Carlos Fernandodos santos lima

O eleitor bolsopetista

10.12.21

“Discutir com uma pessoa que renunciou a lógica é como dar remédio a um homem morto”. A frase de Thomas Paine, revolucionário britânico e um dos pais fundadores da democracia americana, resume bem a impotência que muitos sentem ao tentar abordar racionalmente os grandes problemas do país com boa parte do eleitorado que apoia um dos dois candidatos extremistas, Lula e Bolsonaro.

É bem verdade que o homem se guia, mais do que gostaríamos de admitir, pelas emoções do que pelo pensamento racional. Poucas opções de abordagem racional são passíveis de serem feitas para convencer quem acredita que Bolsonaro é um mito ou que Lula é um inocente perseguido pela CIA. Infelizmente, Nelson Rodrigues estava certo ao afirmar que “nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem”.

Eu só não diria que a política é a única paixão emburrecedora, pois o ser humano tem a propensão à evangelização seja para sua religião, paixão política ou time de futebol – deixando qualquer racionalidade de lado. Em certa medida, boa parte de problemas atuais da irracionalidade, do obscurantismo e da intolerância decorrem da ascensão das redes sociais, pois esse fenômeno permitiu que aqueles seguidores apaixonados de mitos e mentiras encontrassem na internet a bolha de pessoas que partilham do mesmo pensamento, passando a crer que essa pequena caixa de repercussão de suas próprias vozes seja igual à verdade.

Não que eu discorde que a inteligência de Bolsonaro seja um mito. Realmente a capacidade intelectual do atual presidente é tão real quanto um saci-pererê ou o curupira. Além disso, Jair Bolsonaro é um mitô…mano, mentiroso compulsivo e orgulhoso de sua ignorância e falta de estudo. Se fosse apenas um capitão do Exército reformado desonrosamente a vomitar equívocos em uma mesa de bar, bastaria virarmos as costas e o deixarmos falando sozinho. Entretanto, como presidente, sua compulsão pela mentira, especialmente em relação ao combate à pandemia, transcende a irresponsabilidade de um incapaz. Trata-se, isto sim, de um ato criminoso de desinformação que leva pessoas à morte.

Por outro lado, os extremos se tocam, pelo menos nos métodos. Não é à toa que dizem que, se caminharmos muito para oeste, chegaremos ao leste. Aqui, o apelo à paixão política, o uso da mentira e o populismo unem Bolsonaro a Lula. Este último, envelhecido e com as mãos sujas da corrupção escancarada em seu governo, também apela a mecanismos de mentiras semelhantes aos de Bolsonaro, para unir sua base de apoio. Os grupos de aficionados e simpatizantes do PT, entretanto, terão dificuldade de fazer a sociedade crer novamente na esperança que um dia Lula encarnou. Luiz Inácio Lula da Silva, por suas próprias decisões, optou por jogar no lixo o patrimônio ético que um dia o Partido dos Trabalhadores, e de roldão a esquerda em geral, representou – verdadeiramente ou não.

Assim, dificilmente os adversários de Lula deixarão de transformar o antigo jingle do “Lula-lá” em uma nova versão “Lula-drão”, assim como os adversários de Bolsonaro não esquecerão a rachadinha nos gabinetes parlamentares da família, a gestão criminosa do combate à pandemia e a péssima condução da economia. A única vantagem de Lula é que seus erros estão mais no passado dos que o de Bolsonaro, fazendo com que o pensamento maniqueísta e a pouca memória de boa parte da população acabe beneficiando a extrema-esquerda.

Entretanto, nenhum dos dois possui mais que 20% de seguidores realmente fanáticos. Considerando o número, é muito triste o simples fato de estarmos falando que 40% dos eleitores é incapaz de estabelecer um diálogo minimamente positivo sobre o país e seu futuro sem cair na radicalização política. Entretanto, devemos comemorar que é possível conversar com os outros 60%, pois essa maioria dos brasileiros compreende, mesmo que ainda não de forma totalmente consciente, que precisamos de soluções e paz, coisas que nem Lula, nem Bolsonaro são capazes de fornecer.

A abordagem, portanto, da terceira via deve ser pragmática e não ideológica. O convencimento dos eleitores que se encontram na centro-direita ou centro-esquerda se dará não pela radicalização política, mas por propostas para a solução dos problemas do dia-a-dia, como a inflação, a oferta de saúde pública, a escola para os filhos, a segurança pública e o trabalho digno. E aqui, é bom lembrarmos, pouco importa a cor do gato, mas sim se ele caça os ratos. Novamente, o que as pessoas desejam é voltar a trabalhar, com saúde, educação e comida dentro de suas casas, e não de discussões ideológicas ou guerras culturais.

Além disso, nenhum nome, nem mesmo o de Sergio Moro – pessoa que conheço há mais de vinte anos — é merecedor de qualquer endeusamento. A condução da Lava Jato, assim como o Mensalão, o Petrolão, a compra das Olimpíadas, as obras da Copa, as rachadinhas, o enriquecimento de familiares, a compra de mansões ou o recebimento do tríplex, tudo, enfim, deverá ser ampla e abertamente discutido na campanha eleitoral, inclusive em debates públicos. O combate à corrupção terá um papel secundário nesta eleição, mas o passado dos candidatos deve ser objeto de amplo escrutínio público.

Também será importante, mesmo diante de todas as dificuldades, que os eleitores da terceira via encontrem meios de buscar o eleitorado de Lula e Bolsonaro, para colocá-los diante de novas perspectivas políticas que permitam o avanço do país. A campanha não será desta vez decidida por propaganda ou desinformação, mas pelo debate na sociedade acerca do que cada um realmente espera para sua vida. Não se deve esperar, contudo, a adesão imediata e pública dessas pessoas à terceira via. Mas a abordagem racional e propositiva certamente fará com que muitos, especialmente aqueles que intimamente sabem que tanto Bolsonaro quanto Lula são um beco sem saída, além de incapazes de restabelecer a paz social e organizar a economia, abandonem silenciosamente esses dois populistas.

O importante, portanto, apesar de todas as dificuldades, é não deixarmos o campo da educação, da racionalidade, das propostas e da lucidez. Qualquer um que defenda uma candidatura da terceira via se sente tentado a responder aos comentários ultrajantes que são diariamente lançados em redes sociais, e até mesmo na imprensa, com agressividade e sarcasmo, mas aí jogaremos o jogo em que Lula e Bolsonaro são profissionais. O que fará a terceira via merecedora de alcançar o poder será justamente a superação desse modo de fazer política.

Isso não significa ser tolerante com a intolerância, com a mentira ou com a agressão aos valores que embasam a nossa sociedade. Entretanto, a resposta a essas violações deve se dar dentro da lei e pelas autoridades. O respeito, a busca pela paz e a capacidade de se colocar na posição do outro devem retornar à nossa democracia. E a oportunidade para isso começa exatamente agora.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro Já! Reforma política depois: parlamentarismo, voto distrital, candidaturas independentes de partidos, voto não obrigatório, etc... Mas,... se o povo não quizer, que tenha o governo que merece !

  2. Excelente colocação sobre o fanatismo sem qualquer possibilidade de raciocínio dos seguidores de Bolsonaro e Lula. É exatamente assim.

  3. Meu caro procurador, pensamento lúcido e abrangente sobre o assunto abordado e pedindo escusas pela possível vaidade, conforme com o meu. Desde o primeiro momento, entendi que a candidatura da 3ª Via, tinha que ser a candidatura de uma ideia, de um projeto, de uma equipe, de uma esperança. A sua estratégia de investir nos detalhes e provas dos crimes cometidos para ampla divulgação ao eleitorado, é fundamental e eu a implementaria com os prejuízos, quantificados para a assistência ao povo.

  4. O Brasil é um país do politcamente incorreto. Infelizmente, as razões elucidadas neste espaço não é compatível com a nossa realidade política, como também, o discernimento de nosso povo. O populismo é a voz sedutora que o povo ouve e gosta. A realidade é tão dura que é ignorada. O politicamente correto é a farsa.

  5. Magda, pra chiquinho só mesmo um antipsicótico. Rivotril é água pra ele. Tem que injetar na musculatura glútea dele um sossega leão, um HADOL acho que vai bem e ainda acrescentaria fernegan. Só assim chiquinho para de falar asneira. OBS: daqui a pouco chiquinho começa a dar chilique.

  6. Dr. Carlos Fernando, é de homens como o senhor, Moro, Dallangnol e Santos Cruz, que nós precisamos no Congresso. Candidate-se e apoie o PR MORO. Ele vai precisar do apoio de pessoas honestas, o que é raro nesse Congresso infestado de ratos 🐀 🐁

  7. Hipnotizados pelos encantadores de inocentes úteis, aqueles que continuam oferecendo lealdade canina aos corruptos, corruptores e contumazes saqueadores dos cofres públicos, promovem essa nefasta polarização entre Lula e Bolsonaro, agentes das trevas. Acorda Brasil! Por um país decente: SERGIO MORO Presidente!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  8. Como sempre, fantastica coluna, mas pra apressarmos a saida deste marasmo de uma democracia terceiro mundista como a nossa que se nutre o tempo todo de coopitandos e coopitados,necessario e urgente uma reforma politica que esta engavetada em berco esplendido dependendo da boa vontade do presidente da camara que nao esta nem ai pra mudar nada pra melhor, e sim continuar sem votar e o povo por sua vez tambem nem te ligo, mas entre tantos outros absurdos, acabar com a obrigatoriedade do voto.

    1. Perfeito JOEL. Este é o pior de todos os nossos problemas: O voto obrigatório! Esta excrescência nao existe em nenhuma grande democracia (nem nas pequenas). Não é lógico obrigar alguém, que não é politizado ou não está nem aí pro futuro do país, votar! É com o voto destes despolitizados que a turma do Centrão, políticos populistas e corruptos em geral (acho que fui redundante!) conseguem se perpetuar no poder.

  9. MORO PRESIDENTE E EX INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO. NÃO TEMOS OUTRA ALTERNATIVA PARA ESSA SITUAÇÃO ENTÃO CONVOCAMOS TODOS OS MEMBROS DO MPF E AGENTES DA PF QUE ESTEJAM ENGAJADOS NESTE PROJETO QUE VENHAM SE JUNTAR A MORO E DALLAGNOL NA GUERRA QUE SERÁ TRAÇADA PARA AS ELEIÇÕES DE 22. NA ARTE DA GUERRA "Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja estar despreparado; quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo" A ESTRATÉGIA VENCE A BATALHA

  10. É exatamente isso que penso Dr. Fernando. Perdi muitos amigos que se descobriram radicais. Não tenho paciência mais. O tempo urge. #Moro2022

  11. Afirmar que as respostas as violações devem ser dadas na lei e pelas autoridades é, no quadro de hoje, altamente fragil e improvável. Alguem acredita em Gilmar Mendes? Em Dias Toffoli? Em Lewandowsky? Eu não.

    1. Além de não acreditar, tenho desprezo por eles incluindo o mais recente ministro.

  12. Excelente texto, como sempre! Repensar a caminhada é preciso, urgentemente. Temos que considerar o que interessa ao nosso País, e escolhermos o candidato que mais se aproxime das nossas expectativas de termos um País mais desenvolvido, justo, e humano para todos. Não precisamos de pais dos pobres que deixam a própria família e amigos mais ricos. Nem de mãe, papagaio, isso todos nós já temos. Paz! Brasil para todos.

  13. Precisamos que esta abordagem racional seja mais ampla, incluindo os candidatos ao legislativo. Acredito que só assim teremos a superação do modo atual de fazer política

  14. Uma análise lúcida e ponderada que instiga uma reflexão racional e podem iluminar a mente de fanáticos cegos pela idolatria de mitos populistas

  15. Ótimo comentário. A terceira via precisa ser uma opção ao que de pior os 2 extremos apresentam, inclusive nos métodos. Queremos propostas e visão para o país, e não bate-boca com aloprados de Lula ou Bolsonaro. Propostas para economia, emprego, renda, assistência social, saúde, EDUCAÇÃO, segurança pública, REFORMAS política, tributária, administrativa, oxigenação das instituições SEM aparelhamento da esquerda, de centro, de direita (queremos meritocracia !)

  16. Parabens ao Dr Carlos Fernando pelo excelente texto o qual nos mostra o caminho que devemos seguir de uma forma clara, didatica e sensata, para que possamos chegar esolhendo uma pessoa que seja capaz de nos tirar do lamacal onde nos encontramos politica, social e economicamente. Acho mesmo que seja de utilidade publica a divulgacao de analises e textos tao racionais quanto, fazendo-os chegar nas escolas e faculdades, como ao povo em geral possa ficar bem informado. Moro vem ai ja,ja, JAIR.

  17. Atenção estabelecimentos de cuidados de longo prazo do Ceará! Estão sentindo falta de um paciente, idoso aposentado, um pouco desnorteado, agressivo (parece perigoso!) saiu e não consegue voltar e nem dar informações sobre seu endereço. Ele precisa urgente de seus remédios. Posso dar-lhe por enquanto um Rivotril?

  18. Se não fizermos uma Reforma Política radical, restaurarmos a lei da Ficha Limpa e a Lava-Jato, prendendo e mantendo presos esses criminosos do colarinho branco, que empesteiam o Congresso, bem como uma Reforma do Judiciário robusta, retirando dos Tribunais Superiores

    1. …esses ministros, que só votam de acordo com os interesses seus, das suas famílias e de seus amigos e coligados, estabelecendo um prazo máximo de permanência de 10/12 anos, além de reduzir em 1/3, pelo menos, o número de deputados e senadores, deputados estaduais e vereadores. O ideal mesmo seria extinguir salários para os vereadores, além de reduzir seu número de incapazes nas câmaras municipais.

  19. Não poderia falar nada sem citar a palavra "Dar Remédio a um homem morto" resume muito bem o que está acontecendo. Discurso de ódio , diálogo não existe impossível manter uma conversa com fanáticos parece que estão infeitiçados, cegos, surdos, para concluir alienados. Parabéns pelo artigo Dr. Fernando.

  20. A elegância da escrita de Carlos Fernando nos seduz. O pensamento lógico nos apaixonada. A humildade e a sínceridade com que nos falam pela leitura, torna-nos cativos. Parabéns a Crusoé por te-lo como articulista e todos os parabéns do mundo para um brasileiro que nos enobrece.

    1. Tenho profunda admiração ao Dr. Carlos Fernando Santos Lima e por seus textos. ... Cultura com lições de civilização.

  21. sei bem que a luz fere e humilha a quem se sabe idiota ou para viver tem de se dobrar ou vender .. não é por acaso que a Internet da mesma forma tem a LIXEIRA que abriga os energumenos escória que precisam andar de quatro para sobreviver . eu entendi relevo e pena não poder enviar a alguns um fardo de alfafa . ah sei sim tratar muito bem a "ultima flor do Lácio" e também as musas esquecidas pelos patronos . cuidado.

  22. Poderíamos eleger Jesus Cristo a presidência, sem alterar a configuração do congresso nacional, nada mudaria. Enquanto, elegermos reféns, nada mudará.

  23. Jácome o pior idiota é o que se presta a ser usado contra si mesmo .. a ignorância não produz apenas desgraça mas idiotas como você presa fácil do oportunismo pois jamais deixarão de ser vira latas . este é o destino de idiotas como você ser capacho de seus algozes . você é puro lixo se muito.

  24. O debate é importante para a reconstrução do país e temos que exercitar o diálogo sobre os problemas do país diariamente.

  25. Opinião muito sensata. Não consigo imaginar alguém com o mínimo de apreço pela ética, ainda apoiando esses dois personagens ...

  26. Prezado Dr Fernando Lima, seus textos são de clareza e civilidade ímpares. A crítica ao fato, que eleitores agem igualmente como torcedores de futebol, ou na fé em líderes “espirituais”, extrapola o nível da racionalidade, isola a ponderação de fatos, portanto o diálogo perde-se no imaginário em um frenesi de Fakenews. O preço poderá novamente terminarmos na idiossincrasia populista dos extremos, endeusando políticos. Mas podíamos ao menos ter mais magistrados dignos que honrassem suas togas.

  27. ... O autor da matéria tem doutorado, senhor Amaury Feitosa. É culto, educado e inteligente. ... Também domina a lingua de Camões e Machado de Assis. ... Fale menos asneiras. Escreva algo inteligível. O senhor mistura alhos com bugalhos e não diz absolutamente nada aproveitável. ... Também não é Jornalista.

    1. Quero enaltecer sua ignorância Dr Feitosa por isso o Brasil precisa ser Burro e Desonesto

  28. Exatamente. Se for para trilhar o mesmo caminho ñ faz sentido a expressão 3 via.. que, aliás devia ser chamada simplesmente de via, rumo.. afinal, Lula e Bolsonaro representam a ausência de rumo...

  29. jornalismo é o FATO na essência . comunicação é a Inteligência de divulgar fatos analisá-los de forma ética à luz da realidade e de cenários . perdemos nosso jornalismo hoje espremido entre MILITANTES comunazistas e os COOPTADOS pelo medo numa nação omissa ignorante manipulada idiotizada com seu Estado já TUTELADO por uma quadrilha e seus tentáculos a nos agredir e humilhar . a GUILHOTINA nos salva? os franceses cortaram as cabeças de seus reis e depois de seus políticos . e o que virá depois?

    1. Nem camisa de força resolve o problema mental desse Feitosa.

  30. Dr. Sérgio Moro, Presidente Dr. Paulo Artung, Casa Civil Dr. Deltan Dallagnol, MJSP Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, PGR Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento

    1. Gente boa e preparada nós temos! O Brasil 🇧🇷 tem jeito sim, MORO PRESIDENTE 2022!

    2. É o sonho de qualquer brasileiro sensato, apartidario e sem ideologia. É utopia pura. Uma pena.

  31. Seu convite irresistível à meditação e avaliação desapaixonada, a petistas e bolsonaristas, os 40% de insensatos do público eleitor, obriga a divulgação sem restrição aos não assinantes, desse primoroso texto. Crusoé, colabore com mais empenho para a salvação do Brasil 🇧🇷

    1. Cruzoé, libera pra divulgacão este primor de artigo.

    2. Sempre peço isso, pois os textos do Antagonista são de utilidade pública, e como tal deveriam ser usados em todas as escolas e universidades!

  32. Juntamente com os maravilhosos delírios semanais do Diogo, os textos do Carlos Fernando me dão verdadeiro prazer de leitura. Parabéns!

  33. Dr Carlos sempre oportuno nas suas colocações. Acho que temos que negociar com os eleitores que pretendem votar no Lula e no Bolsonaro, aqueles que mantém algum nível de racionalidade, mostrando que ambos, não tem a mínima condição de resolver os gargalos do Brasil. E temos um Oceano Azul para conquistar, os que não querem votar, pois não acreditam mais em nenhum político. Acho que é hora de bater menos e ouvir mais, buscando convergências. Moro Presidente 🇧🇷

  34. Carlos Fernando é o tipo de ensaísta que não desperdiça uma palavra sequer. O texto é enxuto, sem firulas nem perfumarias. Ele vai direto ao ponto e mostra a que veio. Daí a lucidez inexorável do seu artigo. Pensava em comentar alguns tópicos, mas seria chover no molhado, com perdão do clichê. Para terminar: Sérgio Moro para presidente. Carlos Fernando para seu Ministro da Justiça! Que danem-se os ratos.

  35. Sou um grande admirador de sua coluna e seu trabalho. Totalmente oposto ao que sinto pelos políticos Centrao e Gilmar Mendes dentre outros STF

  36. Desde a Lavajato que admiro sua perspicácia e seriedade. Você deveria ser o 3o Senador do Paraná, pelo Podemos ,junto com Álvaro e Arns.

  37. Objetivo, claro, fundamentado, perfeito. Uma contribuição enorme para quem quer buscar um caminho para o futuro deste país. Até a eleição de 2022, voltarei muitas vezes a ler este artigo. Obrigada!

  38. Tenho a grande honra de almoçar nas sextas-feira, com o artigo mais inteligente da semana, quando é Francisco o autor. Seu pensamento é complexo, como Morin.

  39. Excelente como sempre. O problema é conseguir um diálogo com a sociedade que seja desse nível, um diálogo onde impere a educação e o respeito , bem como a discussão de propostas viáveis e importantes para o crescimento do país....estamos tão acostumados às baixarias e polarizações...

  40. nenhuma pesquisa consegue medir quantos eleitores não irão votar. importante lembrar que em 2018 no segundo turno 30% dos eleitores não escolheu ninguém. aqui no rio vários conhecidos, inclusive eu, não saímos para votar em 2020. crivella ou paes, melhor ficar em casa. então acredito que o brasileiro já está saturado dos mesmos polítcos e partidos. moro até o momento é o único que se destaca nesse campo anti mecanismo. espero que ele entenda que não precisa fazer aliança ampla para ser eleito.

  41. Artigo impecável, lúcido. Raio X dos extremos a que estamos confrontados: de um lado o abismo, do outro, o precipício, com os 40 por cento de cegos fanáticos. Espero que o bom senso e equilibrio dos 60 por cento façam a diferença e "entrilhem" novamente o nosso amado Brasil.

  42. O eleitor bolso petista precisa ser estudado porque muitos frequentaram universidades e perderam a capacidade de reflexão sobre assuntos extremamente simples e cotidianos. Excelente texto!!!

  43. Sempre considerei um mistério que tanta gente comum, medianamente inteligente, via de regra cumpridora de seus deveres, simplesmente não compreenda a grande idiotice que é o culto a radicais populistas. Em toda boa família tem um.

    1. Meu voto será para o Moro. Sua sobriedade e senso de dever são sua carta de apresentação. Sem endeusar ou esperar milagres. Espero apenas que ele resista bravamente aos marqueteiros do partido que certamente tentarão enquadra-lo num figurino politicamente correto, descaracterizando as suas maiores virtudes.

  44. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  45. Ótima a reflexão: lógica e esclarecedora. No entanto, não podemos esquecer que o poder real no Brasil está, de fato, do outro lado da Espalanada: no Congresso Nacional, viciado, corrupto, incompetente. Se observarmos bem, entram e saem governantes e o enredo é sempre igual, todos se tornam reféns das diversas facções criminosas que dominam aquelas casas. Ora à esquerda, ora à direita, sem espaço para uma terceira via, que logo se torna Centrão, abrigando a mesma camarilha. Não vamos nos iludir.

  46. o que o mau jornalismo não informa é que até o momento ninguém capaz de encarnar a tal 3a.via e a polarização é parte da guerra suja que já vivemos . Moro inicia bem e terá apoio de múmias como MDB . PSDB e DEM mas há uma pedra no caminho que ignoram ou disfarçam? a coleta de provas ditas pelos Zeuses de forma ilícita a quadrilha e tentáculos matam o mito e o herói destemido . isto configura crime? por que não o processam? porque no momento não é conveniente mas o será oportunamente . aguardem.

  47. Excelente texto para reflexão. Precisamos acabar com essa polarização Lula x Bolsonaro e avançarmos para um Brasil que precisa de educação, saúde, segurança, estabilidade e comida na mesa. O Brasil já perdeu muito com Lula e Bolsonaro precisamos virar essa página.

  48. Tem uma lógica mais célere, do que a do Thomas Paine, meu caro Procurador. Já jogou xadrez com pombo? De acordo com o Lobo Mau, petistas e bolsonaristas são capazes de jogarem em dupla com as mesmas pedras.

  49. Aprendi a admirar o Dr. Sergio Fernando Moro ao assistir a dezenas de audiências presididas por ele, em especial as da Lava Jato. ... É um homem brilhante, lúcido e inteligente. ... Como é um ser REAL não dá para ser "endeusado". ... Estou fazendo campanha por um país diferente, com gente decente. ... Obrigado pelo texto, Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima.

    1. DR. SR. HOMEM BRASILEIRO. Suas colocações são de Grande valor. Precisamos dar remédio aos q. ainda estão vivos

    2. Exatamente como penso! Esperança que a 3a via cresça cada vez mais! Sergio Moro em 2022!

Mais notícias
Assine agora
TOPO