Reprodução

Saudação nazista ou juramento à bandeira?

02.11.22 16:58

Um vídeo gravado nesta quarta, 2, em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, mostra manifestantes bolsonaristas cantando o hino nacional com o braço direito erguido (foto).

O gesto foi interpretado como uma saudação nazista. A Confederação Israelita do Brasil, Conib, publicou uma nota dizendo que as imagens são “repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência“. Para o Instituto Brasil-Israel, o vídeo demonstra a normalização de símbolos fascistas e nazistas ao longo dos últimos anos. “Nada é por acaso. Assusta, mas não surpreende“, escreveu o instituto em uma mensagem nas redes sociais. O Ministério Público de Santa Catarina vai investigar o caso.

O assunto é delicadíssimo, uma vez que o nazismo matou 5 milhões de judeus e empurrou o mundo para a Segunda Guerra. Mas é preciso evitar precipitações ao julgar as pessoas que aparecem no vídeo de São Miguel do Oeste.

Para começar, não se pode retirar o gesto do contexto. Eles estavam em uma demonstração contra a eleição de Lula. Todos os símbolos eram nacionais. Nada ali indicava uma inclinação ao nazismo, a não ser o gesto.

A complicação decorre do fato de que o gesto da mão levantada não difere daquele feito pelos nazistas de Adolf Hitler.Se isso tivesse acontecido na Europa, daria uma encrenca tremenda. Mas não acho que eles estejam conscientemente fazendo uma saudação nazista“, diz o historiador Wilson Oliveira Neto, da Universidade da Região de Joinville e que se dedica a estudar o nazismo e história militar.

No passado, escolas brasileiras ensinaram seus alunos a cantar o hino com o braço levantado. Na esfera militar, existe o juramento à bandeira. No vídeo de Santa Catarina, as pessoas empunham bandeiras, mas estão posicionadas diante de um tanque de guerra. “A verdade é que não existe um protocolo para a saudação à bandeira. O que o Exército brasileiro fazia dos anos 1930 até o fim do período militar era o costume de, ao passar pela bandeira, bater continência. Do ponto de vista civil, pede-se que a pessoa fique em posição respeitosa e cante o hino“, diz Oliveira Neto.

O problema é que, em um ambiente de polarização e tensão, esse gesto que pode ser fruto de ignorância, de falta de conhecimento sobre a etiqueta de como se posicionar perante a execução do hino, pode ser tomado como uma expressão de neonazismo“, diz Oliveira Neto.

A suspeita aumenta porque Santa Catarina tem de fato hospedado células neonazistas. Há duas semanas, a Polícia Civil fez uma operação que envolveu a prisão de jovens acusados de pertencer a redes nazistas no estado, com ramificações em Florianópolis, Joinville e São José. Para piorar a situação, em duas universidades de Joinville foram pichados símbolos nazistas e frases antissemitas.

Mesmo assim, eu daria a eles o benefício da dúvida. Não vejo até o momento indícios de que exista por trás desse vídeo uma grande organização nazista com más intenções. Acho, sim, que isso é fruto de uma ignorância, a qual pode trazer consequências muito graves por remeter à memória nazista“, diz o historiador. “De qualquer forma, trata-se de algo que deve ser levado a sério, mas que me parece um sintoma da ignorância política que tomou conta do país.”

 

Atualização: em investigação preliminar, o Ministério Público de Santa Catarina não viu apologia ao nazismo na manifestação de São Miguel do Oeste

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Poderiam ter colocado a mão no peito... o braço esticado não costuma ser, que eu saiba , o usual no Brasil... até , pelo menos à chegada desse presidente... que tanto mal nos causou.... à ponto de termos que colocar esse presidente que ora está no cargo!Não tivemos escolha!!! Pobre Brasil!!!

  2. PQP, brasileiro adora forçar a barra para criar polêmica... Essa massa de tontos pode ser tudo, mas claramente não são n4zistas.

  3. Mais uma coisinha. Essa do partido Nazi ser de extrema direita não está contido na teoria dos conjuntos do que é direita. O partido Nazi (Nationalsozialist) é Nacional Socialista, só forçando a barra para o Socialismo ir para direita ou extrema direita.

  4. Concordo com o historiador. Eu tb não saberia como.saudar a bandeira. É tudo muito novo já que tivemos por 16 anos só o governo do PT

  5. Quando jovem eu participei da Juventude Águia Branca que era liderada por Plínio Salgado, O nosso lema era DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA, A saudação era ANAUÊ, com o braço na horizontal, tal como nas fotos citadas.

    1. O Integralismo era um Fascismo à Brasileira, então esse gesto era macaqueado do nazismo sim. Plínio Salgado seria uma espécie de Hitler caipira. Deus, Pátria e Família era lema não só do Integralismo, como do Salazarismo e do Nazismo, veja esta imagem de manifesto da época: https://twitter.com/jpdoficial1/status/1564081270971326466/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1564081270971326466%7Ctwgr%5Ea651ca5ab635842c5068f5c39d6e44cb2902e52f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2

  6. Fiz juramento à Bandeira, faz meia século, está fora do esquadro, o ângulo não é esse. Dizem que "o hábito faz o monge". Faz um bom tempo que não tiram o boné para o hino Nacional, autoridades ficam desorientados quanto a posição perante a Bandeira, se à direita ou à esquerda. Tem a Bandeira de toalha de mesa, de cobertor, de capa, tem até tapete de porta de entrada. Enfim, são patriotas mal educados.

  7. São pessoas totalmente dominadas e manipuladas pelo psicopata genocida que está na presidência, portam a Bandeira Nacional com o lema "ordem e Progresso", no entanto, fazem o que? Desordem, desrespeito à Constituição que nos garante o direito e ir e vir, tumulto, esperando causar confusão e caos no pais para dar ao seu ídolo motivos para pedir intervenção militar.

  8. Duda Teixeira faz o único texto digno de leitura, da cruzoe. Enoja ler e ouvir a turma do dantas, como o próprio, o graieb e o Alexandre Soares, os centros do universo

  9. A maior parte dos que estão na foto são somente massa de manobra, não sabem o que estão fazendo mas, o presidente, seus filhos e líderes bolsonaristas que estão organizando estes movimentos golpistas, de bobos não tem nada, são de fato fascistas que pretendem usar estes símbolos para implantar o caos. O fato de ser em Santa Catarina, o estado brasileiro mais supremacista, não é mera coincidência. Espero que em curto/médio prazo estes cabeças do movimento sejam todos responsabilizados.

    1. Os canalhas sabem bem o que querem, no entanto, não imaginam que o primeiro a ser preso numa intervenção militar será o Bolsonaro, pois, no momento que deixar de ser presidente deixará de ser o comandante das forças armadas e assim, os militares não estarão mais a seu comando e terão a oportunidade de lhes devolverem as humilhações a que foram submetidos durante seu desgoverno.

  10. Com o devido respeito a dúvida, pra mim é saudação nazista, pq n tem explicação, plausível, na nossa história, sobre essa saudação, já, qto ao nazismo, no mundo inteiro.

  11. Nao pareceu saudação a Bandeira …. Uma vergonha ,se for o que as imagens mostram . Nao podemos permitir alusão a regime responsavel pela maior tragedia do sec XX . Tem de ser investigado o motivo e esclarecido ao povo aquilo que esse gesto faz alusão. É inaceitável !

  12. O comunismo matou muito mais que o nazismo e o fascismo juntos. A exemplo da Polônia, o apoio ao comunismo deveria ser crime no Brasil pelas mesmas razões porque é crime apoiar o nazismo. Não pode haver dois pesos e duas medidas pra regimes ditatoriais genocidas.

  13. Saudação à bandeira? Que absurdo. Já mandei não renovar minha assinatura depois dessa. Duda é especialista em jogar pimenta com intrigas nas suas notas mas essa foi intolerável.

    1. Iara, seu comentário é totalmente sem noção. Vc é daquelas que são manipuladas e nem percebem. A simples dúvida nessa matéria é ofensiva. Quanto a grana, felizmente ainda posso assinar o Estadão, Wall Street Journal e o The Times de Londres. Sorry.

    2. Iara, a frase tá entre aspas, mas quem botou ela no texto foi a Crusoé. Posição política é uma coisa, passar pano para nazismo é outra.

    3. Iara, Felizmente não estou sem grana. Diogo Mainard deixou estas publicações porque apodreceram. Sei muito bem a função das citações em textos. E com um conjunto de citações escolhidas a dedo, o autor coloca a sua idéia. Tenta aliviar a barra da turba, inventando e confundindo leitores como s senhora.

    4. Também já solicitei a não renovação de minha assinatura. Estou enojado com os posicionamentos da Crusoé e O Antagonidta.

    5. Acho que você precisa entender o que significa colocar uma frase entre aspas ou em itálico, como foi o caso. Frases em itálico indicam falas de outras pessoas, não do autor do texto. Em nenhum momento ele expressou o que achava, apenas colocou opiniões diversas. Ainda que tivesse, numa boa, não assinar mais a revista por conta de opinião é meio pequeno. Fora a Crusoé e Antagonista, só vai achar um mar de lama quanto à informação. Fala a verdade…tá sem grana, né?

  14. No contexto em que estamos vivendo, esse, a meu ver, não é um gesto singelo de saudação à bandeira. Tem que ser investigado rapidamente e de forma séria e dentro da lei. Se deixarmos como está para ver como é que fica....periga deixar um monstro (nazismo) botar suas manguinhas de fora e sabe-se lá o que vem daí. Boa coisa não é.

  15. "Mas é preciso evitar precipitações ao julgar as pessoas que aparecem no vídeo de São Miguel do Oeste." CRUSOÉ ESTÁ CADA VEZ MAIS IRRECONHECÍVEL. Uma revista de direita, fazendo jornalismo sério, OK! Uma revista fazendo defendendo (e fazendo) apologias? Hummm. A troco de que? Aí tem. O caso de SC para mim é claro: é apologia ao Nazismo. Mas eu não sou jornalista. Já a atitude de Crusoé lembra a imagem do capitão e da banda do Titanic. O fim nós sabemos.

  16. Quando eu servi o exército, eu aprendi assim: militares em continência, civís na posição de sentido, ou seja, mãos caídas ao lado das pernas e palmas coladas às coxas, pés unidos. Essa de mão no coração é coisa de jogador de futebol. Agora mão direita estendida à frente... Na oração do pai nosso nas igrejas católicas, braços semi curvados (na posição de dirigir) e palmas das mãos viradas pra cima! Agora, mão direita estendida à frente...rs. Francamente, a gonorança qui travanqueia o pogreço!

    1. Concordo. Apesar de querer achar que é ignorância e desconhecimento, tolerar esse gesto passa da conta. Deveria ser melhor investigado. Porém não vi a revista passar pano em nada. Todos são inocentes até se prove o contrário. Não está eleito um presidente assim?? Mesmo condenado em 3 instâncias?

    2. Perfeito Adir. Não dá pra fingir que não estamos vendo. Nao dá pra fingir que a Crusoé não está passando pano nesta e noutras atitudes nazistas da gang bolsonarista.

  17. vamos parar de colocar gasolina em fogueira. Qualquer brasileiro que serviu o Exército ou Tiro de Guerra, sabe que este é o gesto para "jurar a bandeira". Precisamos de paz. Se a mídia não quiser ajudar, ao menos não atrapalhe.

  18. Então a Crusoé resolveu passar pano nas absurdas atitudes nazo-fascistas da horda Bolsonarista!!?? Juramento à bandeira" é demais! Tô fora. Devolvam o dinheiro de minha assinatura.

  19. Comentário malicioso e perigoso. Nas letras miúdas deixa a possibilidade do gesto não ter a intenção de expressar uma ideia nazista, mas nas letras graúdas, no título e na forma, deixa a mensagem que o gesto, assim como em Santa Catarina, o ideal nazista prospera! Ah estes comunicadores…ingênuos? despreparados? Maliciosos? Você decide!!!!!!

  20. Isso só mostra o quão desqualificada é a nossa DIREITA, aliás a ESQUERDA , o CENTRO, centro direita, centro esquerda. Resumindo a falta de educação desqualifica nosso entendimento do que é a política e o papel dos políticos. Como disse várias vezes. SE TUDO DER CERTO ESTAMOS FUD**

  21. Uma pena esse protesto tardio e fora de hora ao verem seu presidente de extrema direita ser derrotado no confronto com Luladrão… Ninguém se manifestou quando a descondenação foi declarada sob motivo formal e irrelevante, com anulação de provas e confissões bem fundamentadas. Trataram de desmontar o eficiente juízo de Curitiba, certos de vitória fácil em 2022 no enfrentamento eleitoral… O choro é livre mas tardio!

  22. Não é necessariamente saudação nazista. Nos juramentos das formaturas os formandos estendem o braço. Na minha foi assim, tenho fotos. E células nazistas tem em Curitiba e São Paulo tb. Aliás, esse caso já foi arquivado justamente por falta de indícios concretos.

  23. O gesto apresentado no vídeo é nazi-facista. Se ocorreu por ignorância ou não, somente uma investigação competente poderá concluir. Ali naquela manifestação anti democrática, que clamava por intervenção militar logo após o sucesso e o recorde do processo eleitoral decidido pelo voto popular dos brasileiros, todos tinham um único objetivo: golpear a democracia e proclamar a ditadura de extrema direita reacionária. Essa conclusão não depende de investigação. Para o BR é tão grave quanto.

  24. Continência a bandeira? seu duda assim fica difícil, parece-me que vc deu uma leve enxugada de gelo ao passar esse paninho básico. Isso aqui já foi muito melhor. Nem nos meus tempos de patrulheiro mirim quando recebia treinamento baseado na conduta militar, durante inclusive o período mais duro da ditadura militar , de 1968 a 1971, em nenhuma circunstância se utilizava desse gesto. Isso é sim uma saudação obviamente nazista.

  25. Continência ou elevação do braço. Cada uma.. na igreja católica se fazia o mesmo no pai nosso. Pelo menos até uns 15 anos atrás. Só percebi quando uma estagiária da Alemanha assistiu e ficou constrangida com a cena. Mas aki no interior, nem se ligava o fato ao outro. Mesmo porque o nazismo é ligado a suastica, e nso ao braço, que é utilizado em vários eventos diferentes!

  26. A saudação com o braço direito erguido como se vê no vídeo é, sim, nazista. No Sul, na época da Grande Guerra foi utilizada por parte da população imigrante que simpatizava com o nazismo…. Até que veio o conflito. Nos nossos tempos o protocolo para civis ante o Hino Nacional é: mão no peito ou posição perfilada. Juramento à bandeira? Inventa outra, vai….

    1. Só para lembrar. Na segunda guerra os nazistas e os fascistas foram aliados.

  27. É como coçar, as vezes não tem tem sinais, sintomas para coceira, porém a pessoa coça. Um vício adquirido com mal hábito. Depois da WWII esse gesto de saudação tornou-se proscrito, deu lugar a mão no coração. Saudação da civilização romana, aquela que crucificava quem se opusesse a invasão e a civilização, no caso os bárbaros. Tem que investigar e tratar, óbvio.

  28. Concordo que SC é um caso a parte, um povo ignorante politicamente falando, mas precisa ser investigado esse governo facista insultou muitas coisas na cabeça desse povo.

    1. Ignorante ? Não é !!! Querem comparar o Piauí ? kkkk Nos colégios e para aqueles que não prestavam o serviço era feito o juramento a bandeira com braço esticado na horizontal. Militares fazi.

    2. Leonidas, pelo seu vocabulário, você é catarinense e também um bolsonarista fanático. O Lula ganhou, porque o bolsonaro foi um péssimo presidente, criador de intrigas e disseminador de ódio entre o povo. Em função disso, o fato de ele ter sido condenado tornou-se irrelevante. Os seus argumentos são os mesmos de toda a manada bolsonarista. Por falar em meritocracia, o diretor da PRF é um ótimo exemplo da meritocracia do bolsonaro!

    3. Um povo ignorante politicamente falando? Mas que é s tu para julgar? Um dos maiores IDH do Brasil, povo ordeiro e trabalhador! Quem é mais ignorante, aquele que vota influenciado por uma mídia corrupta , em um condenado em 3 instâncias para voltar a cena do crime ou quem quer o liberalismo econômico e a meritocracia?

Mais notícias
Assine agora
TOPO