Ricardo Botelho/Brazil Photo Press/Folhapress

Temer réu no inquérito dos portos

29.04.19 19:19

O ex-presidente Michel Temer (foto) tornou-se réu na ação sobre o decreto dos portos em que teria beneficiado irregularmente a empresa Rodrimar. A denúncia feita em dezembro pela Procuradoria-Geral da República, e confirmada no dia 15 pelo Ministério Público Federal em Brasília, foi aceita nesta segunda-feira, 29, pelo juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília.

Também se tornaram réus o ex-deputado federal e ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures, o amigo pessoal do ex-presidente João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, um sócio de Lima e executivos da empresa Rodrimar.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o grupo Rodrimar, que opera no Porto de Santos, pagou vantagens indevidas ao então presidente, por meio das empresas Argeplan, Elliand do Brasil, PDA Administração e Participação e PDA Projeto e Direção Arquitetônica, com intermediação de Lima.

As vantagens foram negociadas em benefício da edição do decreto que ampliou por até 70 anos a duração de dois contratos entre o poder público e empresas que exploram o setor portuário. Segundo os procuradores, 32,6 milhões de reais teriam sido movimentados ilegalmente no esquema.

Os procuradores sustentam que a negociação dos benefícios proporcionados pelo decreto começou em 2013 e ganhou mais agilidade com a ida de Temer para a Presidência, em 2016. Mas há registros da atuação de Temer no setor portuário desde 1998, de acordo com a denúncia.

Temer já é réu também na Justiça Federal de São Paulo e no Rio de Janeiro. Na decisão em que aceitou a denúncia, o juiz Reis Bastos autorizou o compartilhamento das provas com as operações Sépis e Cui Bono, que investigam esquemas de fraude e corrupção na Caixa Econômica Federal liderados pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha, que foi aliado de Temer, atualmente preso pela Lava Jato em Curitiba.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabens aos juizes coraJosos que não se intimidam de aceitar as denúncias Até que enfim começamos a passar k Brasil a limpo

    1. Marcelinha tem fila de espera com senhas distribuídas... faz como eu...kkkk entra na fila...kkkkk Sonho meu, Sonho meu... va buscar qm mora longe ... sonho meu....kkkkkkkk

Mais notícias
Assine agora
TOPO