ReproduçãoNo flagrante feito pela PF na operação anterior, Maranhãozinho aparece manuseando maços de dinheiro

Escracho na base

Aliado do Planalto e um dos homens fortes do PL, o novo partido do presidente da República, o deputado Josimar de Maranhãozinho é flagrado com generosos maços de dinheiro vivo. Segundo a Polícia Federal, a dinheirama é produto de um megaesquema de desvio de verbas de emendas parlamentares liberadas pelo governo
03.12.21

Na última quarta-feira, 30, na cerimônia de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, o chefão do partido, Valdemar Costa Neto, circulou pelo local da festa escoltado por um de seus mais fiéis escudeiros, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (assista aqui). O sorridente Maranhãozinho, que postou a cena em seu Instagram com uma música épica ao fundo, seria alvo no dia seguinte, pela segunda vez em menos de um ano, de uma operação da Polícia Federal destinada a coletar provas de sua participação em um azeitado esquema de desvio de milhões de reais em verbas federais destinadas a obras e à área de saúde. Aliado de primeira hora do Palácio do Planalto, o deputado comanda o diretório maranhense do novo partido de Bolsonaro. Ele se gaba de ser próximo do presidente da República, com quem esteve pessoalmente algumas vezes desde que assumiu uma vaga na Câmara, no início de 2019.

Ex-prefeito de Maranhãozinho, o município minúsculo de menos de 20 mil habitantes encravado no norte do Maranhão que lhe empresta o nome, Josimar tornou-se um fenômeno da política no estado. Após dois mandatos de deputado estadual, foi eleito pela primeira vez para uma cadeira no Congresso Nacional com votação recorde e conseguiu costurar uma rede de apoio político comparável àquela que, em outros tempos, serviu a outro coronel maranhense, José Sarney. Hoje, Josimar de Maranhãozinho controla pelo menos seis dezenas de prefeituras, tem a mulher como deputada na Assembleia Legislativa e exerce forte influência sobre a bancada federal do estado. Já se lançou candidato ao governo do Maranhão nas eleições do ano que vem – um posto que ele sonha conquistar com a presença do agora correligionário Jair Bolsonaro em seu palanque.

O flagrante foi feito por uma câmera instalada pela PF dentro do escritório político do deputado, em São Luís, com autorização do STF
Como Crusoé mostrou em reportagem recente, Maranhãozinho é o personagem principal de pelo menos duas investigações que correm no Supremo para apurar um esquema de compra e venda de emendas parlamentares em funcionamento no Congresso. Além dele, outros dois deputados federais e um senador da República são investigados. O deputado do PL é suspeito de pagar uma espécie de “pedágio” para que colegas parlamentares se juntem a ele destinando emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que, logo após receberem as verbas, contratam empresas ligadas ao esquema que devolvem o dinheiro, lavado e em espécie. Corrupção pesada. E escrachada.

As investigações começaram ainda no primeiro semestre do ano passado e, desde então, correm sob absoluto sigilo. Crusoé teve acesso, com exclusividade, à parte mais sensível da apuração, mantida a sete chaves até agora pelos investigadores: imagens nas quais o deputado aliado do presidente da República aparece manuseando generosos maços de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, são produto direto do esquema de corrupção envolvendo as emendas parlamentares. O flagrante foi feito em outubro do ano passado, no interior do escritório político do deputado, em um prédio comercial de São Luís, a capital do Maranhão. É difícil compreender as razões pelas quais, com imagens tão acachapantes, nenhuma medida mais enérgica, para além das ações de busca e apreensão, tenha sido adotada até o momento – a despeito das provas robustas, o deputado não apenas segue no mandato como tem circulado livremente pelas altas rodas do poder em Brasília.

Os bastidores da apuração remetem a um thriller policial. Quando já haviam reunido uma série de indícios de que os recursos das emendas estavam sendo escancaradamente desviados, os investigadores conseguiram que o ministro Ricardo Lewandowski, um dos relatores do caso no Supremo, autorizasse uma “ação controlada” para acompanhar o caminho do dinheiro. Primeiro, eles monitoraram os passos de um grupo de pessoas ligadas ao deputado que, conforme indicavam relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Coaf, eram as responsáveis por sacar, em espécie, generosas quantias das contas das empresas participantes do esquema. Qual não foi a surpresa quando descobriram que, quase sempre, depois de efetuar os saques de maneira fracionada em uma agência do Banco do Brasil de São Luís, os portadores do dinheiro seguiam diretamente para o escritório político de Josimar de Maranhãozinho, carregando os maços de reais em bolsas e mochilas.

Não há, até hoje, nenhuma prova mais contundente da corrupção envolvendo a farra de emendas por meio da qual o governo de Jair Bolsonaro tem comprado apoio político no Congresso – uma parte significativa dessa farra funciona com os bilionários recursos do chamado “orçamento paralelo”, em que verbas são distribuídas sem critério algum, e sem a devida transparência, para os parlamentares que o Palácio do Planalto quer agradar.

O passo seguinte do thriller é ainda mais interessante. Também autorizados pelo Supremo, os policiais instalaram uma câmera e equipamentos de escuta dentro do escritório de Josimar de Maranhãozinho. A partir de então eles descobriram que o lugar, usado pelo deputado para reuniões políticas e outros despachos na capital maranhense, era também um bunker usado para guardar o dinheiro desviado: gravaram o entra-e-sai dos operadores do parlamentar que iam deixar as bolsas recheadas de reais, funcionários contando os carregamentos que chegavam e, ainda, o próprio deputado com as mãos cheias de dinheiro.

DivulgaçãoDivulgaçãoJosimar de Maranhãozinho com Bolsonaro: o deputado, que comanda o PL no Maranhão, se prepara para disputar o governo do estado com apoio do presidente
Na primeira etapa da apuração, os policiais mapearam o caminho de emendas da ordem de 15 milhões de reais que o próprio Josimar de Maranhãozinho destinou no ano passado para a área de saúde, em benefício de prefeituras sobre as quais tem influência política. Em uma evidência de que ele era bem tratado pelo governo federal em Brasília, nenhum centavo ficou para trás: todo o valor das emendas foi liberado em abril. A hipótese inicial foi se confirmando à medida que a apuração avançava. Em vários dos municípios, assim que o dinheiro federal chegava aos seus cofres, as prefeituras contratavam, sem licitação, um pool de empresas vinculadas diretamente ao deputado – algumas delas, de fachada. É um esquema tão ousado, e tão ilustrativo da coragem do parlamentar para delinquir, que algumas das firmas contavam com ele próprio em seu quadro de sócios até recentemente. Outra empresa, para se ter uma ideia, está em nome de duas empregadas domésticas de Maranhãozinho.

As empresas eram contratadas pelas prefeituras para fornecer medicamentos e produtos hospitalares. Em plena pandemia, parte dos contratos foi firmada para, ao menos no papel, auxiliar nas medidas de combate ao coronavírus, o que torna a trama ainda mais escandalosa – sim, a roubalheira corria solta enquanto milhares de pessoas morriam de Covid-19. A outra ponta do esquema vinha logo na sequência. Logo após as prefeituras fazerem os pagamentos ao pool de empresas, ocorriam os saques de vultosas quantias na boca do caixa, feitos por pessoas ligadas diretamente ao deputado, que, em seguida, deixavam o dinheiro no escritório político dele. Tudo documentado em fotos e vídeos, passo a passo, desde as visitas à agência bancária para apanhar o dinheiro até, finalmente, as entregas no bunker de Maranhãozinho. De acordo com a Polícia Federal, apenas duas das empresas ligadas ao deputado que receberam dinheiro proveniente das emendas enviadas por ele, a Medhosp e a Atos Engenharia, fizeram saques que somam nada menos que 5,5 milhões de reais – mais de um terço do valor total das emendas.

ReproduçãoReproduçãoA sequência de uma das muitas visitas ao banco para sacar o dinheiro das emendas: dentro da mochila, deixada no escritório de Maranhãozinho, estão os maços de reais
De origem humilde, filho de agricultores, Maranhãozinho começou a trabalhar ainda jovem, como leiteiro. A entrada na política representou uma guinada em sua vida. Em 2008, quando se candidatou à reeleição para prefeito, ele informou à Justiça Eleitoral que possuía um patrimônio de 463 mil reais. Dez anos depois, em 2018, na eleição em que conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, declarou uma fortuna de 14,5 milhões de reais. Um salto de mais de 3.000%. A lista atual de bens inclui até um avião. Ao contar a própria história, Maranhãozinho não esconde o passado de pobreza, mas também não diz que enriqueceu na política – limita-se a contar que a guinada se deu depois que ele virou um “empreendedor”.

O sucesso do hoje deputado federal arrastou outras pessoas de seu círculo pessoal para a política. A mulher dele, Maria Deusdete Cunha, conhecida pelo apelido de Detinha, elegeu-se deputada estadual. Sua irmã, Josenilda Cunha, tornou-se prefeita de Zé Doca, um dos vários municípios para os quais o parlamentar envia as verbas que, em seguida, são desviadas. Pelas mãos de Josimar, até o ex-motorista dele virou candidato, com sucesso: José Auricélio de Moraes hoje ocupa a cadeira de prefeito de Maranhãozinho, a pequena cidade onde o deputado iniciou sua trajetória política. E assim o ex-leiteiro foi construindo a rede de municípios que servem ao esquema – quando não tem parentes e amigos no comando, Josimar de Maranhãozinho conta com outros aliados que lhe devem o mandato porque tiveram a eleição financiada por ele. Em 2018, o deputado chegou a emplacar uma sobrinha como candidata a vice-prefeita de São Luís. A chapa, porém, acabou derrotada no segundo turno.

De braços dados: Maranhãozinho escolta Valdemar na festa de filiação de Bolsonaro, quarta-feira, em Brasília
O mecanismo é tão grotesco que, em muitos casos, é o próprio Josimar de Maranhãozinho quem dá as cartas no dia a dia das prefeituras. Para além de instalarem câmera e microfones no escritório político do deputado, os policiais também tiveram aval do Supremo para fazer uma “busca exploratória” na sala, à procura de outras provas do esquema — entraram no lugar sem que fossem descobertos. Deu certo. Encontraram, por exemplo, planilhas com o registro das entradas e saídas de dinheiro e, pasme, até extratos bancários completos das contas de algumas das prefeituras. Sim, para poder cobrar a “devolução” da parte que lhe cabia das emendas, o deputado acompanhava pessoalmente o fluxo de caixa dos municípios e sabia exatamente quando as verbas federais entravam na conta dos municípios. Uma das prefeituras cujo extrato da conta foi encontrado durante a incursão no escritório é justamente a de Maranhãozinho, administrada pelo ex-motorista do deputado.

No monitoramento que os policiais federais fizeram das reuniões realizadas por Josimar de Maranhãozinho no escritório, surgiram fortes evidências de que ele usava o dinheiro do esquema para bancar campanhas de aliados em diversas regiões do Maranhão, desde a capital até o interior profundo. As gravações foram feitas em outubro do ano passado, semanas antes das eleições municipais, adiadas por causa da pandemia. O deputado trata de estratégias de campanha e, especialmente, da distribuição de dinheiro para tentar garantir a vitória de seus parceiros. Em uma reunião com a equipe de Duarte Júnior, o candidato a prefeito da capital que tinha sua sobrinha como vice, o parlamentar responde o seguinte ao ser indagado sobre o pagamento de despesas com o marketing da campanha: “Agora eu tenho duzentos. Aí eu posso viabilizar para ver se consigo sacar (…) Não dá para usar nota aí, então. Tem que pagar por fora mesmo”.

Para controlar a chegada das verbas das emendas, Maranhãozinho tinha os extratos das contas bancárias das prefeituras
Os participantes da reunião tratam, logo depois, do local onde deveria ser feita a entrega do restante do dinheiro. A certa altura, Maranhãozinho diz que poderia disponibilizar carro e motorista para levar os recursos. “Terça-feira disponibilizo o mesmo motorista e o mesmo carro”, afirma. Em outra reunião, desta vez com um homem não identificado, o deputado entrega uma caixa e promete: “Tem duzentos e cinquenta aí, as menina (sic) vão juntar um dinheiro aí e vou dizer pra elas que na hora que tiver pronto, até sexta-feira, a gente consegue juntar os outros 150 pra ti vim (sic) buscar”. As meninas a que ele se refere são as secretárias do escritório, que administravam as entradas e saídas de recursos. A sala comercial não era o único lugar onde o deputado guardava dinheiro. Em outra conversa registrada pelos policiais, o próprio Maranhãozinho diz ter deixado 1 milhão de reais com um aliado: “Liga pro Hélio aí pra trazer aquele recurso que nós mandamos pra casa dele. Tem um conto lá”.

Os registros mostram uma romaria de gente ligada à eleição indo ao escritório para buscar dinheiro para bancar campanhas no estado. Maranhãozinho fazia questão de acompanhar as chances de cada um – a “busca exploratória” feita pelos agentes localizou relatórios de pesquisas de opinião por meio das quais ele monitorava as chances de cada um dos aliados. A cena em que o deputado aparece com os rechonchudos maços de dinheiro nas mãos foi captada pelos policiais no início da noite de 27 de outubro de 2020.

ReproduçãoReproduçãoO deputado movimenta as caixas de arquivo onde o dinheiro era acondicionado
Àquela altura, ele recebia no escritório a visita de um homem identificado apenas como “Serginho”. No vídeo, o visitante pergunta a Maranhãozinho: “Como é que tá conseguindo sacar dinheiro, Josimar?”. “Saquei no ano passado, Serginho. Dinheiro espalhado em tudo que é canto”, responde o deputado. Naquela mesma noite, o parlamentar diz a um interlocutor que já havia “comprometido” 20 milhões de reais durante aquela campanha eleitoral. Ele ainda aparece distribuindo dinheiro em 13 envelopes que, segundo a PF, seriam entregues a candidatos a prefeito, com o compromisso de ser ressarcido depois. Enquanto executava a tarefa, Maranhãozinho diz esperar a bolada de volta durante as eleições do ano que vem, quando pretende se candidatar ao governo estadual: “Aqui é um pagando o outro. Aqui eu quero pelo menos livrar o dinheiro. Já volta para a minha campanha em 2022”.

No Supremo, Josimar de Maranhãozinho é investigado por pelo menos quatro crimes: peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude a licitação. A apuração sobre o caminho dos 15 milhões de emendas destinadas no ano passado pelo parlamentar à área da saúde é apenas uma amostra do que pode ser, de fato, o esquema: estima-se que, nos últimos anos, somando as suas próprias emendas com as de outros parlamentares que toparam participar, Maranhãozinho operou para despejar, no mínimo, outros 100 milhões de reais em sua máquina de fazer dinheiro vivo. O papelório apreendido no escritório do deputado indica que o “lucro” das operações costumava ser repartido com parceiros, inclusive de fora do Maranhão: há registros de que ele autorizou entregas de dinheiro vivo em Brasília e em São Paulo, por exemplo. Uma das planilhas registra que na capital paulista, de uma só tacada, foi feito um “delivery” de 1,5 milhão de reais.

Procurado por Crusoé, o gabinete de Josimar de Maranhãozinho criticou a investigação da Polícia Federal. Sobre o dinheiro, a assessoria disse que os valores em espécie guardados no escritório constavam da declaração de imposto de renda do deputado – uma tática manjada, como se sabe. Espera-se que, mais de um ano depois da obtenção de provas tão eloquentes quanto as imagens da dinheirama, a investigação tocada pela PF sob o crivo do Supremo finalmente saia do secretismo e alcance resultados práticos, para além das buscas. E que o próprio Congresso Nacional dê uma resposta. Nos dias atuais está bem difícil, mas é preciso impor limites ao escracho.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa pilhagem vergonhosa e debochada dos recursos da nação está chegando ao limite do intolerável. Será que estamos condenados a ser uma república de larápios?! Quanta passividade do povo sofrido do Brasil?! Até quando?!

  2. Dizer o quê depois de assistir esse escracho com o povo mais pobre do Brasil? E lembrar que os capa-preta do STF são os maiores promotores dessa desgraça, qdo soltam todo tipo de bandido, qdo não punem deputados e senadores corruptos, etc......

    1. Amigo, é repugnante. Mas dias atrás a Ministra Rosa Weber, salvo engano, livrou os Congressistas do dever de publicidade a sobre a destinação das verbas de emendas anteriores, só sendo exigível o ônus constitucional da publicidade das verbas objeto de emendas a partir de agora em diante, pelo o que entendi. Data vênia, flexibilizar exigência constitucional que milita em favor do “direito do povo ao bom governo” como ensinou Rui Barbosa, é solapar a democracia.

  3. Excelente reportagem... Esse é o mensalão, a lá estilo Bolsonaro...O homem que ganhou prometendo combater a corrupção...

  4. A corrupção não existe no Governo Bolsonaro, segundo seu mentor. Ele é o próprio corruptor, de ideias, de esperança, de honestidade, de criação de filhos, de defensor das agruras do desmando, do comportamento. Se uma facada pode eleger tamanho alienígena do virtuoso, imaginem distribuindo benécias aos pobres de espirito que compõe o núcleo politico do Brasil. Nossa qualidade está posta a prova, encontraremos alguém que não viva da falta da exploração do certo e nem humilhe nossa consciência.

  5. A IMPUNIDADE É A PALAVRA DE ORDEM DO GOVERNO BOLSONARO !! FICA CLARO PORQUE SERGIO MORO SAIU DA FORMA QUE SAIU !! SÓ SERGI MORO PODERÁ SALVAR NOVAMENTE O BRASIL ! #MoroPresidente

  6. essa noticia só saiu no Crusue, os outros veículos de informação ignoraram ... obrigado pelo jornalismo sério..

  7. stf, stj, pgr, desembargadores, coaf, tcu, cnmp e políticos compromissados com o errado são os maiores responsareis por toda essa bagunça que se encontra a justiça brasileira. A única chance de concertar isso e acabar com indicação politica na justiça e órgãos reguladores e fiscalizadores. Não da para raposas decidir quem e o juiz que cuida do galinheiro. Vergonha dessa casta politico econômica social que tomou o Brasil a décadas e vivem do dinheiro do contribuinte que banca isso tudo.

    1. Lembrando que boa parte da população esta passando fome, comendo do lixo, estamos a passos fortes para virar uma Venezuela, e esses políticos fdps roubando o nosso dinheiro, a cada dia mais ricos com familiares e amigos enriquecendo junto. Quem vai resolver isso? quem realmente cuida desse pais e de sua população? estamos entregues a diversas organizações criminosas sangrando o pais e ninguém realmente enfrenta essa situação, estamos de fato entregues a esse desgoverno e sua base politica lixo!

  8. O STF está nos devendo algum julgamento mais duro contra esses malfeitores! A FROUXIDÃO da Corte em punir Corruptos reforça a sensação de IMPUNIDADE e ESTIMULA esquemas descarados como esse.

    1. stf e um dois principais responsáveis de estarmos no meio dessa confusão jurídica, ate leis que mudam hoje e valem no passado esse stf ja aprovou, quer maior prova do que isso que stf enfraquece o sistema jurídico, tentam mudar o significado da língua Portuguese para mudar interpretações de leis, tem muito mais esse stf se perdeu a bastante tempo, não tem moral para definir nada pois esta politizada e a constituição e um mero livro para ser manipulado e usado a bem prazer . Vergonha! Socorro!!!

    2. A atuação recente dessa corte não nos dá muita esperança.

    1. A passada de pano é pq ele ainda não tinha optado pelo PL? O mensalão do Bozão não tem problema? Hahahahhahahaha

  9. Efeitos da descoberta do esquema: 1 - Coaf será transferido para o Ministério da Saúde e sua direção será mudada; 2 - Forte remanejamento na Polícia Federal; 3. - Beiçola será acionado e a segundona anulará tudo; e, 4 - Crusoé publica novo escândalo de corrupção.

  10. … E a roubalheira continua, dessa vez sob um governo eleito com a promessa de combatê-la. Lembram da figura do Bolsonaro no palanque chutando o boneco do Lula para longe?

  11. Essa PF não se emenda mesmo! Ainda não aprenderam? Quando os processos chegam na PGR, STJ e STF, caem no buraco negro da corrupção, e tudo é arquivado até a prescrição, se cairem em mãos de GM, KM, DT e, agora, AM (?). Um dia a PF vai aprender. Veremos nos próximos capítulos…

  12. O que tem de rat.. ou melhor, políticos que roubam dentro da lei ( feitas sob medida) é brincadeira. Entra governo sai governo e as cartas continuam marcadas.

  13. Lewandovsky, corrupção, punição,... não creio. Maranhãozinho continuará por aí. E são tantos Maranhãozinhos no Brasil todo...

  14. Viva a eleição e o orçamento secreto !!! Pântano de corrupção !! Deveriam ir para o paredão !! Ainda mais num país como nosso ..

  15. Muito boa a operação do STF e PF. O difícil vai ser cassar o mandato desse cara e prendê-lo. Mas temos q festejar cada vez q a justiça faz sua parte bem feito. Emendas parlamentares sempre foram espúrias. Nesse governo aumento muito. E’ o mensalão de JB. MORO22

  16. Esta reportagem demonstra claramente a pobreza deste país. Em vez do dinheiro dos impostos ser revertido em obras, investimentos e empregos, está alimentando uma corja de políticos bandidos, de direita, centro e esquerda. Estamos perdidos. Na França a solução foi a guilhotina.

  17. Está claro que existe o emendao, fico abismada que se a investigação está no supremo e nada se resolve assim dá para entender como o país pode ter tanta miséria o dinheiro público todo desviado e os políticos se tornando milionários, muita cara de pau de Bolsonaro dizendo que acabou com a corrupção.

  18. Josimar é trombadinha diante do Gedel e família. Há outros não menos importantes no MDB e PT, o Josimar é do PL partido do PR Jair Bolsonaro então isso faz toda diferença e reportagem com intuito de estigmatizar o cidadão honesto que nunca roubou nada de ninguém. São busines da política.

  19. Excelente reportagem! Nos ajuda a não esquecer que essa prática espúria de políticos, apesar de antiga, continua em vigor. Diante de absurdos como esse me pergunto: onde estão as autoridades?! ...

    1. Voce não entendeu .. eles são as autoridades ! BR acabou ..

  20. E temos dos bolsominions a mesma reação que seria dos petecas. Acreditam cegamente e ninguém comenta nada. Somos um país de tolos hipocritas.

  21. Esse foi um dos motivos alegados para o golpe de 64: CORRUPÇÃO DESAVERGONHADA! Com esse vagabundo e tantos mais que sabemos estar fazendo a mesma coisa já começo a sentir saudades de um general sacudo, como os antigos. Nada mudará sem força bruta, muito bruta. Essa é a nossa sina de brasileiro...

  22. "Jornaleiros mamateiros" , vcs não decepcionam nunca. Jogando fora alguma reputação que tinham. Informem que o citado fez no Município. Não tem nada haver com Bolsonaro. Continuam ridículos.

    1. O Minto só libera a grana pelo “apoio”. Simples assim. Roubalheira institucionalizada. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  23. Pilantras como este o congresso tá cheio, são eleitos em cima da miséria e ignorancia do povo do seu estado que qdo chegam ao poder tem um único interesse meter a mão no dinheiro público pra enriquecimento próprio e dos pilantras que o apoiam na divisão da roubalheira. O Maranhão é um estado paupérrimo porque será???

    1. Sarney e família são donos do Maranhão. Agora está chegando Maranhãozinho. Somos muito imbecis. Eta povo miserável. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  24. Como é feito com os traficantes e outras mazelas sociais, os BENS atribuídos a esse canalha PRECISAM ser confiscados. Bolsonaro desistiu do PTB porque Bob Jeff parece ter virado um verdadeiro patriota nos anos finais de sua vida. Até sua filha, Cristiane Brasil, Bob Jeff acusou de traição. Bolsonaro é traidor. Paciencia. Bola pra frente. Moro 2022.

  25. Mais um filhote da dupla de corruptos Valdemar e Bolsonaro. Certamente, deve haver muitos iguais a estes fazendo fortuna as custas da fome do povo. Só a guilhotina salva o país destes vermes.

  26. Uma pena que enquanto era leiteiro ele não percebeu que precisava melhorar a vida das pessoas do seu município. Só queria ficar rico com o dinheiro público! Lamentável! Espero que justiça chegue antes para barrar sua candidatura ao governo do Maranhão.

    1. Não sou eleitor do Ma. Felizmente. As opções eleitorais para este estado traz-me a lembrança a aflição de Dante, canto I, tendo atrás de si uma tenebrosa e escura floresta e a frente uma fera cruel.

    2. É tudo gente muito simples!!! Muitas vezes semi analfabetos e acreditam nesses vagabundos!!! Enquanto o voto for obrigatório, teremos um Brasil de ladroes!!!

  27. chega de corrupção/reforma política é a solução. 10 medidas contra a corrupção #moropresidente2022

    1. Ta tudo dominado ! Para passar as 10 leis teria que corromper os vagabundos !! Sinuca de bico … Pobre Moro se ganhar / faz nada

  28. Quem vota num tipo assim é responsável também e o conluio entre candidato e eleitor nunca vai terminar enquanto a ignorância perdurar.

    1. Povo na rua. Como fazem no futebol. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  29. Quando vão entender que só com penas muito mais duras a corrupção vai acabar neste país? Se houvesse condenação à prisão perpétua o indivíduo pensaria duas vezes antes de sair por aí assaltando os cofres públicos!! PRISÃO PERPÉTUA contra políticos corruptos!!

  30. Desafio o STF a ter vergonha na cara e exija o cumprimento da determinação de RWeber. Caso contrário, cana geral. É um deboche!

  31. SOCORRO NÃO AGUENTO MAIS, Ditadura é ruim, Monarquia é horrível, Democracia é o que? Não aguento mais esse regime politico, governo do povo que mentira

    1. Governo do povo sim. O retrato do "jeitinho" brasileiro. Povo burro que apoia cegamente políticos como esse em troca de migalhas. Tá aí o resultado. Mas fiquemos tranquilizados, a alma mais honesta desse país estará de volta em 2023. É o fim.

    2. Por isso que estamos e vamos ficar no fundo do poço.

  32. Este tipo de Esquema de lavagem de dinheiro aplicado na política é generalizado neste país de leis flexíveis e violáveis nas mãos dos doutos juízes e ministros do decifrável STF. Infelizmente é o que se apresenta para o momento do partido do PR. Parabéns Crusoé. Estou feliz pela renovação da minha assinatura. Obrigada pela esplêndida reportagem.

  33. A abertura o Orçamento Secreto referente 2020 e 2021 é urgente. Esperamos que a Rosa Weber insista na ordem que ela deu. Deve aparecer coisas do arco da velha

  34. Como a própria reportagem cita o esquema foi aprendido com outros figurões do Bananão from Maranhão, e enquanto isso estouram o teto pra continuar a dar uma migalha aos pobres e um milhão aos que evoluem do leite para a Via Láctea e brilham nos píncaros da picaretagem...

    1. Nós pessoas honestas e trabalhadoras sabemos porque o Brasil virou esse paraíso para bandidos , com esses ministros que temos que mudar as leis e rasgar a constituição para se beneficiar e beneficiar os seus . estou super cansada! Lena

    1. Você acabou de batizar: BOLSOLÃO. Parabéns👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  35. Se nós não conseguirmos eleger Moro , melhor fazer parte dos milhões de brasileiros que já moram em outros países mais decentes

  36. Claro que isso é uma calunia contra o probo deputado. Esse dinheirinho ele juntou quando vendia leite, ainda menino, e por ter medo de roubo ele anda o dia inteiro carregando essa porcaria de dinheiro. CAMBADA !!!!!

    1. Você está certo. Deixem o deputado em paz, CAMBADA😡

  37. Já cantava o General Heleno: se gritar pega Centrão, não fica um, meu irmão… e a música se alastrou tanto que já podemos cantar “se gritar Pega governo do Capetão, não fica um, meu irmão…”

    1. Não seja injusta com todos os outros corruptos que passaram pela presidência. Muda partido, muda o nome mas é tudo igual por décadas. Vergonha para nós eleitores. Escolhamos certo em 2022!

  38. uma situação,escrachante e imoral faz pensar em querer implodir tudo isso,a cinzas de um vulcão de revoltas ,em um País injusto, desumano e cruel .Onde os miseráveis debocham das leis humanas e de Deus! como esta Justiça Divina nunca falha,cabe- nos esperar com fé nas leis superiores de Deus,que sempre chega,e o inferno superlotar de animais ,desta espécie desprezível,sem que precisemos sujar nossas mãos!!!!!!

  39. O relato desta matéria é apenas uma gota d’água num oceano. Todos os parlamentares que “apoiam” o governo utilizam este artifício. Por isso seremos pra sempre o país do futuro. Dinheirama saindo pelo ralo. Sempre foi assim. O povo não quer saber destas questões, briga apenas por futebol. Nosso país é o paraíso pro corrupto. Somente sairemos desta situação qdo elegermos um governo preocupado com educação e geração de emprego. Moro 22. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Não será suficiente eleger o Sérgio Moro. Sozinho, ele fará muito pouco. Temos que instruir amigos, parentes, colegas de trabalho, vizinhos, etc. a votarem conscientemente. Sei que é uma tarefa gigantesca, mas se cada um fizer um pouquinho, conseguiremos limpar, ao menos, parcialmente, o congresso.

    2. eu TB MORO ,2022 sempre!canalhas na cadeia ,ou mendigos nos viadutos em inúmeras reencarnações,catando ossos para comerem!

    1. Já pensou se o Lula voltar e trabalhar nesse esquema de Orçamento Secreto? Sem Lava-jato, Moro e Deltan para atrapalhar? Vai ser o fim dos tempos de verdade. MORO 2022.

  40. Parabéns Paulo e Rodrigo!!! Mais uma vez a Crusoé descortinando criminosos asquerosos. Este é um entre tantos outros ladrões congressistas, prefeitos e o escambau desta latrina. Agora, será que o Aras tomará uma atitude proba? Duvido. Será que o STF, parte cooptado pelo crime, julgará seguindo a constituição ou segundo suas interpretações imorais? O congresso cobrará sim dele, parte do butim!!! Político no Brasil é sinônimo de criminoso.

  41. Cappelli e Rodrigo Rangel, meu muito obrigada pela excelente reportagem! Somente o Antagonista e especialmente a Crusoé nos traz a luz do que realmente acontece no Brasil, o resto da Imprensa é só blá… blá…blá… para tapiar o brasileiro!!!

  42. Tem problema não. Mais hoje mais amanhã o prcesso chega ao STF e o Maranhãozinho sai inocentado e limpinho. Qem viver verá.

  43. Parabéns Paulo Capelli e Rodrigo Rangel. Grande e corajosa reportagem. Mesmo que os meliantes não sejam presos, ficou clara e incontestável a podridão desse desgoverno. E pensar que essa deplorável imagem é do meu e nosso dinheiro sendo surrupiado.

  44. Os corruptos achavam que a época do PT que era boa, que nada, nunca antes na história deste desgraçado país se roubou e fartou tanto como agora. E com toda certeza da impunidade, que será sacramentada por gerações, caso a dobradinha lula/bozo consiga vencer novamente.

  45. Perto do Bolsolão , o mensalão do PT virou brincadeira de recém nascidos prematuros ! Bolsonaro é corrupto desde sempre , assim como sua família e obviamente o centrão que ele sempre fez parte como baixo clero ! #moro2022

  46. É uma pena que só na época do juiz Barbosa teve algum julgamento de políticos, porque o STF não julga as rachadinhas da família ilustre já que ele tem foro privilegiado ?

  47. Ele livre, leve e solto. E a mãe que roubou a manteiga para o filho faminto ficou presa por mais de 6 meses...pobre e porca a nossa justiça. Cadeia para esse bandido do grupo do Bolsonaro.

  48. Que horror, que absurdo! E isso é só 1 político, só a ponta do iceberg. A hora que a PF começar a desenterrar, vai feder muito ainda.

  49. A história conta que os antigos comerciantes cruzavam a rota da seda, cheia de riscos, entre o extremo oriente e a Europa. A história atual conta que políticos brasileiros percorrem a rota do dinheiro fácil entre o erário e o próprio bolso: anões, vampiros, mensalão, petrolão, quadrilhão, cuecas, rachadinha, e agora a mais nova rota da corrupção “emenda do relator”. Acorda Brasil!!!

  50. covardia e pilantragem de uma gente asquerosa protegida por ministros do supremo da mesma laia que nunca fizeram concurso público e que não têm a menor capacidade técnica e moral para julgar esses picaretas safados e egocêntricos. esses parasitas sem controle ainda destruirão essa mesma corte de mercenários que os defendem!

  51. Bem não vai acontecer nada, o congresso não vai fazer nada, o STF também não, pois não tem corrupção no governo do mituuuuu

  52. A defesa do deputado é a nova regra na política brasileira: se eu pago os impostos, não interessa de onde veio o dinheiro. Se está declarado no imposto de renda, não tem problema. É o escracho do escracho. Somos todos otários.

  53. Mais do mesmo! E o pior é que não vai acontecer nada. Todos os que roubaram e roubam o país são inocentados ou soltos pelos tribunais brasileiros. Só é condenado o pobre, o pé de chulé e todos os brasileiros que não tem dinheiro para pagar!

  54. Com a habilidade de gatunos profissionais, os presidentes da Câmara e do Senado arriscaram tudo- e conseguiram!- entre outras, enfrentar o STF e aa toque de caixa montar uma legislação (mais uma) para atropelar a opinião publica. Imaginem o que estes senhores já aprontaram e, ainda, irão aprontar. Chega de maranhõeszinhos pé’-de-chinelos.

  55. como a revista esclarece as informacoes postadas em: https://imirante.com/sao-luis/noticias/2021/12/03/josimar-comenta-reportagem-da-crusoe-com-imagens-de-dinheiro.shtml ?

    1. Perdi o meu tempo pesquisando o que vc coloca. Vale ressaltar que a matéria cita que o tal Maranhãozinho diz que os recursos era de atividades empresariais. Porém fica evidente na matéria, que é uma investigação de mais de 1 ano da PF, que coletou provas robustas contra o deputado. Num país civilizado, esse deputado pediria o afastamento, ou seria afastado da função imediatamente. Moro 🇧🇷

  56. E A ESCÓRIA GRAÇAS AO GAVETÃO FECHADO DO FICHA SUJA LIRA TEM FORO PRIVILEGIADO.FILHOTES ACIMA DE TUDO E LÁ DROES ACIMA DO PAÍS .MESDIAS 1:171

  57. Além de parasitar o Estado, acabar com o combate à corrupção, JB ainda vai patrocinar a eleição de mais e mais corruptos para as próximas gerações.

    1. Governo de cor RUPTOS ,onde a prioridade é 💰nas cuecas e não na educação nem na saúde

  58. Pq esse sujeito faz toda essa roubalheira de uma maneira tão escrachada, assim como tantos outros há mto tempo nesse país, pq não acontece nada, essa corja se protege! Enqto isso a população passa fome, não tem educação, saúde, proteção, políticas públicas. Só Deus para punir esses seres abjetos!

  59. Isso mesmo sempre haverá uma pedra no caminho no combate à corrupção. Quando chegar a hora, se ela algum dia chegar, as desculpas mais esfarrapadas serão dadas para manter a impunidade reinante. De plantão para efetivação dessa impunidade: João Plenário, Lewan (para os íntimos), O amigo do amigo de meu pai, Kássio com K e agora o peruqueiro Andrezinho amiguinho da Noivinha do Aristides. Precisa-se dizer mais alguma coisa, ia me esquecendo, a famosa e cultuada Prescrição. Canalhas e Canalhas.

  60. Semana passada estavam elogiando o PL pq não ia aceitar o presidente 🤣😆😄. Agora desse a lenha, vocês são muito HIPÓCRITAS.

  61. Nossa! dá um nojo lendo isso. E o pior de tudo é pensar que toda a investigação será desacreditada/desmantelada por ministros como o Gilmar Mendes (o ministro que resolve), o "amigo do amigo de meu pai" e os 10% do Bolsonaro. PQP! estamos f.....s.

  62. Sabe quando se vai no rio tiete pega uma pequena amostra de agua contaminada pois isto é uma pequena amostra do rio de corrupção que corre solto no Brasil quem foi que disse que acabou com a lava jato porque não tem mais corrupção?

  63. Tem que ser muito iludido pra achar que o jeito brasileiro de fazer política vai mudar. Os Tribunais Superiores estão comandando o desmanche do combate aos salafrários do colarinho branco. Não tem jeito. Ninguém vai mudar isso enquanto o povo continuar elegendo 'Maranhõezinhos' da vida Merecemos o que temos. Parem de votar por pelo menos duas eleições; mostrem sua indignação contra esse sistema corrompido e corruptor. Esqueçam o "herói" da vez. O grande personagem anti-sistema tem que ser o povo

  64. Tendo em mãos tamanha quantidade de provas de corrupção porque as autoridades da polícia federal e os urubus vermelhos togados ainda não agiram para punir o deputado e sua camarilha? Será que estavam esperando os antas divulgarem as trapaças? Surreal a atuação dos antas, da PF e dos urubus togados.

  65. Esse é um dos filhotes da canalhada que habita os 3 poderes. Chega a ser vergonhoso ser brasileiro. Honesto e trabalhador, então, é sinônimo de trouxa, manipulado por essas excrescências politicas. Moro 2022!! #morosempre

  66. Já já acham uma ilegalidade conveniente nas investigações, ou criam uma lei nova que vale pro passado e tudo acaba em pizza novamente.

    1. Não precisa. Dinheiro do crime usado para financiar eleição é crime eleitoral, vai para o TSE onde será sepultado.

  67. Maranhãozinho, deputado por aquele estado que é um dos mais pobres do Brasil... Caramba, por quê será que o povo maranhense é tão pobre e necessitado, hein?

  68. Caramba! Tá explicado o porquê de tanto desespero por conta do orçamento secreto e das emendas de relator! Pqp! Que país eh esse gente?

  69. Embora Bolsonaro e o STF tenham acabado com a Lava Jato. ainda existe uma boa parte da PF que não se corrompeu. Basta agora escancarar essas ações,para que o povo retorne às ruas a pressionar este Sistema corrupto.

  70. Impressionante a articulação desse político corrupto. Tem enredo aí para um filme que seria sucesso de bilheteria. "Vai vendo, Brasil".

  71. Uma CLEPTOCRACIA não pode dar em outra coisa que não seja recessão, inflamação, empobrecimento da população, encolhimento da atividade econômica, recrudecimento do padrão de vida, aumento da violência. Uma perda irrecuperável! Um país que tem tudo e que não tem nada ao mesmo tempo, uma pena!

  72. A CORRUPÇÃO SE ALASTROU COMO NUNCA. JAIR BOLSONARO É SIM O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA ATUAL SITUAÇÃO. TOMA LÁ DA CÁ, EMENDAS SECRETAS, JUDICIÁRIO LENIENTE, FORÇAS ARMADAS LENIENTES, JUDICIÁRIO LENIENTE E ASSIM POR DIANTE. LAMENTÁVEL... NO BRASIL O CRIME COMPENSA SIM E QUEM É HONESTO É RIDICULARIZADO.

  73. Esse stf é mesmo uma vergonha, como pode com todo esse material esse escroque ainda está solto por aí botando banca? E o Pangaré Sociopata quer levar o COAF para debaixo das asas do Ministério da Justiça. Os caras delinquem e dizem que terceiros querem criminalizar a política. Quadrilheiros.

  74. Eta, Maranhão velho de guerra! Sarney, Flavio Dino e Josimar! Bolsonaro e Lula, as duas almas gêmeas mais honestas do mundo! Lula pra presidente e Bolsonaro pra vice! FORA MORO!!!!

  75. ORÇAMENTO SECRETO, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  76. O povo tem que ir pras ruas novamente, fazer muito barulho, se mostrar indignado. Aliás, tal indignação chega dar desespero e dilacera alma mente e coração. Até quando meu Deus?!

  77. O Brasil está superando a Itália com seus políticos. A reação ao combate à corrupção conta com ações articuladas entre todos os podres poderes. A bandidagem grassa neste país que tem Lula solto, Flávio Rachadinha com prerrogativa de foro, e por aí vai. Isso jamais terá fim. Nós merecemos isso tudo em razão de não sabermos escolher, ou até mesmo de não nos importarmos, de fato, com a política. O Brasil é o país do jeitinho. Jeitinho é nossa corrupção diária.

  78. A CORRUPÇÃO NUNCA ESTEVE TÃO ENRAIZADA COMO ATUALMENTE E COM OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO TRABALHANDO PARA SAQUEAR OS COFRES PÚBLICOS COM ESTA NOVA VERSÃO DO CRIME QUE É O "ORÇAMENTO SECRETO ATRAVÉS DE EMENDAS PARLAMENTARES". REALMENTE SÃO PIORES QUE OS PETRALHAS POR DIVERSOS FATORES MAS ESTÃO COM O DIAS CONTADOS POIS É POSSIVEL MORO GANHAR EM PRIMEIRO TURNO E A LAVA JATO TAMBÉM SERÁ ELEITA PARA O CONGRESSO. TENDO APOIO DE DIVERSOS SETORES E NOMES COMO O GENERAL SANTOS CRUZ VENCEREMOS🇧🇷

  79. Ora, ora..! Estamos no Brasil! O ilustre deputado goza de boa proteção de nossas leis / sistema judiciário. Provavelmente, muito em breve, garantirão de que trata-se de pessoal de melhor qualidade, não cabendo incomodá-lo com questões pequenas como essa. A ver! (só ver o que já ocorreu com Lula, JB, Flávio, Valdemar, ....)

  80. Polícia!!! Pega ladrão!!! Pega político ladrão!!! É por isso que querem esconder toda esta sujeirada de emenda do relator debaixo do tapete. Triste Brasil. Mas que problemão cultural.

    1. República de ladrões. É sim uma Cleptocracia - somos governados por ladrões, desde o Planalto até os mais distantes vilarejos da nação. As autoridades são ou convivem com ladrões, os quais usam e abusam do foro privilegiado, quase sempre acobertados pelas cortes superiores e corporativismo. Não existe respeito pelas Leis, nem pela Constituição e menos ainda, ou melhor, nenhum pelo Brasil e pelo Povo continuamente espoliado. Cada eleição é um verdadeiro estupro eleitoral e moral. Só por Deus!

  81. A canalhice corre solta na republica dos ladrões. Republica bananeira é um elogia ao brasil zinho. Somos atacados diariamente por ladrões sob o manto da lei ainda por cima. Estamos perdidos. País de m....

  82. Prezados, esta reportagem é importante demais para ficar disponível somente aos assinantes. Por favor, considerem torná-la disponível também para os não assinantes, para que possamos compartilhar.

  83. Polícia!! Pega ladrão!!! Político foi pego no flagra com a mão na cumbuca. Por isso que queriam varrer tudo pra baixo do tapete. É muita maracutaia. Triste Brasil. É um problema cultural!!

  84. Infelizmente não acredito em resultados práticos. Sempre acho que acaba tudo em pizza. Infelizmente. Os bandidos estão soltos, como vemos nessa reportagem, e parece que continuarão assim.

  85. Esse negócio de emendas do relator coloca o petrolão e o mensalão no chinelo. Lula está com inveja do Bolsonaro. triste

    1. Corrigindo: Sozinhos, Moro e Dalagnol não conseguirão....

    2. O povo brasileiro precisa renovar a maior parte da bancada de deputados federais e senadores escolhendo candidatos honestos e íntegros, disposto a mudar esse lamentável cenário vivenciado no Brasil. Sozinhos, Moro e Dalagnol não conseguiram fazer muita coisa, é preciso elegermos candidatos com ficha limpa e que estejam dispostos a passar o Brasil a limpo. Além disso, o nosso Poder Judiciário também precisa ser renovado, esse nosso STF não tem qualquer credibilidade.

  86. Eu sou a favor de Sergio Moro em 2022 mas ele e seus ministros não terão como lutar sozinhos contra essa corrupção endemica que grassa o Brasil e que conta com tantos protetores no legislativo e no judiciário. Sinceramente não vejo muita solução,

    1. Só vejo chances se o apoio popular for grande. Ele tem a vantagem de ter um legado importante é não ter telhado de vidro. Aí pode usar a imprensa a favor da mesma forma q fizeram com a Lava Jato

  87. Infelizmente a maioria dos eleitores não leem jornais, muito menos a Crusoe, quando muito veem ou ouvem JP, Fakenews, tik-tok, etc. Nossa última barreira deveria ser o Judiciário, mas como sabido, grande parte dos magistrados participam ativamente dessas quadrilhas, inacreditavelmente dentro do STF, STJ, PGR, TCU, blindando os criminosos agentes da corrupção endêmica. Não bastasse a falta de justiça, congressistas promulgam freneticamente leis favoráveis a improbidade e impunidade. Como lutar ?

    1. Com o sistema de eleição para a câmara dos deputados, o chamado voto proporcional, não é possível renovar muito. O voto distrital tem que ser implantado, entre muitas outras medidas, para começar a mudar o rumo.

    2. O povo brasileiro precisa renovar a maior parte da bancada de deputados federais e senadores escolhendo candidatos honestos e íntegros, disposto a mudar esse lamentável cenário vivenciado no Brasil. Sozinhos, Moro e Dalagnol não conseguirão fazer muita coisa, é preciso elegermos candidatos com ficha limpa e que estejam dispostos a passar o Brasil a limpo. Quanto aos magistrados, realmente, é outra vergonha, também precisa ser renovada.

  88. Que vergonha desse país que parece não ter freio nenhum contra esse tipo de corrupção... pois quando são pegos as penas são brandas, e quando saem parece que saem com mais adeptos e mais fortes politicamente! Vergonha!!

  89. Parabéns aos jornalistas Capelli e Rangel pela matéria e à Crusoé pelo serviço de imprensa livre e competente. Essa matéria, evidencia, mais uma vez, a corrupção endêmica no meio político-empresarial, mas também contribui para contradizer a “descarada justificativa” levada pelo Lira e pelo Pacheco ao STF de que não é possível identificar o “caminho” das emendas do relator já executadas. Mentiram. Em frente ministra Rosa! Essa é sua obrigação como magistrada da mais alta corte. Assim esperamos

  90. Mais é mesmo, seguimos sendo roubados por uma gentalha desqualificada que no mercado privado seriam no máximo empacotadores de compra em mercados. Enquanto isso, as pessoas seguem acordando cedo, enfrentando transporte público de péssima qualidade, ou trânsito caótico por falta de investimento, hospitais de quinta categoria, educação de terceiro mundo e pagando impostos de para manter esses esquemas, um estado incompetente e ineficiente, cheio de inúteis e mordomias.

  91. Que nojo dessa política imunda. Esse sujeito já deveria estar preso, mas estamos no Brasil, onde a corrupção corre solta. 20 anos de REGRESSO. Parabéns a Crusoé.

  92. Enquanto isso, precisa PEC dos precatórios para distribuir míseros 400 reais aos que passam fome. Os políticos desse país nos envergonham!

  93. Náusea e revolta, profunda indignação, e ao mesmo tempo impotência frente à sabotagem do Mecanismo(STF, Congresso e Executivo) contra a Lavajato. E criticam Moro e lavajatistas por "criminalizar a política"...É a máxima do Ricardo Salles(que deveria estar preso há tempos), de aproveitar a pandemia pra passar a boiada...e a boiada desenfreada pisoteia e aniquila toda esperança de alguma dignidade neste podre país

  94. Inacreditável!! Já descobriram tudo!!Será que vão deixar as coisas assim?? Sem colocarem TODOS na cadeia, devolvendo nossa grana para poder ser bem utilizada??? Quero uma opção para salvar esse país.

  95. "Não há corrupção no meu governo , por isso acabei com a LAVA-JATO" Quadrilheiro , corrupto e vagabundo.

  96. no brasil é assim , o inquerito é sigiloso, o processo é sigiloso, o orçamento é secreto, a unica coisa publica e escancarada é o sofrimento do povo-ovelha. não existisse a crusoé e veria aquela pasmaceira de fohetin e pensaria, é até que não tá tão ruim.

  97. Aprendiz exemplar do Coronel Mor do estado, taí a explicação porque o índice de pobreza e falta de recursos nas prefeituras, no estado e no Brasil todo. É só a ponta do icebergue da corrupção deste país maravilhoso espoliado por esses políticos e corruptos, agindo impunes em seus foros privilegiados, sem medo de prisão em qualquer instância, abençoados e absolvidos pelo MPF e STF, com advogados pagos pelo contribuinte através dos impropérios fundos partidários. #MoroPresidente2022

  98. Um lugar tão pobre com políticos corruptos ,nosso País está entregue a um bando de maus políticos que controlam a distribuição de dinheiro através de emendas, aonde estão os que deveriam proteger a população.

  99. Precisamos urgente de Políticos Honestos. Algumas sugestões; Alessandro Vieira, Cantarato , Simone Tebet , Kataguiri ,Oriovisto , Álvaro Dias e alguns outros. Nessa eleição precisamos Fazer uma Faxina no Congresso. O nordeste principalmente.

    1. Sueli e Barone acham que a corrupção só ocorre no Nordeste. Belo exemplo de ingenuidade, preconceito e ignorância.

    2. De fato, esses políticos do nordeste são experts em roubar!!!!

  100. A PF ,uma parte já está vendida e está nada apura. Mas outra parte continua prestar grandes serviços. É importante que os eleitores fiquem atentos para não mais eleger esses ladrões vagabundos que não cansam de tirar dinheiro publico. Outro alerta é : será que Rodrigo Pacheco não conhece o esquema? Orçamento Paralelo? Estranho, Lira conhece. E por fim, para os que ainda não entenderam O ódio que nutrem pelo Sérgio Moro que desvendou como seguir o dinheiro e prender Corruptos. MORO22

    1. Verdade. Que MORO seja muito bem protegido porque o ódio dos ladroes do nosso dinheiro vao fazer de tudo para eliminá-lo

  101. Já devia estar preso há muito tempo, com os bens bloqueados, é revoltante ver como os políticos roubam e a justiça não funciona

  102. Só num país onde existe 220.000.000 de analfabetos funcionais isso acontece.Depois desta reportagem só falta prender o elemento e por muitos anos,mas como o indivíduo tem dinheiro (roubado) e amigos igualmente bandidos, será libertado e inocentado. Viva a educação pública de péssima qualidade que mantém os brasileiros no cabresto.

  103. Este escândalo veio a público, mas quantos outros iguais ocorrem nesse Brasilzão de meu Deus? Haja orçamento secreto para bancar tanta farra.

  104. Fato corriqueiro, que a PF do B tem arquivo para matéria todo dia. O STF do B irá a campo e o conterrâneo na próxima eleição será reeleito e segue o baile.

  105. Ele poderia pegar parte da grana e fazer um curso de português. Incrível como um semi-analfabeto consiga virar deputado federal e mandar nos destinos de um monte de gente.

  106. O limite tem que ser ZERO, esse sujeito já deveria estar fora da câmara dos deputados. Deveria apodrecer na cadeia. Assim comigo Rio o Maranhão caminha junto com políticos pra lá de corruptos.

  107. "Diga-me com quem andas que te direi quem tu és" "O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído"

  108. esse é o verdadeiro motivo pelos quais todos votam a favor de uma peça como essa e não a fome dos necessitando do nosso país. isso ai é prática em todo Brasil. se investigar pega tudo. mas com as instituições trabalhando em pro desses bandidos lideradas pelo chefe da quadrilha fica difícil. em quanto isso, vamos comendo ovo, pois carne tá difícil.

  109. Nada mais ilustrativo da política nacional.Uma raça de idiotas trabalhando para ser roubada por outra raça de bandidos. E se você fala " só matando" ,vem um prestimoso juiz e te encana por "insuflar ao crime e violência '"a órgãos , instituições e as excelências figuras públicas. É revoltante.

  110. Já estou com pena dessa equipe de delegados e investigadores do caso. Vão ser todos transferidos e pulverizados pelo Brasil a fora.

    1. o indicativo para verificar a PF não vendida será a transferência.

  111. Isso tudo acontece no nosso país graças ao nosso judiciário que também é corrupto!!! Aqui político pode tudo, graças ao aval do nosso judiciário!!! Vão argumentar que é perseguição política!!! Aguardem!!!! E somos obrigados a conviver com esse escárnio!!! #Moro22

    1. Vai tnc Marcelo !! Vce é cego caralho

    2. Absurdo é o que vcs estão fazendo com o país!!!! Absurdo é não termos transparência nas contas públicas!!!! Absurdo é o povo passando fome, roendo ossos, morando nas ruas e vcs saqueando o erário!!! Isso tudo é um absurdo!!!! Alô STF queremos transparência nas contas públicas!!!! #Moro22 Oor um país mais justo!!!

    3. continuam a assaltar os cofres da União e agora com mais força com a proteção dos tribunais superiores.

  112. Certamente algum juiz do STF vai anular as provas de vídeo e áudio alegando que as gravações foram feitas sem autorização do deputado ou que a PF não apresentou a nota fiscal de compra dos equipamentos ou qq outra besteira, e arquivar o processo.

  113. o dinheiro é dele, o maranhão é nosso. Essa dinheirama é só uma amostra grátis diante do dinheiro espalhado Brasil afora.

  114. O Brasil está infestado de Maranhãozinho, baianinhos, paulistinhas, carioquinhas, gauchinhos. goianinhos, Gilmarzinhos, Dorinhas, Lulinhas, Bolsonarinhos....., nem Sérgio Moro conseguirá consertar o Brasil. Só na bomba e na bala.

  115. Ter uma mente criminosa, juntar a isso muito dinheiro q o povo sua para ganhar e conhecer a "pessoa certa" q lhes dê esse dinheiro é a receita perfeita para eleger-se um político no Brasil. Como pode um Sérgio Moro disputar qq cargo tendo como concorrentes gente desse top? Aconselho Marcola, Fernandinho Beira-Mar e seus comparsas a entrarem na política, eles continuarão a fazer o mesmo "trabalho", mas com foro privilegiado. Em BSB os gângsters se protegem, quem entra bem é o povo q trabalha.

  116. O jornal o Imirante, do Maranhão, informou que Bolsonaro queria que o PL tirasse esse deputado do comando do PL maranhense para que ele, Bolsonaro, se filiasse ao partido. O Valdemar não atendeu e pelo que se viu o presidente deixou pra lá. Agora com essa operação e provas tão contundentes não é possível que o processo contra esse crápula permaneça em banho maria como está já há mais de um ano.

    1. No mínimo vão afastar o delegado que comandou a operação

  117. Para a surpresa de ninguém, os aliados de Bolsonaro estão à vontade na guarda do galinheiro. As imagens do deputado metendo a mão na grana são provas a serem invalidadas, se prevalecer o curso da impunidade no Brasil.

    1. Ainda tem gente perguntando. O que é Bolsolão? Se gritar Capetão não fica um meu irmão. Verdade General Heleno?

    2. Não precisa invalidar as provas. Como tem dinheiro para eleição, basta enviar todo o processo para o TSE e deixar caducar.

    3. Morno tentando entrar no grupo da política, com certeza pensando no dinheiro. Ganhar dinheiro é fácil, entrar na política, não.

Mais notícias
Assine agora
TOPO