Ricardo StuckertPetistas em Cuba em 2016: na companhia de Daniel Ortega, Díaz-Canel, Maduro e Raúl

A mentira de Lula sobre o Foro de São Paulo não vai colar

18.10.22 08:41

Lula disse nesta segunda, 17, em uma reunião com religiosos, que ele articulou o Foro de São Paulo para convencer outros governos de esquerda a chegar ao poder pelo voto.

Eu fiz questão de chamar todo mundo aqui para dizer para os caras ‘oh, cara, a gente pode chegar pelo voto, a gente pode se organizar e acreditar no povo que a gente pode chegar pelo voto’. E obviamente que todo mundo chegou”, disse o petista.

Foi todo o contrário.

Para começar, Lula articulou o Foro de São Paulo em 1991 com o ditador cubano Fidel Castro, aquele que tomou o poder numa revolução armada e não largou o governo até ficar doente e inválido. Foi Fidel também quem mais se esforçou em espalhar ditaduras em outros países da América Latina.

O propósito do Foro de São Paulo foi tentar dar uma sobrevida para a esquerda após o fracasso do comunismo, com a queda do Muro de Berlim, em 1989. O segundo objetivo foi amparar o regime cubano, que perdeu o financiamento da União Soviética, em 1991.

Desde sua fundação, o Foro sempre apoiou ditaduras e contribuiu para que algumas surgissem na região, como a da Venezuela e a da Nicarágua. E Lula apoiou o venezuelano Hugo Chávez mesmo quando já era evidente seu instinto autoritário. A Bolívia não se tornou outra ditadura com Evo Morales por pouco, mas o cocaleiro quer voltar ao poder e tentar acabar de vez com as instituições democráticas bolivianas — com a ajuda do Foro de São Paulo.

O Foro também sempre apoiou ditaduras de esquerda em outras regiões do mundo, como a da China e do Vietnã, que são consideradas como modelos a serem seguidos. Chineses e vietnamitas sempre foram recebidos com festas nas reuniões do Foro, assim como integrantes de grupos armados, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc.

Basta entrar no site do Foro de São Paulo para constatar isso. A principal matéria da página traz o título: “O FSP saúda o 20º Congresso do Partido Comunista da China“.

Outra reportagem diz: “Saudações ao 43º Aniversário da Revolução Sandinista“. É um claro apoio ao ditador Daniel Ortega.

Se Lula realmente defende a democracia, deveria ter ojeriza ao Foro de São Paulo, em vez de defendê-lo ou tentar reinventar sua história.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Duda continua o melhor jornalista da imprensa brasileira para notícias e análises do estrangeiro. Sozinho já vale a assinatura.

  2. Pessoal, leiam a excelente reportagem do jurista Prof. Modesto Carvalhosa publicada na Crusoé de 23/09/22: "De uma cleptocracia de fato para uma cleptocracia de direito" Qualquer petista que ler a mesma, se não for débil mental/fanático, rasgará sua bandeira vermelha e sentirá vergonha de ser petista e certamente votará em Bolsonaro ou em branco/nulo!

  3. Parafraseando Romeu Zema: "Sou PTfóbica". Dos males o menor. Correr o risco de igualarmos a Venezuela, Cuba e respectivas companhias ?

  4. Ótimo. Fico doido quando vejo as pessoas defenderem Lula como se ele fosse a última esperança da democracia. Ou não entendem nada do que ele diz, ou, se entendem, gostam mesmo é de ditadura.

    1. Amigo Pasmo, realmente o povo brasileiro gosta de ditadura. Do contrário nao optaria por escolher dois proto-ditadores para se digladiar agora no segundo turno. As semelhanças são muitas e vão muito além do desejo insano de dominação e poder.

  5. Bolsonaro, com sua habitual sinceridade, nunca escondeu a sua simpatia por golpes militares e pelas vantagens de uma ditadura. Só que Lula e o PT também nunca ocultaram sua enorme admiração por ditaduras anacrônicas e altamente repressivas. Observe-se que os apoiadores de Lula, incluída a Rede Globo, fazem questão de "ignorar" esse fato. De qualquer forma, nestas eleições, o brasileiro terá que escolher entre dois simpatizantes de ditaduras. A Democracia sairá chamuscada nos dois casos.

  6. 1/2 Duda Teixeira, seu texto é de uma pobreza intelectual inacreditável. Vamos analisar a porcaria que você escreveu, pelo ponto de vista do brasileiro. Algo começa em 1991. Em 2002, numa eleição em que ninguém usou o tal Foro como ataque, Lula é eleito. 2006, Lula é reeleito. 2010, Dilma é eleita e reeleita em 2014, quando se ouve falar do tal Foro na campanha. 2016, a Dilma sofre o impeachment. 2018, o Lula é preso pelo cachorrinho do Bolsonaro.

    1. 2/2 Então Olavo de Carvalho e os bolsonaristas começam a martelar o tal Foro. Em 1999, BOLSONARO ELOGIOU O HUGO CHAVES. Duas perguntas para o imbecil Duda Teixeira. O que alterou na minha vida, diante da existência do tal Foro? Porra nenhuma. Se o Bolsonaro elogiou o Hugo Chaves em 1999, posso concluir que o BOLSONARO É UM ENTUSIASTA DO FORO? Essa você responde. Lula foi preso pelo cãozinho do Bolsonaro, respeitando a lei. Bolsonaro busca estar acima da lei. Por isso eu voto Lula 13.

  7. Queria ver o remorso dos “isentões nem-nem” e a choradeira arrependida com os estragos causados por uma virtual vitória do sapo ex-presidiário. Mas acho que não vai dar, assistirei a bandidagem esculhambando os pagadores de impostos sentado confortavelmente no sofá de casa em outra latitude… os burrões sabem que tal qual 2018, 2022 é uma eleição plebiscitária, ainda assim preferem se acovardar a votar no “menos pior”…eu quero mesmo é que o brasil SE LASQUE de vermelhinho.

  8. Fico sempre perplexo e revoltado quando vejo tanta gente colocar o Lula como um "defensor da Democracia". Ingenuamente ou não, o PT coloca claramente que seus modelos de regime são ditaduras de países altamente atrasados. Embora notoriamente mentiroso, o PT , misteriosamente, não esconde essa sua admiração. Vendo tanto apoio a um ditador enrustido, vê-se que farsa, a falta de raciocínio e até a ingenuidade, estão grandes demais nos tempos de hoje.

    1. O Brasil de povo ignorante se deixou dividir pelo ódio fermentado pela quadrilha comunazista por anos preparando a implantação de estado totalitário bolivariano ... idiotas suicidarão nas urnas e se entregarão à escravização como cubanos nicaraguenses, bolivianos, venezuelanos e chilenos? Ou se prestarão à humilhação por que passa o ex rico povo argentino liquidado pelos psicopatas peronistas? Se é isto que querem é só teclar no ladrão ...haja insanidade.

  9. Pelo voto nas urnas indevaddaveis do TSE e mas o que disse mesmo o Sinistro dr. VERBOSO que "eleição não se ganha se toma" algo tão cínico e violento que resultou na tutela do STF sobre o Estado e a curatela sobre uma nação ignorante e submissão AL de suicida ... mas se eleito o.ladráo se tentáculos serão freados pelo Senado.

  10. Era uma vez um projeto vermelho de poder totalitário que visava o controle e subserviência das massas pela divisão de classes, mentira e ódio pelo diferente. Também era uma vez um projeto verde e amarelo de poder totalitário que visava o controle e subserviência das massas pela disseminação do ódio, mentira e divisão de classes. Os extremos se tocam, se abraçam e se beijam, para delírio das massas fanáticas e lobotomizadas! E viva o bozolulismo! 👏👏👏

Mais notícias
Assine agora
TOPO