Adriano Machado/CrusoéComo de hábito, Gilmar convidou nomes proeminentes do Judiciário e também da política

Pedido de suspeição de Gilmar em ação que beneficiou advogados de Lula está parado no STF há cinco meses

09.02.21 11:45

Há exatos cinco meses, está parado no Supremo Tribunal Federal um pedido de suspeição do ministro Gilmar Mendes (foto) feito pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro no caso envolvendo a Operação E$quema S, que denunciou 26 advogados pelo suposto desvio de 151 milhões de reais do Sistema S, por meio de contratos com a Fecomércio fluminense. Entre os alvos da ação estavam Roberto Teixeira e Cristiano Zanin, advogados do ex-presidente Lula.

Mesmo com o pedido de impedimento de Gilmar feito no dia 9 de setembro, o ministro deu uma liminar no dia 3 de outubro suspendendo a ação penal, beneficiando os defensores do petista e outros advogados famosos, como Frederick Wassef, que defendeu a família do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Martins, filho do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e o ex-presidente da corte César Asfor Rocha e seu filho Caio Rocha.

Os procuradores do Rio apontam dois motivos principais que embasam a suspeição de Gilmar no caso, como revelou Crusoé em outubro. O primeiro deles é que Caio Rocha, réu na ação, é casado com uma sobrinha da mulher de Gilmar, a advogada Guiomar Feitosa, e fez transações financeiras e imobiliárias com o cunhado do ministro nos últimos anos.

O segundo argumento usado pela força-tarefa é o de que a Fecomércio do Rio patrocinou eventos organizados pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, o IDP, que tem Gilmar como sócio-fundador. Um deles, como mostrou Crusoé em 2018, ocorreu em 2015 no Rio de Janeiro e teve a participação do ex-presidente da entidade Orlando Diniz, hoje delator. Diniz foi preso pela Lava Jato em 2018 e solto quatro meses depois por uma decisão do ministro do STF.

O pedido de suspeição de Gilmar pela Lava Jato do Rio foi feito depois que o então ministro Napoleão Nunes Maia, do STJ, apresentou à corte uma reclamação alegando que os procuradores do Rio o estavam investigando sem autorização do Supremo — por ser ministro do STJ, ele tem prerrogativa de foro. A reclamação caiu com Gilmar, que é o ministro prevento para decidir sobre os processos da Lava Jato do Rio no Supremo.

Desde o dia 6 de outubro, o pedido de impedimento de Gilmar está concluso para decisão no gabinete do presidente do Supremo, Luiz Fux. A subprocuradora Lindôra Araújo, braço direito do procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou-se contra a suspeição de Gilmar e também contra a reclamação de Napoleão Nunes Maia. O ministro discordou do MPF no segundo ponto e suspendeu toda a ação penal.

Foi Gilmar quem pautou para esta terça-feira, 9, como presidente da Segunda Turma do STF, o julgamento que pode validar o acesso da defesa do ex-presidente Lula às mensagens roubadas dos procuradores da Lava Jato de Curitiba, que foi autorizado em dezembro por meio de liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Liderados por Cristiano Zanin, os advogados do petista pretendem usar as conversas hackeadas para anular as condenações de Lula na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba alegando a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que aparece trocando mensagens com os procuradores da força-tarefa paranaense.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O mais triste é, que nasa vai para a frente no STF quando Lula faz parte. STF é hj a fonte das maiores injustiças principalmente qdo favorece ladrões e corruptos como Lula e todos que i cercam. Deviam mudar de sigla para STP , supremo tribunal político.

  2. Emocoes maiores somente as de Roberto Carlos em suas cancoes, seria emocionante se nao fosse patetico ver o beicola descambar os beicos, chorando copiosamente e ate solucando, so se acalmou apos ingerir agua, naquela triste lembranca de exaltacao a defesa que Cristiano Zanin fez do Luladrao. INESQUECIVEL. Devia ser enviado a imagem ao mundo, como exemplo de choro contido.

  3. A pior composição da Suprema Tragédia Nacional dos últimos 20 anos, carimba tudo que o brasileiro pensa da Justiça - lentidão, impunidade, e principalmente bilindagem a serviço de politicos corruptos e de empresários. Não queremos fechamento dessa instituição, mas ninguém aguenta personagens como: Lewan (para os íntimos), Beiçola, o Lacto Purga, Tofinho (o reprovado em consursos para magistratura), e o Kássio - Kopia e Kola. Esses elementos tornam a Suprema Corte menor em todos os sentidos.

  4. Alguém acredita na honestidade de Gilmar ?? Ele e alguns escritórios de advogados, não resistiriam a uma investigação séria..

  5. É importante para o país ,que o assunto de extrema gravidade seja dado prosseguimento .Pelo envolvimento de advogados importantes no caso ,não pode haver dúvidas que a demora em dar prosseguimento ao processo , objetiva oferecer proteção aos acusados

  6. Qdo o assunto é suspeição desse cidadão não tem problema. Ele está acima de qq suspeita. Faz um lifting , vai ficar mais bunitim

  7. A respeito da matéria contida no último parágrafo, quanto à possibilidade de anulação da condenação de Lula, como ocorreu na “Castelo de Areia”, anulada pelo STJ por que a operação fora originada de denúncia anônima, revela odiosa exacerbação formal do sistema da “Civil Law” que jamais ocorreria perante a “Commow Law”. Como ensinou Carlos Maximiliano: “A pior forma de interpretar um texto legal é levá-lo à sua ineficácia”.

  8. Esse povo para de BRiGAR FAZER COISAS ANDAREM O BRASIL MAIOR QUE TODOS VÃO MORRER VÃO DEIXAR UMA MERDA PAÍS PARA DESCENTES!

  9. No STF temos o futebol de campo. 11 jogadores. Uma das regras no futebol de campo, é não valer gol quando ocorre impedimento. Também no mesmo STF, temos o futebol de salão. Nele pode fazer gol impedido. Não importa se o GM esta impedido, o seu gol vale no futebol de salão. Aliás, para ministros do STF, gol impedido também vale no futebol de campo. Para eles vale tudo.

  10. O Brasil seria outro se o STF também fosse outro. Imagine políticos condenados e presos, dinheiro recuperados, judiciário fazendo a verdadeira justiça, constituição sendo cumprida. É sonhar demais, né?

  11. Mas não é só. Certas matérias, principalmente as originadas de atos do Executivo e leis do Congresso deveriam sofrer limitação de competência em sede monocrática para prevalência do princípio da colegialidade, ou seja, somente seriam decididas pelo Plenário da Corte e não individualmente pelos Ministros(as).

  12. Tem que ir para cima desse homem, PAGO COM.NOSSO DINHEIRO, COMENDO LAGOSTA PAGA POR NOS, E A SERVICO DO CRIME E CRIMINOSOS ! TODO CRIMINOSO SE SAI BEM COM.ELE..QUAL A RAZAO?? TEM QUE IR PRA CIMA!!!🤬🤬🤬🤬🤬🤬

  13. Data vênia, o Regimento Interno do STF, que tem força de lei, precisa ser adaptado às justas aspirações da cidadania brasileira visando cumprir o ônus constitucional da razoável duração do processo, desrespeitado por pedidos de vistas sem prazo nele assinado.

  14. Vamos direto ao ponto, depois de 7 anos de investigação da Lavajato. Sim, temos alguns ministros da Justiça, incluindo o STF que são corruptos. Todos nós sabemos o tamanho do patrimônio por exemplo de um Ministro Beiçudo, e que jamais poderia alcançar com trabalho de Ministro e ministrando aulas em curso de pós-graduação. Paciência têm limites.

  15. Gente onde vamos parar com isso???? Quem vai parar esse GM? Como é que pode fazer uma coisa dessa? Que país é esse????. O que falta mais esse GM fazer??????

  16. Meretissimo Sr dr Luiz Fux mostre que é um bom judeu e mostre que tem culhão roxo,tome uma atitude contra esses canalhas. Eles parecem que tem mais poder que sua excia, uma verdadeira inversão de valores

  17. Este Gilmar Mendes e suas decisões em favor dos bandidos me provoca nauseas e vergonha de ter na Suprema Corte do Brasil elementos deste nivel. 🤮

    1. Mais ódio eu tenho em saber q colocaram um substituto deste senhor, só q versão mais jovem, mesmo após a aposentadoria do GM, seu substituto Kassio Nunes ficará mais 28 anos!

  18. O judiciário é uma rede de troca de favores e impunidade vitalícia. Nada acontece com esses elementos que possuem foro privilegiado ad eternum.

  19. O Bocão não tem jeito. O lema dele é proteger os políticos bandidos e este é o grande problema do STF. Sem esquecer daquele que é amigo dos traficantes.

  20. Realmente, quando lemos as reportagens referente ao Poder Judiciário, sentimos um desalento e tristeza pelo futuro do Brasil!!

    1. Um desalento total e um desânimo e uma desesperança de que nunca sairemos dessa pocilga.

  21. Fim dos tempos. Inversão de valores. Bandidos togados favorecendo seus pares. O pagador de impostos, não sabendo a força que tem e que é a maior vítima destes canálias, assiste tudo inerte. Eta povo miserável. Merece tudo isto. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  22. É muito triste ler essas notícias todas. Isso mostra um Brasil que poderia ter sido, mas nunca será. O mecanismo não permite.

  23. Esse crápula só vai parar de afundar o país, quando o capeta chamar ele pra prestar contas. Ainda bem que não imortal, como ele pensa que é. Aliás...todos eles se acham deuses.

  24. É um ESCÁRNIO! Todas as vezes que gilmar entra em ação! (Minúscula proposital!) ATÉ QUANDO? #GilmarForaDaLavaJatoJÁ! SUSPEIÇÃO É POUCO!!

  25. Esse ser asqueroso pode ser tudo menos juiz imparcialidade ele nem sabe o que é além de mau caráter deve ser do tipo pagando bem que mau tem

    1. Vamos as ruas de carreata . Mostrar para esse beiçudo fedido . Para que um gorducho feio desses quer dinheiro ? Não pode sair de casa. Acusado de ladrao por todos. Se olhe no espelho beiçola e eleve seus pensamentos a Deus. Aqui se faz , aqui se paga. Da justiça divina, ninguém escapa , nem mesmo os ratos

    2. Não se iludam estamos dominados pela corrupção.Há bandidos por todos os lados do poder constituído.E seu mais novo patrocinador é o presidente da República e seus filhos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO