Adriano Machado/Crusoé

Sobre o MDB de Jair Bolsonaro

03.05.22 11:18

É um tanto surpreendente esse levantamento de integrantes da executiva do MDB, publicado pelo Estadão, de que 70% do delegados na convenção nacional do partido apoiariam Jair Bolsonaro (foto), no caso de a candidatura de Simone Tebet não colar (e já não colou, sejamos sinceros). Surpreendente porque o esperado era que a maioria do partido aliado dos governos do PT aderisse ao Lula velho de guerra. De acordo com o levantamento, só o MDB nordestino apoia o chefão petista. O antipetismo seria forte “nas bases mais organizadas da legenda”, segundo o Estadão.

Se pensarmos bem, contudo, faz sentido o apoio do MDB a Jair Bolsonaro, e Michel Temer já apontou nessa direção. O impeachment de Dilma Rousseff é visto pelo PT como um “golpe” perpetrado por Temer e sua turma. Aliás, a ex-presidente, na campanha partidária financiada com dinheiro público, utiliza a palavra “golpe”, sem ruborizar, ao referir-se ao ato praticado pelo Congresso, em 2016, na mais absoluta legalidade — sem ruborizar e, pior, sem ser enquadrada pelo TSE, por lançar mão de uma fake news para deslegitimar a democracia. Embora não haja inimigos na política, a fratura do impeachment ainda está exposta demais, para possibilitar uma aliança formal entre PT e MDB.

Para além do fato histórico, há outro bem mais palpável: Jair Bolsonaro entregou-se de corpo e alma ao Centrão, o seu berço natural a princípio renegado. Ter um presidente que possa ser chamado também de seu é sonho de consumo para o MDB fisiológico, com o perdão da redundância. Da parte de Jair Bolsonaro, no caso de ele ser reeleito com apoio da legenda, o partido daria maior peso institucional ao seu novo mandato, o que seria uma enorme vantagem para ele e também para o Centrão, porque o MDB poderia domar os ímpetos do sujeito.

Por último, mas não menos importante, se a maioria dos delegados peemedebistas apoia Jair Bolsonaro, é porque, pela lógica, a maior parte dos seus eleitores também preferiria o atual presidente ao chefão petista. A expectativa de poder é o que move os políticos brasileiros, muito mais do que as suas ralas convicções. A leve brisa que sopra favoravelmente a Jair Bolsonaro pode ter ganhado força ainda não inteiramente detectada nas pesquisas. Vamos ver.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aggradecer ao Supremo por ter colocado na meza uma grande e complicada situacao,M,mendes se encarregou de desestabilizarnossa democracia, cabe ao supremo cair fora das eleicoes dando a populacao o direito do voto livre da populacao, sera um ato de reconciliacao para nos o povao encararmos o nosso direito de voto honesto e pacifico,

    1. Mario Sabino tem razão mais uma vez, o eleitorado do MDB grande parte é de centro, conservador mesmo, nada tem haver com o discurso de ódio do PT. O partido apoiando Lula será abandonado por seis eleitores.

  2. É cômico o fato desses desocupados tratarem essas alianças espúrias como se fossem determinantes nas eleições e como se o ELEITOR se importasse com partidos políticos ou torcesse por eles como para os times do Futebol... 😂😂😂😂😂😂...além das verbas absurdas para a politicalha, qual o impacto dessas alianças inúteis para o ELEITOR? Absolutamente nenhum!!! E os desocupados passam o tempo elocubrando essas sandices ao invés de trabalharem, para o quê, "só pra lembrar", foram eleitos!!!!

  3. Os políticos que aí estão foram eleitos democraticamente pelo povo portanto são a imagem e semelhança desse povo

  4. Não é só no MDB que há divisão pró um ou outro da polarização. Eternos candidatos têm apoiadores tácitos além dos partidos . Resultado de quem teve e tem a máquina na mão. Simone não deslancha ? Pudera.! . Qdo falam em candidatáveis a discriminação em nomeá-la foi gritante . E continua. Quem “colou” por enquanto para perturbar a dupla sinistra ? Simone tem apoio das bases do MDB e continua fidelizada pelo presidente do partido . E milhões a apoiarão se a 3ª via tiver sua cara. Voto nela .

    1. E a saída mas, com este congresso!……nada à esperar

  5. Quando se vê e ouve a fake news do GOLPE sendo brandida pela impávida Dilma Roussef, chega-se à conclusão de que fatos mentirosos relatados pelo PT, podem e são liberados pelo TSE… ou eles não vêem televisão por lá… rsrs

  6. Legítimo tanto faz. Dois abomináveis. Agravante do Lula é ser presidiário que por um golpe do STF está solto mas não inocentado. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Pobre Brasil

  7. Políticos neste pais, depois que recebem os votos que o povo lhes confiam esquecem os eleitores e lembram apenas do bolso deles; cometem os peires crimes que numca são punidos fazendo seus eleitores de capachos e outras coisas mais... infelizlente.

  8. O MDB, na minha humilde opinião, é um partido parasita. participou de todos os governos após a saída de João Figueiredo. Age nos bastidores e troca de camisa sem nenhuma cerimônia.

  9. MDB, partido de corruptos e oportunista, bem a cara do Sarney e do Ruinan 'vagabundo1 Cagalheiros. O PR Bolsonaro não precisa dessa corja.

    1. Já é tarde. Com o centrão o raciocínio é o mesmo e o PR já está envolvido até o pescoço.

  10. Não por menos a 3a via foi para o brejo. E assim se repetirá 2018, qdo também foram destruídas as pretensões a uma alternativa a esses 2 estrupicios populistas e autocratas. E assim a nave Brasil já se desloca rumo ao naufrágio .

    1. Caro Mario Sabino. Tenho muito respeito por vc. Mas, o seu "óbvio" nem precisava ser dito. Permita-me discordar de vc naquilo que vc chama de "impeachment" da dona Dilma. Vc é muito inteligente pra não saber que "toda aquela atrapalhada teve três vertentes - Temer, Bolsonaro e Moro"! Não vou chamar de golpe pra não te chatear. Chamarei de "conluio!!! Quanto ao MDB, pergunto: "Vc acredita em Saci Pererê"? Ele vai pra onde o poder lhe oferecer mais. É viver e ver!!!

  11. pobre país que tem como sobra 2 indivíduos completamente incapazes e um STF o grande culpado por solto a bandidagem que hoje governa o País

  12. Este país não tem esperanças! Lula e Bolsonaro na frente... Como diz uma amiga " temos é muito saneamento básico neste país"

    1. . Os políticos que aí estão foram eleitos democraticamente pelo povo, portanto eles são a imagem e semelhança desse povo

    2. tudo se espera menos um governo para o povo e pelo povo. Políticos canalhas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO