DiogoMainardina ilha do desespero

O Brasil morreu

28.01.22

A União Brasil morreu antes de nascer. A sabotagem de ACM Neto à candidatura de Sergio Moro provou que a fusão entre PSL e DEM só era boa para o DEM. O novo partido tinha a chance de apostar num caminho igualmente novo. Em vez disso, foi engolido pelo velho caciquismo carlista, intencionado a usar o cofre de Luciano Bivar, cheio de dinheiro público, para se tornar ainda mais forte em outubro, elegendo sua turma e expurgando todo o resto. Neste momento, de fato, ACM Neto negocia a degola de Moro tanto com João Doria (o quinta coluna da terceira via) quanto com Lula (que pode entregar-lhe a Bahia, renunciando a Jaques Wagner).

Mas não estou aqui para falar mais uma vez sobre Moro. Dane-se Moro. O que realmente importa, para mim, é o fracasso do Brasil em enterrar seu passado e seguir em frente. Em 1989, fui levado para conhecer o velho ACM, em seu casarão em Salvador. A visita foi insuportavelmente aborrecida e apaguei-a da memória, exceto pelo ar-condicionado polar, que provocou um resfriado em minha mulher, pelos oratórios barrocos espalhados por todos os aposentos, seguramente adquiridos com recursos profanos, e pela imagem grotesca de uns meninos engomados que cumprimentavam obsequiosamente o velho oligarca, entre os quais ACM Neto, que tinha apenas 11 anos. O Brasil não mudou nada de lá para cá. Continua naquela mesma página de Gilberto Freyre: lida, relida, sublinhada e anotada.

Na quarta-feira, Elio Gaspari disse que Lula pretende macaquear Tancredo Neves, que reuniu uma penca de democratas e derrotou a ditadura militar – quase quarenta anos atrás. Assim como o movimento de Tancredo Neves, que resultou em José Sarney, o movimento de Lula também vai resultar em José Sarney. Tudo, no Brasil, resulta em José Sarney: de Glauber Rocha a Casimiro, seja lá quem ele for. O Brasil é velho, José Sarney é velho, Lula é velho, Elio Gaspari é velho, ACM Neto é velho, eu sou velho.

No mesmo ano em que fui visitar ACM, Lula disputou pela primeira vez o Palácio do Planalto. Ronald Reagan havia acabado de encerrar seu mandato. Os principais governantes do mundo eram Mikhail Gorbatchov, Helmut Kohl e Deng Xiaoping. Lula foi eleito, reeleito e, depois de ter passado mais de um ano preso, flagrado no departamento de propinas das empreiteiras baianas, ainda assombra o país, com os mesmos parceiros, os mesmos propósitos e os mesmos métodos que o acompanharam à cadeia.

Eu antevi tudo isso no casarão gelado do velho ACM. Ao contrário de mim, ele nunca vai morrer.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É Diogo… viver requer coragem de enfrentar as adversidades. Ah, ia esquecendo: por que você na citou o amiguinho Kim Kataguiri, aquele que teve um ”lapso verbal”?

  2. Paulo, conheço muita gente, famílias inteiras até, que se mudaram de vez para além-fronteira. Moro estava muito bem lá fora. Optou por vir aqui, tentar o que esperamos dele. Sabemos que ele não tem a “malandragem” política, e nem a ousadia dos crápulas. Mas isso é o que mantém nossa esperança de um bom presidente. Poderei juntar-me-ei ao êxodus, se tudo falhar. Contudo, não sem antes tentar: Moro Presidente! É urgente!

  3. A realidade é dura e deve ser encarada para que soluções sejam encontradas, SM é fraco como político, ruim de discurso, e sua principal bandeira não é o foco hoje, simples assim. Aceitar esse fato e dando força para quem realmente tem chance de fazer bem e diferente ( politica!!! ), e sem tendências para as imbecilidades e as deficiências explicitadas do gestor de turno. O preparo básico, fazer polita saudável, e atitudes republicanas são fundamentais para o cargo. O resto é o resto

    1. Hoje: "se isso..., se aquilo..., se também aquilo outro...🤭🤭🤭....zzzzzzz". Daqui a 50 anos: "se isso..., se aquilo..., se também aquilo outro...🤭🤭🤭....zzzzzzz". Daqui a 500 anos: "se isso..., se aquilo..., se também aquilo outro...🤭🤭🤭....zzzzzzz". E a 💩💩💩 continua...

    2. Você "combinou com os russos" -, em especial com sua Exa. Vladimir Putin? .. Se sim, tudo ok.

  4. Estou muito DESCRENTE e desanimada. Meu voto é de Moro, debaixo dágua, torrando no sol, do fio de cabelo a planta do pé. Assisti ontem o jornal da band, e fiquei decepcionada com os jornalistas DEPLORÁVEIS tentando culpar a Lavajato até pela cratera do metro de S. Paulo. Estou depressiva, é uma GENTALHA nojenta.

  5. O que esperar de um "elemento" que tem o sangue do velho ACM em suas veias? Só ia dar nisso mesmo (se é que a gente sabe de tudo sobre suas atividades políticas).

    1. Quem sai aos seus não degenera. OU É MORO OU É NULO

  6. Diogo, sou tão velho quanto você, no entanto não entendo como você coloca todas as suas fichas de esperança em um "estagiário", sem nenhuma experiência política ou de gestão pública. Vou de Ciro Gomes. Moro é um estagiário e seria engolido pelo CENTRÃO.

    1. ENTÃO, FALANDO EM GESTÃO PÚBLICA, É DORIA, VEJA O EXEMPLO DE SÃO PAULO. MAS O POVO VOTA PELA SIMPATIA DO CANDIDATO, NA VELHARIA, NO PRATO DE COMIDA, NO VALE GÁS, VALE TRANSPORTE, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE LEITE, ETC, ETC, ETC

  7. Excelente texto, Mainardi! Brilhante mesmo. Pena que dói tanto na alma dos que compartilham esses sentimentos de impotência e tristeza pelo Brasil.

  8. A velha oligarquia é a base da desgraça do Brasil. Travestidos de sujeitos honrados, os mandatários do Brasil não são nada mais do que gângsters.

  9. A velha oligarquia é a base da desgraça do Brasil. Travestidos de sujeitos honrados, os mandatários do Brasil não são nada mais do que gângsters.

  10. Quando Zélia Cardoso de Melo recebeu o sinal verde do “Caçador de Marajás” Collor de Melo para confiscar a poupança dos brasileiros , parecia que o Brasil ia implodir. Não implodiu . Meu avô português sempre dizia ...”o Brasil é algo tão extraordinário que o golpeiam de dia e ele se regenera a noite .” Não conheci meu avô .Mas estas palavras transmitidas por meu pai ainda ecoam em mim . O Brasil não morreu . Não morre . É e será sempre impávido colosso . Muito cedo para desistir. Avante .

  11. Moro garanto que é feliz,honesto e humilde.Moro serã Presidente o povo já estã empanzinado de tantos políticos nojentos e sem brio.

  12. Morreu mas reviveu, o povo acaba de acordar para a maracutaia tanto do Luladrao quanto do Minto do centrao ladrao. Ambos acabaram com a pobreza dos filhos, o do Luladrao so anda de jatinho proprio e Lurarapio ja deve ter o dele em nome de algum laranja, e os dos Minto incluindo a ex esposa mae do 04, sendo que o 01 ja comprou a dele de 6 milhoes, viraram os maiores compradores de mansoes de Brasilia. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  13. Eu não tenho a menor esperança com o Brasil. Temos uma das piores educação do planeta e um as.no que nunca leu um livro na vida, como ministro da educação. Não há um futuro, só um passado podre, corrupto, jeca. MS

    1. Olhemos para a frente Maria, nossos filhos e netos esperam algum legado de nossa geração.

  14. O Brasil vai perder a chance de dar um passo a frente elegendo Bolsonaro ou Lula. Temos a.oportunidade de mudar com Moro ou Simone Tebet ou até o candidato do Partido Novo. Mas a idolatria é a ignorância de um povo por políticos não vai deixar. E o país vai continuar patinando mais quatro anos. Para quem pode o melhor caminho é mesmo o aeroporto.

    1. Não tem vaga para todos insatisfeitos nessa aeronave. A melhor decolagem continua sendo o voto na mudança. Vai chegar o dia em que um Moro tocará na grande ferida da educação básica de qualidade para que o adulto saiba votar consciente

  15. A conclusão é que esse estado de coisas só pode ser mudado usando se a força. Alguns imbecis acreditam que o boçal que sempre fez parte desse sistema seria o personagem a realizar a revolução. Para nós que não admitimos agir fora das regras, resta só o desânimo.

    1. Uma hora um general sacudo (não os do Bolsolixo) resolve dar um fim nesta bandalheira, podridão política...

  16. O Brasil mudou com bolso.22. meu amigo!!!!!!! 3 anos sem denuncia de corrupção. 3 anos!!!!!!!. 3 anos!!!! 3 anos!!! Pqp ! Pqp! Pqp! Acompanhem os ministros! Gente do mais alto gabarito !;Guedes, Salles, agricultura, educação, saúde, etc pra quem produz , este país e muito bom! Pena q vocês não se encaixem na ala produtiva, pagadora de impostos!

    1. SERIO: algum de voces produzem algo. duvido procure se informar melhor.

    2. Tire a viseira ou comece a ler jornal, e não escute a joven pan

    3. Sem corrupção. Covaxin, rachadinhas, 01,02,03,04 e seu milicianos.

  17. Fazem 21 anos que abandonei o Brazil, ainda jovem com pouco mais de 20 anos. Abandonei-o por puro desânimo, por falta de esperança e perspectivas de um dia ver um país mais civilizado. Apesar de tudo ainda restava uma pequena esperança que o eterno país do futuro se livraria do seu atraso. Hoje é triste constatar que o país mudou, para pior. O futuro chegou. Ele é o passado.

    1. O BRASIL VAI MUITO BEM. BASTA TRABALHAR MUITO. LONGE DE GOVERNO. PRONTO. PAREM DE VER GLOBO.

  18. Mainardi, entendi o "dane-se o Moro" como um desabafo. Cá entre nós sabemos que o Moro não precisa do cargo de presidente e ele sabe disso também. O Brasil precisa muito mais do Moro do que o contrário. O problema é que o Brasil ainda não se deu conta disso.

  19. Tenho esperança e trabalharei até o fim para mudar essa triste realidade do meu país elegendo #MoroPresidente2022 e renovar a Câmara e o Senado . Viva o Brasil !!! Viva prisão em segunda instância !!!! Viva o fim do foro privilegiado!!! Por fim , #AbreAsContasBolsoLulas

    1. Continuaremos a lutar até dar certo, não temos outra alternativa 🇧🇷💪

    2. Ter esperando , lutar por esperança, rezar por esperança esse é o dilema do povo brasileiro

    1. No contexto do texto , Moro não faz parte . É a diferença , o contraponto. Creio eu.

  20. Uma vergonha o que se assistiu esta semana no judiciário brasileiro o que faz o mundo todo ri da nossa cara e debochar sem ressalvas, pois em Brasília foi extinto o processo contra Lula do triplex por prescrição o que não tira a culpa do réu mas ele comemora como sendo inocente, e o pior o MP faz a defesa do réu. Só lembrando o MP defende a nação de ser roubada e não o contrário. Realmente melhor local deste país é o aeroporto!

  21. Pela primeira vez em anos, o Diogo não falou do Bolsonaro e isso é muito significativo. Eu sei q o Diogo sabe q Bolsonaro tem grandes chances d ganhar do ex-detento já no 1º. O Diogo sabe q essas pesquisas q dão o Lula e seus eleitores fantasmas com 48% de intenções d votos são falsas, pagas por bancos e outras corporações q querem o retorno do ladrão-mor. O Diogo também sabe q o ex-juiz Moro não vai conseguir sair dos seu 8% e o odiado MBL será a sua pá de cal final.

    1. Bolsonaro é carta fora do baralho! O futuro dele é Bangu 8, kkkk!

    2. Fazendo outra leitura, será porque Diogo já viu que Bolsonaro é carta fora do baralho? Hoje é apenas um esquisitão que o mainstream não se interessa mais em "carregar"? Para que passar vexame com o doido da cloroquina, se Lula possibilita as mesmas vantagens e é mais previsível?

    3. Cada um acredita no que quer, ou no que merece. Tem gente que até acredita em terra plana e que cloroquina cura covid. Imagine só. Nyco.

  22. A situação mais perversa, a bomba relógio que ninguém percebeu, foi a constituinte de 88. O centrão, consolidado no tempo da ditadura, plantou as tais cláusulas pétreas, com o transitado em julgado e o "presuntão" de inocência. De 88 para cá, foi um ganho em impunidade a cada ano. Sim, a síntese do país é sarney-macunaíma. O coronelismo é a impotência de renovar. Estamos sitiados por partidos-quadrilhas e ameaçados pela maior orcrim de todos os tempos, o pt - comandado pelo capo lula.drão.

    1. Engano seu Maria. Eu estava lá acompanhando tudo isso...

    2. Quem plantou tais cláusulas não foi o centrão, mas os constituintes de esquerda que voltavam do exílio e queriam garantias de que nunca mais iriam viver as ilegalidades da ditadura. Erraram na dose e criaram salvos condutos para criminosos, incluindo eles mesmos quando chegaram ao poder.

  23. Deus no livre desse lula incompreensível essa candidatura dele que pesadelo esse pacotao dos dois extremos! Socorro Moro 2022

  24. Acho que seria muita pretenção da candidatura Moro migrar para o ainda não parido União Brasil. Falta de foco pode acabar inviabilizando a candidatura Moro. Por exemplo, a divulgação do salário dele na empresa onde trabalhou foi meio amadora.

  25. Eu ja disse e repito, esta banana de pais so vai melhorar no dia em que o povo perder a paciencia de JO e for pra rua democraticamente e balancar as estruturas do poder, exigindo mudancas e reformas de ha muito necessarias como reforma politica com voto distrital, nao reeleicao, reforma fiscal e tantas outras deixadas pelo caminho por este congresso bandido e corrupto, cheio de concubinos e prostitutos politicos, ladroes dos impostos que pagamos. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  26. Mainardi, você é preciso na descrição de um Brasil desesperador. Ao povo deveria ser perguntado em pesquisa: “POR QUE VOTAR EM LULA? BOLSONARO? “ Uma oportunidade de mudança surgiu. Sérgio Moro, antecipou a rescisão do seu contrato de trabalho no exterior e voltou por puro amor à Pátria. Mas a visão do povo fica embaçada pela política dos velhos políticos. São fascinados por eles, a despeito de saber que o Brasil continuará igual e sem perspectiva de mudança. Tudo velho. Nada de novo!

  27. O ACM NETO somente esqueceu-se de uma coisinha basica para alcancar seus intentos de ser governador, esqueceu-se de combinar com os eleitores baianos, os quais nao sao idiotas na sua maioria. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE . JAIR caindo fora.

  28. Crusoé abandonou o MORNO 😆🤣🐁, Podemos leiloando o MORNO 😂😆🤣🐁, sobrou como vice do margarina 😂😃🤧😩😭

  29. Necessario se faz que os baianos que querem mudancas nesta esculhambacao que ai esta em termos de presidencia da republica saibam de que ACM NETO deu as costas para o projeto de mudanca de olhos nos cofres do artido do senhor BIVAR e deu uma banana para o projeto de mudanca apoiando MORO. Ainda se fala que vai apoiar o Luladrao numa negociacao com o chefe da quadrilha do PT a fim de Jaques Wagner abra mao de sua candidatura ao governo em favor do ACM NETO o qual sairia vitorioso ao governo da Ba

  30. Até outubro vou bater na mesma tecla: temos que votar no candidato de 3a via melhor colocado nas pesquisas próximas da eleição. Considero o Felipe D'Avila o mais preparado, mas votarei no que estiver à frente. Nem Lula (ladrão), nem Bolsonaro (mau-caráter) ...

    1. Parabéns vc e seus lacradores vão dar vitória para o ex tudo.🐁🐁🐁🐁🐁

  31. Isso nunca vai acabar, pois os caciques morrem, sempre deixando seus descendentes para substitui-los.São doutrinados no berço para a sucessão!

  32. O Brasil não tem jeito se nós, brasileiros, desistirmos dele. Eu não tenho condições de abandonar tudo e ir morar na europa; tenho que viver aqui. Então, vamos continuar lutando! Moro 2022!!!

  33. A Revolução dos Bichos de Orwell já descreveu o processo pelo qual toda renovação política, principalmente no Bananão, resulta sempre em mais do mesmo, e a difícil missão de Sergio Fernando será tentar romper com esse processo esmagador e tentar fazer em 4 anos alguma coisa pra mudar o processo (e ao mesmo tempo não incorrer no Processo de Kafka).

  34. O jogo apenas começou. Acredito que a verdade prevalecerá. Sou cristão, e, acredito que o nosso Deus intervirá em favor do Brasil.

    1. A batalha está só começando! Deixa o Moro abrir a boca e contar tudo de novo! Não tem problema, ele vai repetir quantas vezes for necessário!

    2. Anderson, ele ainda não bateu as asas. Por enquanto está fazendo um reconhecimento do terreno e dos obstáculos. Quando decolar, ninguém o alcançará. O Diogo sabe disso, ele é inteligente.

  35. Por favor Diogo, não mude o seu rumo q é o de muitos. Moro para Presidente em 22. Sua voz é importante, vc sabe disso. Não mude.

    1. Diogo é melhor a gente ficar onde está voce é muito importante para nós que queremos mudar, o que Lula e Bolsonaro querem é que pessoas como voce desistam da campanha de Moro

  36. Assinatura - gostaria de renovar por mais um ano. favor emitir o boleto para pagamento ou informar o pix, mencionando o valor.

    1. Kkkkk Fernandinho cabeça de meleka! Eita revistinha ruim

  37. É Diogo …. O povo brasileiro parece literalmente anestesiado. Como pode, depois de tudo que passamos com o Lula e com o Bolsonaro ainda existirem tantos para votar neles ??? EDUCAÇÃO ! EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!! Só assim um dia ….

  38. #SergioMoro2022 é o único candidato com virtudes .não vou desistir enquanto não terminar o último.voto na urna.Eu acredito que algo vai acontecer e que vai haver uma virada surpreendente. Heloisa Formel.

    1. Heloisa, endosso integralmente suas palavras Qto ao Diogo, dane-se ele, ao ver dificuldades foge luta.

  39. E Moro, é novo. E Moro , não se deixará desabar em um impeachment. E Moro, só embarcará na Arca de Noé, se tiver certeza de uma futura solução para um desenvolvimento deste país.

    1. Mas será capaz de escolher as pessoas certas e honestas para tentar arrumar esta 💩 toda !!!

  40. Acho que está na hora de conversar com os bilionários do Brasil. Para eles, um Brasil sólido, com bom ambiente de negócios, vai dar retorno rápido p/ os valores doados devido à novas oportunidades que explodirão gerando trabalho, riqueza, demandando educação de 1º mundo em todos os níveis de ensino, chega de depender de fundo eleitoral! Apresentem o projeto de Moro bem fundamentado, peçam ajuda aos bilionários, eles sabem como fazer.

  41. Artigo pequeno mas memorável e verdadeiro exceto pelo fato de que ninguém morre. Nisto é que o sempre jovem em ideias Diogo Mainard tal qual o Brasil permanece velho, particularmente, em sua ignorância quanto às coisas do Espírito. Não só a religião já o disse desde que o mundo é mundo mas também a ciência, dentre outros pela pena de dois grandes cientistas: o físico indiano Amit Goswani e o Psiquiatra estadunidense Ian Stevenson. Namastê!

    1. Parece que aqui só impera uma miséria espiritual coletiva. Pseudo-religiões, falta total de ética, cinismo... salve-nos "Filosofia Perene"... (duvido que alguém saiba o que é isto). Namastê !

  42. Antes de 15 dias de propaganda eleitoral na TV não dá pra avaliar a candidatura MORO. O desempenho na TV é essencial. Moro tem o que precisa MBL , etc... Eu consultaria o Marcos Coimbra; sim , o sociólogo primo do Collor. É Mestre nesse assunto. Aliás, já que entrastes na " política , porque não o convida para escrever na Crusoé ? Não no Antagonista porque ele não é crítico. É cientista social... Formou-se na U. Cambridge.

  43. Não podemos perder a esperança. Lula perdeu as eleições de 1989, 1994, 1998; só ganhou em 2002. Entendo que Sérgio Moro, não deve desistir caso não venha a ganhar, porque ele será uma referência a partir dessa eleição. Caso os bandidos ganhem ele sempre será uma voz mostrando um caminho que não foi escolhido pela população, como aconteceu com Lula nas três eleições que ele perdeu. Somos um país jovem, fruto de Portugal que se libertou do Reino de Leão em 05 de outubro de 1143. Paciência...

  44. Está claro o seguinte: Moro é o único candidato antissistema, o único da história política de centro do centro (para o juízo esclarecido de Aristóteles a virtude está no meio), o único que irá informar para a nação sua vida financeira privada, o único que não é político profissional, o único que é atacado por todos exceto os que acreditam que tudo pode ser melhor e o único no qual só existem dois motivos para não se votar: ter cargo no Governo Bolsonaro ou perdido algum nos do PT. Namastê!

  45. Brilhante como sempre Mainard. A noção que o Brasil não tem jeito é tão nitida hoje como jamais foi antes. Pobre Brasil.

    1. Sr Diogo Mainard, sempre lhe admirei enquanto brilhante jornalista até esta data, quando revelas que não és dado a lutas que precisam ser vencidas, acovardando-se na dificuldade, onde o primeiro adversário é um medíocre político que sobrevive as custas do falecido pai.

  46. Diogo, sempre fui e continuo sendo sua fã. Nunca o li tão desesperançado. Não faça isso com seus leitores. Parece com Renato Russo no CD "A TEMPESTADE". Mas, existe um trecho de música que traz a esperança..."Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho...quando tudo está perdido, sempre existe uma luz .." .Acredito e tenho fé neste país. Podemos mudar sim... Esperança na campanha de Sérgio Moro...tem de dar certo!!

  47. Vcs se lembram da eleição para o Governo de São Paulo entre Antônio Ermírio de moraes X Orestes Quércia ? Pois bem o Quércia com toda a fama que tinha de corrupto ainda assim ganhou a eleição de um dos maiores empresários desse país. Ou seja esse país não tem jeito.

  48. Maynard, vc, definitivamente, é melhor analisando e criticando o passado (do Brasil, principalmente) do que o futuro. Neste último caso vc é mais torcedor do que analista. Nesse artigo vc acertou a mão. Parabéns!!!

  49. Nós, os apoiadores de SERGIO MORO para presidente em 2022 , devemos continuar firmes no propósito de levá-lo a vitoria , apesar do movimento da classe politica para tentar destruí-lo a qualquer preço .

  50. Infelizmente é isso. O Brasil tornou- se o pais da corrupção sistêmica, escandalosamente apoiada pelos caciques arcaicos que fazem de tudo para se perpetuarem no poder. Para o cidadão comum sobram os “ brioches” e os altos impostos.

  51. Minha velha mãe italiana ja dizia que aqui só tem um jeito: explodir o congresso em dia que estiver lotado dando fim as gerações de Calheiros, Sarneys, Barbalhos, A.Carlos M., Neves... Ela anteveu, como vc, há uns 50 anos. Ela morreu. E, concordo: o Brasil TB.

  52. Triste e inimaginável! Ao ressuscitar Lula o STF jogou o país no buraco sem fundo da corrupção. Lula tem aqueles ministros na mão . Os corruptos por motivos fáceis de imaginar estão ao lado dele…

  53. Finalmente Diogo entendeu o Brasil. Esse país é assim. Os EUA também. É a partir desse conhecimento que devemos colocar nossas expectativas. Não adianta bajular Mouro, aquele deslumbrado. Ele faz parte dessa Província.

    1. Todos nós nós fazemos parte dessa província mais não precisamos nos adequar ao que há de pior. Seguiremos com o melhor candidato, único que você criticou, até às urnas!

  54. Diogo, eu também estou com nojo e já perdi as esperanças. Quero que todos vão para o inferno Lula, Bolsonaro e filhos e todos os outros candidatos. E eu vou para Maracangalha !

    1. Elazir, Não esqueça de levar o chapéu de palha...

  55. A campanha de Moro está fazendo besteiras. Primeiro aventaram como vice de Moro, Luciano Bivar. Um zero à esquerda, dono dos mianúsculo PSL que inchou com Bostanaro. Depois aventaram Moro mudar para o partido resultante da fusão de PSL e DEM. E sem falar na proposta eleitoreira da Agência para Combater a Pobreza.As causas das pobrezas já estão mapeadas. Só falta uma ação consistente e duradoura. Desse jeito não dá.

  56. É a sensação que tenho.. se começassem a fazer algo realmente decente hj.. eu não viveria para ver... por isso vou embora, ao menos tentar tirar uma parte desse bolor da mente..

  57. Os velhos coronéis que comandam o Brasil e seus descendentes: Duarte Coelho --> Fernando Bezerra Coelho; ACM --> ACM Neto; Clã Calheiros; Clã Barbalho, Clã Neves… que tristeza.

  58. E o pior é que essa nova geração está cada vez mais tiktokada. Alienados em seus celulares. Os caras pintadas foram os ultimos guerreiros. Agora é um larga pra la geral. Os mais capacitados com consciência vão embora. Os que ficam coitados, se conformam. Meus 60 nao contam muitas histórias sobre esse país

    1. Surgiu uma esperança em 2013, quando as pessoas comuns se apropriaram das manifestações, indo para as ruas e buscando um país livre dos corruptos ordinários. A Lava jato embalou ainda mais esse sentimento. JB surfou essa onda! Mas a TRAIÇÃO DE JB, foi como que uma bomba nuclear tivesse explodido em meio àqueles que lutavam por um país melhor. Sobreveio, desilusão, desesperança,.... a sensação de que gente ordinária tinha implodido o futuro de gerações futuras! Tudo igual, como sempre foi :-( !

  59. Eleição e mineração, só na apuração, como são elaboradas tais estatísticas, por Estado, online, pessoalmente, não dá pra acreditar que Bolsopetismo vencerá, Brasileiro já conhece o resultado do passado e do presente, embora sabemos que STF condenou a Nação para salvar um ladrão, reafirmo que VOTO não tem preço, tem consequência, não se omita, não venda, não troque, não negocie, assim sua liberdade será respeitada, Brasil decente é MORO PRESIDENTE, só depende da Gente...

  60. O que fazer? Espero a 60 anos o Brasil do futuro . . . que futuro . . . estou ficando velha e já perdi a esperança. Há uma fagulha chamada Sérgio Moro, aguardo a fogueira. Se não, anularei.

    1. Sinto a mesma coisa... E olha que só tenho 31 anos. Espero que o eleitor faça a coisa certa neste ano, mas não tenho muita esperança

  61. enfim algo bom da pena de Mainardi analisando com maestria algo que salta aos olhos de qualquer que compreende a política deste indigitado país .. Bivar tentou dar golpe nos profissionais e se ferra afinal sem a escada volta a ser o ajuntamento ridículo ou saco de gatos de antanho e cá prá nós ainda é muito.

  62. Essa eleição foi a constatação de que nunca vamos mudar. Fiquei surpresa com o brasileiro médio, informado e mais politizado, defendendo corrupção. Se vc mencionar combate a corrupção é purista. Bolsonaro além de escancarar as entranhas do poder, expôs, sem querer, a hipocrisia da classe média brasileira.

  63. Sérgio Moro sendo juiz, está no momento realizando seu maior julgamento: o de si próprio nesta situação brasileira. Não pode errar.

    1. Quem não pode errar feio, mais uma vez, é o brasileiro.

  64. Força Diogo. Não vamos nos intimidar com os canalha$ que sobrevivem a décadas as custas dos cofres do país. Estamos com SergioMoroPresidente2022 para que tenhamos um pais Mais Justo para Todos.

  65. Temos de ter calma. Todas as análises estão baseadas em pesquisas. Será que não tem o dedo podre nelas? É estranho que um candidato com 9% esteja incomodando tanto. Por que será? Eu duvido que Moro tenha menos de 14% e Lula mais de 35%. Quem viver verá. Crusoé investigue estás pesquisas. Converse com pesquisadores na ponta.

    1. Realmente, como pode um candidato de 9% incomodar esquerda e direita a ponto de se unirem em prol do desgaste do candidato MORO?

  66. Do jeito que as coisas vão, só demonstram que esse casuísmo de "federações partidárias" pelo tempo de 4 anos, não dará certo pois, por aqui, os interesses individuais sempre prevalecem pelos republicanos.

  67. Imaginem que vc precisa entregar seu FILHO aos cuidados de um desses 3 senhores, que você escolheria apertando um botão na Urna ; botão n1. LULA (ladrão declarado e preso) botão 2. CENTRÃO (com cara de Bolsonaro), botão n3. SÉRGIO MORO (símbolo da lei e do progresso) EM QUAL DESSES BOTÕES VOCÊ APERTARIA E CONFIRMARIA?

  68. A (de Amor) Eu fiz os cálculos do cenário atual. Hoje a eleição do Moro é impossível. Claro q essa situação pode mudar, como às nuvens do céu com a ação do vento. Lula e Bolsonaro são os produtos principais. Ciro, Doria, Tebet, Alessandro Vieira... são os produtos "talibãs" dos produtos principais. O Mecanismo só tem um player para combater, Moro. Os produtos "talibãs" servem para fragmentar o mercado, diminuindo o potencial de "market share" do Moro.

    1. B (Basta - Não queremos mais o Mecanismo nos governando). Com isso, o Moro tem que tomar decisões. Afinal temos 10% do eleitorado. Ele deve estipular uma data limite para fazer os acordos. Os que estão em cima do muro, fazem isso visando enfraquecer a nossa posição. Vamos lutar até o final com GARRA. Fazendo isso a SERENDIPIDADE vai agir. MORO 🇧🇷 X MECANISMO

  69. O nosso país tem um compromisso com a mesmice. A corrupção é um exemplo disso. O ex juiz Sérgio Moro tentou combatê-la. O resultado está diante de nossos narizes. Implodiram a lava jato. Jogaram no lixo, sem direito a reciclagem.Os corruptos é um exército poderoso. O seu quartel general é o congresso. A corrupção é bem vinda em todas instituições do Brasil. O stf (minúscula mesmo) é uma delas. Todos eles,se alimentam dessa carniça.Não conseguem sobreviver sem essa dama(corrupção) charmosa.

  70. Dizem que a democracia brasileira eh jovem e por causa disso tudo eh perdoado. Na verdade nossa democracia eh velha, velhissima. Votamos desde de Dom Pedro I. Somos enganados desde sempre por canalhas e seus descendentes

  71. O que dizer? Um país sem educação, sem cultura, com escolas precárias, trabalhadores funcionalmente analfabetos, realmente é muito difícil acreditar num futuro melhor, é simplesmente deprimente.

  72. Parabéns Diogo Mainard, por mais um triste, ótimo e verdadeiro artigo sobre a fétida política brasileira, que fica dando voltas a cada eleição e circulando dentro e fora desses casarões frios, mofados e fétidos. Vou de Moro com certeza. Pedindo a todos que votemos em candidatos FICHA LIMPA, porque isso o STF não poderá anular. Exatamente como você, estou fora do Brasil 🇧🇷, mas o BRASIL 🇧🇷 nunca sairá de dentro de mim.

  73. Diogo, nossa sina como PAÍS, sempre foi correr em uma esteira com o freio de mão puxado. Adoramos o VELHO, tais como essas figuras de agora, que nos trouxeram aqui. É a nossa Síndrome da SENZALA, dominados e adorando nossos dominadores, que permanece em nosso sangue latino. Como POVO, cada um de nós, merece a realidade que temos!!

    1. Moro que foi parte da magistratura wue acumula vantagens e salarios exorbitantes é novo ???

  74. Ñ sei quem ganha em mim: a raiva, tristeza ou outro sentimento ainda ñ identificado. Fica difícil construir o amor com esses monstros zoando nossa vida. Ñ posso perder a esperança e a fé do Brasil justo e bom para tds. #Moro2022

  75. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  76. Concordo plenamente com o General Santos Cruz: "O problema do Brasil não é direita ou esquerda! O problema é a sem-vergonhice, a corrupção e a vagabundagem!". Estamos ferrados!

  77. Enquanto gastarmos mais com politica (fundos eleitoral e partidario) do que com Educação e Saneamento seremos um pais ignorante e fétido.

  78. Parabéns pelo “dane-se o Moro”. Quanto ao Brasil, apesar das verdades que você descreve, ainda acredito nele sem o ladrão e seus asseclas.

    1. Kkkkkkkkkkkkkk só bolsonazista mesmo pra não entender o estilo do Diogo kkkkkkkkkkkkk

  79. Tristeza profunda .a desesperança é letal. Enquanto bandidos destroem tudo que significa Pátria..eu,também velha e agora totalmente descrente, só gostaria de sumir daqui...mas, me aposentei depois de 50 anos..com salário mínimo.

  80. Não podemos perder a esperança de um futuro melhor pro País, sem caudilhos como Lula ou Bolsonaro no comando. #moro2022. A renovação do congresso também é necessária

  81. Infelizmente compartilho da sua percepção, Diogo. A diferença é que você vive em um país de primeiro mundo, onde a maioria das pessoas tem boa cultura. Já eu tenho que me resignar a viver nesse país onde cultura, ética, gentileza e governança definitivamente morreram. Como já escrevi no Antagonista, eu já passei por todas as fases do luto pela morte do Brasil. Mas, ao invés da aceitação, restou apenas a tristeza e a falta de esperança.

  82. Qualquer brasileiro consegue imaginar como é a casa e o modo de vida desses velhos conhecidos figurões da política. Deve existir até sininho para chamar os serviçais.

  83. Fiquei gelada quando li no Antagonista + " dane- se Moro" antes de ler a coluna. tenho idade pra isso mais não. Coluna brilhante, essa revista vale cada tostão.

  84. Os baianos tem aptidão única da escravidão , por muitos fatores , talvez ignorância ou talvez safadeza esperta dos doutores .

  85. O bananão é um ciclo vicioso! Diogo só discordo qdo diz que Acm neto é cacique! Na verdade ele é herdeiro do coronelato nordestino, que teima em permanecer na época das capitanias hereditárias! Pode jogar a pá de cal!

  86. Diogo, vc esta muito pessimista levando essas pesquisas muito a sério, acredito que quanto mais MORO se afastar dessa velha maneira de fazer politica melhor será para ele. Hoje as redes sociais dominam as opiniões que mudam na velocidade da luz.

  87. É, DIOGO.... mas apenas parece.... acho eu.... (ou quero achar....) o país parece mesmo aquela panela velha, cheia de craca que '"parece"' irremovível e que as pessoas acham normal porque viram isso na casa delas há gerações, como se a craca não fosse nociva à salubridade, nociva à saúde e não fosse uma afronta grotesca à higiene.

    1. Mas não jogaremos a toalha e acredito na VITÓRIA LUTADA, SOFRIDA E DOÍDA DO REMOVEDOR DE CRACAS 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E O SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞. NÓS, OS DECENTES, NÃO DEIXAREMOS QUE O BRASIL continue a panela velha repugnantemente encracada, a fritar para sempre os NOSSOS SONHOS. AH, MAS NÃO DEIXAREMOS MESMO!!!! NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO SEJAMOS DETERGENTES MAIS POTENTES, MAIS NUMEROSOS E MUITO MAIS EFICAZES DO QUE a craca acumulada.

  88. A educação pública nunca esteve pior e os políticos tão melhor. Enquanto o povo for mantido com a mente,o discernimento,o senso critico anulado por esta educação pública maldita alimentada por essas quadrilhas que comandam o Brasil, nada vai mudar, só para pior. Esses legítimos QUADRILHEIROS que governam o Brasil,que dominam para o bem deles e o mal do povo,só terão fim qd a população tiver senso crítico,portanto, se hoje a educação mudasse,daqui uns 30 anos poderíamos ter esperança de melhorar.

    1. Verdade. O maior problema do Brasil é essa educação abandonada pelos políticos que não querem um povo evoluído que saiba discernir #MoroPresidente2022

  89. Lamentavelmente, tenho que parabenizá-lo pela lucidez do texto que coloca a nu as fétidas entranhas de uma das famílias mais nocivas para o Brasil, assim como o Sarney. Naquela época nascia o PSDB, ao qual me filiei, engajando-me na campanha do Mário Covas que perdeu para o Collor. E na seguinte, quando FHC sucumbiu ao PFL do velho ACM, abandonei as atividades partidárias, embora votando contra o PT. O pior de tudo, é que o eleitor brasileiro, feito o pior dos cegos, NÃO QUER enxergar!

    1. É isso aí: "cada povo tem o governo que merece". Toda esta escória foi colocada aí pelo voto popular. Não tem desculpa, é falta de vergonha na cara votar em bandidos notórios! Países verdadeiramente democráticos e prósperos são parlamentaristas (parlamento formalmente co-responsável pelo executivo) e não a enganação de ditadores eleitos a cada x anos. Agora... se povo não sabe votar ou, pior, acha bonito eleger marginais e bandidos...

    2. Eleitor Brasileiro: cego, desconhecedor de História, e corrupto se apoia corruptos!

  90. O Brasil continua sendo o que sempre foi, um país do futuro sem futuro porque tem um povo sem futuro nem passado, sem visão, sem moral, sem educação.

    1. MÁRCIA congratulations 💯 com seu pensamento a realidade brasileira

  91. Triste realidade a nossa, Casa Grande e Senzala, Macunaíma, metamorfose ambulante e cenário de vai vai Brasil. Quando Chicó vai ter vez ?

  92. Não Mainard. O Brasil não morreu. Ainda temos muitos brasileiros dignos que não vão permitir o enterro de nossa grande Nação. Lembra da luta entre David e Golias? Sim, a HONRA E A DIGNIDADE SERÃO VENCEDORAS. Elas não fugirão da batalha! Vamos continuar. Essa Revista é grande ferramenta para a Vitória da Competência e Dignidade!

    1. Isso mesmo! Não podemos perder a fé e o foco! O Brasil do bem quer renovação total dos políticos! Temos esse oásis de informação - o Antagonista/Crusoé p nos abastecer de coragem! JUNTOS PODEMOS MUDAR! NÃO DESISTA DE NÓS, DIOGO!

    1. Bolso 22 para um país justo e ético. Resto e conversa de imbecil! Viu maisnada!

    2. Eis a prova de um eleitor cego que não quer enxergar e ainda tenta escrever termos caricatos, sem saber que ele próprio milita num meio amoral, inescrupuloso e verminal!

  93. Desde o início deste país somos roubados, explorados, usados apenas como meios de enriquecimento de outro país, aqui vieram para explorar terras novas com o único propósito: o poder. Assim o Brasil é uma terra de um povo sem identidade, sem nacionalidade, seguindo sempre o dono todo poderoso que fornece migalhas, esmolas ,o mínimo do mínimo necessário de sobrevivência ao povo. Já não basta! Tenho ainda a esperança de que o país saia deste desastre, é sonho, é utopia?

  94. Nunca confiei nesse acm moleque, depois de detestar o acm barriga. Pena do povo bahiano, pena do povo brasileiro...

  95. Hj deu vontade de chorar! Os partidos são como esses sacos de laranja q (ñ faço +) pegamos fechado, sempre tem o fundo já apodrecendo; Nós jogamos fora e usamos as boas. O ACM Neto, só conheço do Antagonista, e é nítido q é fruta podre. Na vdd, esse grupo nunca discutiu o Brasil (nunca vi), só n. de bancada. É ímpio, mas ñ se dane o Moro! É sobre o Brasil, é sobre nós. Então, por + difícil, vamos seguir e tentar escolher a boa parte p nós. A covid se foi? Espero q sim! Ânimo! O sr é essencial!🤗

  96. Triste, mas tenho de concordar pois os fatos estão aí. Por acreditar no Sergio Moro e nos seus propósitos continuarei esperançoso de que boa mudança é possível. Estou com MORO 2022. É a melhor escolha.

    1. Vai sim, pelo amor ou pela dor como foi nos países socialistas

  97. Realmente, a morte do Brasil, há muito na UTI, parece irreversível. O problema, Diogo, é que me viciei em segui-los e não consigo deixar de ler o que se passa nessa política nefasta. Que tal fechar o site e salvar milhares de tal agonia e nos deixar com os clássicos, os bang-bang, ou até mesmo como os agua com açúcar como leitura diária e seremos alienados mais felizes.

    1. muito triste ver um jovem como ACM NETO, bom gestor, abrir mão de sonhar com um Brasil melhor...

    2. "Quem sai aos seus não degenera" É o ACM e o ACM Neto, afinal o garoto teve um ótimo professor. Azar o deles...

Mais notícias
Assine agora
TOPO