelo voto popular, etc, seria o rumo para a verdadeira democracia. Presidencialismo é subserviência, messianismo, ignorância; não é bom nem para os USA... pense nisso...

  8. a grande midia esquerda, como vc, ignora o descalabro que esta ocorrendo, então faça um "L" aiiiiii , saboreie sua picanha e entoe a Internacinal Socialista.

  9. Infelizmente o grande público não tem informações como está reportagem. parabéns pelo conteúdo e decência em informar o fato, sem ter o viés ideológico.

  10. Não é surpresa para ninguém. Nesse ponto não se pode acusar o PT de mentir, sempre deixou bem claro seu apoio a todo regime totalitário de esquerda na américa latina.

  11. É o Brasil seguindo as "democracias exemplares" da Venezuela e da Nicarágua idealizadas pelos radicais do Foro de São Paulo, especialmente os "gênios" Lula e Fidel. É a sina de um país onde a ignorância e o desapego ao trabalho assolam gde parcela da população.

  12. Vê o "Sopa de Chuchu" a frente desse "Saco de Gato" que é esse "GT da Transição" é hilário. Está ao lado de tanta gente medíocre, que vive com a cabeça no século passado é o mínimo do castigo que ele merece por ter aderido ao projeto de poder desse SUJEITO e de sua patota. Só espero que a mais Alta Corte do JUDICIÁRIO, que adora ser bajulada, não perca as rédeas pois é responsável por tudo que acontecer daqui pra frente, afinal "descondenou" um condenado em 3 instâncias...e deu no que deu.

    1. Não faça perguntas difíceis. É constrangedor para petistas responderem.

  13. Lula, se vc pretende, desta vez, aproveitar sua chance que Fernando Collor, Vc, Dilma e Bozo não aproveitaram, não se ligue ao Fôro de SP, nem aos bajuladores, Stédilles e Dirceus. Governe contratando gente íntegra, inteligente, formada nas melhores escolas, c experiência, competência e disposta a trabalhar duro p em 4 anos apresentar resultados q levem o Brasil ao 1º mundo! Esqueça a esquerda, Putin, Xi Jimping e aproxime-se dos países da Europa Ocidental, d América d Norte, Canadá, Índia,etc.

  14. Por todos os deuses... essas pragas imbecís, espertalhonas e perversas, um dos ""puxadinhos"" da petralhadralha, ainda vicejam????? 😖😖😖😖😖🤮🤮🤮🤮🤮

  15. Tudo programado e respaldado pelos trouxas de siempre. Os eleitores. O projeto do PT eh ocupar a lideranca esquerdista da América Latina ocupando a vaga deixada por Chaves. O AMLO do México tbem está se movimentando.

  16. Tudo voltou ao normal de sempre, com empáfia e na cara dura! Haja desfrute explícito de jatinhos e vantagens ilícitas obtidas junto a amigos tão enrolados… agora parou a encenação pré eleitoral.

  17. Com a ajuda da censura e da mídia tradicional, essa realidade foi ocultada do eleitor. Um projeto continental de poder que se pretende implantar por meio da astúcia e do engano.

    1. Só quem acreditou no Lulo moderado.

  18. Nauseante. Não vai terminar bem. Ontem princípios de invasão de propriedades tiveram início em MT. DEZENAS DE PROPRIETARIOS EXPULSARAM OS VÂNDALOS. LABORATORIO? MORTE CERTA. CONFLITOS SANGRENTOS E FIM DO PT.

    1. Suportar nada, Kedma! E deixar a responsabilidade nos políticos também não, Sr. Antonio. Esse foi o maior erro que cometimos os venezuelanos e olha onde chegamos. É a sociedade civil, organizada e movilizada, que precisa controlar e cobrar dos seus políticos o cumprimento das suas funções. É preciso criar uma consciencia política nas crianças e nos jovens, fazer com que participem na vida da sua comunidade. Só assim que eles darão valor e irão defender a democracia.

    2. Culpa o Bolsonaro que dando tiro no pé, dia após dia, conseguiu trazer de volta o Lula e o PT. Para nós, povão, só resta rezar para que os políticos, d um modo geral, ponham freio a qualquer tentativa de tornar vermelha nossa bandeira.

Mais notícias
Assine agora
TOPO