Reprodução/FacebookO presidente e a tela: só os aliados mais próximos recebem as mensagens

Uma semana no WhatsApp de Bolsonaro

Ódio, fake news e pregação contra o sistema eleitoral: Crusoé acompanhou as mensagens que o presidente envia diariamente a seus aliados mais próximos
15.04.22

Se publicamente o entourage bolsonarista se empenha em realinhar o conhecido discurso negacionista adotado pelo presidente durante a pandemia, em privado Jair Bolsonaro se mantém firme na propagação de teorias contra as vacinas. Por pura estratégia eleitoral, agora focada na tentativa de recuperar os eleitores perdidos, Bolsonaro já não esbraveja mais contra os imunizantes em seus discursos ou nas tradicionais lives das quintas-feiras, mas para o grupo restrito de políticos e amigos que recebem diariamente suas mensagens de WhatsApp a cantilena segue igualzinha. O mesmo se dá em relação a outros temas sensíveis que, neste período pré-eleitoral, vêm sendo deixados de lado. Por uma semana, entre os dias 5 e 12 de abril, Crusoé acompanhou o que o presidente envia em sua lista de transmissão no aplicativo, na qual ele inclui apenas os aliados mais próximos. O resultado é um festival de fake news e de ódio, com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal, teorias conspiratórias sobre as urnas eletrônicas e insultos a artistas considerados adversários do governo. No WhatsApp, o discurso raivoso do presidente é o mesmo de antes – e até pior, a depender do assunto e do momento.

Crusoé pôde acompanhar as mensagens enviadas pelo presidente para sua lista de transmissão com a autorização de alguns dos destinatários, que aceitaram mostrá-las desde que, por motivos óbvios, não tivessem suas identidades reveladas. Sobre a pandemia de Covid-19, no período Bolsonaro enviou três mensagens nas quais deixa evidente que sua posição antivacina segue intacta. Em uma delas, ele compartilha um vídeo de um telejornal com a notícia, de março, de que o Ministério Público Federal em Uberlândia, Minas Gerais, vem recebendo relatos de possíveis reações adversas ao imunizante entre adolescentes. O procurador Cleber Eustáquio Leite entrou com ação para que fabricantes criem no Brasil um grupo de monitoramento das crianças e jovens vacinados. Leite acusa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, de aprovar a vacina da Pfizer, por exemplo, antes da conclusão de todas as etapas das pesquisas – o que não condiz com a realidade, já que a agência chancelou os estudos feitos em outros países, como os Estados Unidos. O procurador é o mesmo que, em 2021, se envolveu em uma polêmica com a propagação, especialmente por grupos bolsonaristas, de um vídeo no qual pedia que a vacinação fosse proibida no Brasil – depois se descobriu que a gravação, na verdade, era de 2015 e se referia à vacina contra o HPV.

Outra mensagem, enviada às 6h03 de 8 de abril, segue na toada em favor do “tratamento precoce” para a Covid, algo que a ciência já refutou amplamente: “Informação confirmada, a Pfizer imuniza por apenas 30 dias. O vírus veio para ficar e o tratamento precoce é a forma mais adequada de se combater a Covid, mesmo sem comprovação científica ainda”. Junto, havia o link de um texto da internet que trazia o resultado de um estudo feito em Israel e publicado no New England Journal of Medicine. A pesquisa apontou que a quarta dose da vacina da Pfizer diminuiu a contaminação em idosos, mas a proteção contra a infecção teve curta duração.

Ricardo Stuckert/Twitter/LulaRicardo Stuckert/Twitter/LulaLula com Daniela Mercury: montagem com declaração da cantora foi distribuído pelo presidente
No domingo, 10, o presidente compartilhou mais um estudo, desta vez de uma empresa farmacêutica chinesa. De novo, insistindo no “tratamento precoce”. A pesquisa apontava que a proxalutamida, outro medicamento alçado pelo bolsonarismo como tábua de salvação contra a pandemia, reduz a taxa de hospitalizações e mortes. O remédio, fabricado na China, foi testado para tratamento de câncer de mama e próstata e vem sendo submetido a testes para o tratamento de Covid. “Seu uso também foi combatido no Brasil, assim como os demais medicamentos para o tratamento precoce. O tempo já vem mostrando que dezenas de milhares de mortes poderiam ser evitadas caso o comando do combate ao Covid estivesse com o Presidente da República, e não com os governadores”, afirma Bolsonaro na mensagem.

Quem está na lista de transmissão de Bolsonaro também tem a medida exata do animus presidencial em relação à cúpula do Poder Judiciário, em especial ao Tribunal Superior Eleitoral e a três ministros do Supremo Tribunal Federal: Alexandre de Moraes, que será o presidente da corte eleitoral durante as eleições, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Na terça-feira, 12, quando o bolsonarismo ainda não havia realinhado seu discurso sobre as pesquisas (antes criticadas, elas passaram a ser exaltadas a partir do momento que mostraram a redução da distância do percentual de intenção de votos entre o presidente e Lula), Bolsonaro enviou o link de uma notícia de jornal com o título “PT pede ao TSE que adote medidas para garantir a segurança das eleições” e comentou: “PT e TSE cada vez mais parecem ter o mesmo objetivo nessas eleições. A farsa das pesquisas não mais se sustentam (sic) diante da realidade das ruas a favor de Bolsonaro”.

As mensagens da lista de transmissão servem como uma espécie de “ordem unida” do presidente para que seus aliados mais próximos – ministros do governo, deputados, senadores e amigos particulares – reproduzam a retórica que mantém a militância bolsonarista mobilizada. Os disparos são feitos ao longo de todo o dia, mas há uma clara concentração no início e no fim da madrugada. Não raro, pouco depois das 4 horas ele já está ativo e com sua usina de mensagens em pleno funcionamento.

Pablo Valadares/Câmara dos DeputadosPablo Valadares/Câmara dos DeputadosDeputados bolsonaristas estão entre os incluídos na lista de transmissão presidencial no WhatsApp
Embora conselheiros do Centrão o orientem a não seguir na briga com os tribunais, Bolsonaro evidencia em suas mensagens que está disposto a questionar o resultado das urnas caso perca a corrida presidencial deste ano. Em 16 de fevereiro, ele compartilhou outra notícia de jornal, desta vez para desfiar o discurso de que há um complô contra seu projeto reeleitoral. A reportagem registrava que o TSE mapeou 712 riscos em seus projetos de tecnologia da informação desde as eleições de 2018.  Naquele mesmo dia, o ministro Barroso, então presidente da corte, divulgou 700 páginas contendo respostas para uma lista de perguntas sobre o sistema das urnas. As perguntas foram feitas pelo Exército depois de a força ser convidada pelo tribunal a participar de uma comissão criada para acompanhar todas as etapas do processo de preparação das eleições – o presidente tenta usar a participação dos militares no grupo para dar sustentação a seu discurso contra a segurança das urnas.

Muito embora o ambiente da comissão seja pacífico até o momento, sem nenhuma manifestação do Exército pondo em xeque o sistema, as mensagens de Bolsonaro vão na linha oposta: “O órgão máximo das eleições mostrou-se nitidamente surpreendido e constrangido com a capacidade do Centro de Defesa Cibernética (o braço do Exército do qual fazem parte os militares destacados para participar da comissão) em detectar pontos ‘falhos’ em seu ‘excelso programa’. Talvez, no TSE ninguém tivesse conhecimento da capacidade analítica dos militares. E que também as FFAA (Forças Armadas) não aceitariam quaisquer explicações dos técnicos do TSE. Talvez, o TSE achava que poderia usar as FFAA para dar ares de legalidade nas eleições. O TSE acabou em um beco sem saída, pois querendo ou não, tem que aceitar os questionamentos das FFAA, ou …”, escreveu o presidente na mensagem de WhatsApp enviada aos aliados. Fake news, evidentemente.  Ainda nas mensagens, o presidente afirma que o TSE “nada fez para zerar esses riscos. Imaginem a confiabilidade das eleições anteriores”. Ele sugere que a corte age para beneficiar Lula, seu principal adversário. “Se Barroso, Fachin e Alexandre não têm interesse em eleger Lula, por que relutam em aceitar medidas que garantem a lisura nas eleições?”, afirma.

O candidato petista, como era de se esperar, também é alvo de muitos dos conteúdos compartilhados no WhatsApp de Bolsonaro. É o caso, por exemplo, de um vídeo com um trecho da participação de Lula em um debate promovido pela Fundação Perseu Abramo no dia 5 de abril, durante o qual o petista diz que o aborto deveria ser transformado em uma “questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não vergonha”. Na edição do vídeo distribuído por Bolsonaro, sobre a imagem de Lula foi incluída uma animação de um feto tendo os membros arrancados, um a um, por uma pinça. Na sequência, aparece um vereador bolsonarista de Recife, Fred Ferreira, dizendo: “É, Lula, você fala do direito à vida matando uma criança dentro do ventre. É difícil. Lhe tirando todo direito à vida. Se a pauta da família e a pauta dos valores são muito atrasados, prefiro ser conservador e defender a vida, os valores e a família”. Em outra mensagem enviada após encaminhar o vídeo, Bolsonaro manda uma foto de Lula com a frase “Abortista, genocida de inocentes”, em letras garrafais.

Marcello Casal Jr/Agência BrasilMarcello Casal Jr/Agência BrasilDo conforto do Alvorada: muitas das mensagens chegam para os aliados de Bolsonaro na madrugada
Bolsonaro não perdeu a oportunidade de explorar, ao seu modo, os absurdos ditos recentemente por Lula. Em 7 de abril, ele enviou na lista de transmissão um vídeo em que o youtuber Gustavo Gayer, militante pró-governo, diz: “Em poucos dias, Lula defendeu a censura, regulação da mídia, das redes sociais, mandou os terroristas deles atacarem as famílias dos deputados, que ataquem esposas filhos, já defendeu aborto, falou que é contra a pauta da família, que é um retrocesso, que a sociedade tem que evoluir. O cara está fazendo uma ameaça atrás da outra”. Um dia depois de Geraldo Alckmin ser anunciado como vice na chapa do petista, o ex-tucano também virou assunto no WhatsApp do presidente. No sábado, 9, eram 5h56 quando Bolsonaro desenterrou um vídeo que Alckmin fez na campanha de 2018, ano em que disputou o Planalto pelo PSDB. Na gravação, o então presidenciável tucano chama de fake news um boato segundo o qual seu partido apoiaria o PT no segundo turno. “Quero fazer aqui um desmentido de uma fake news que está circulando aí, dizendo que o PSDB poderia, no segundo turno, apoiar o PT. Isso não existe. Nós somos contra o PT, como também somos contra o Bolsonaro. Achamos que o Brasil só perde com esses radicalismos. Então peço a vocês que divulguem bastante, para desmentir esta fake news”, dizia Alckmin. Bolsonaro debocha: “Ajude Alckmin (vice do Lula) a desmentir essa terrível fake news. Mande esse vídeo para os amigos petistas, bem como aos nossos queridos Alexandre, Barroso e Fachin. Campanha: TODOS CONTRA AS FAKE NEWS”.

Nas primeiras horas da manhã seguinte, precisamente às 6h32, ele volta torpedear o PT, Lula e seu novo aliado, desta vez misturando ao ataque pitadas da sua retórica sobre a lisura do processo eleitoral: “O vice do Lula tem uma mensagem muito especial para todo o Brasil. Impensável essa dupla do mal, com eleições limpas, ganhar qualquer pleito”. Depois, manda outro vídeo de Alckmin da campanha de 2018, no qual o agora vice de Lula chama o PT de “a própria escuridão, sempre radical e  extremista e que foi envolvido no maior esquema de corrupção do mundo, o petrolão”. Sobrou ainda para João Doria, que havia acabado de iniciar uma viagem ao Nordeste. O presidente compartilhou um vídeo do ex-governador de São Paulo sendo recebido em Rio de Contas, na Bahia, por uma banda marcial. As imagens, que também seriam compartilhadas nas redes sociais por Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do presidente, não mostravam a presença de público. Bolsonaro fez troça. “Praça lotada. É muita popularidade do Calcinha”, escreveu.

Doria na Bahia: Bolsonaro compartilha, e depois os vídeos e memes vão para as redes da militância
No começo da madrugada de 7 de abril, Bolsonaro compartilhou o link de um artigo assinado por Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. No texto, o executivo alerta que o projeto de lei das fake news, que o governo trabalhou arduamente para derrubar na Câmara dos Deputados, pode aumentar a desinformação online e prejudicar usuários. A big tech americana tem se posicionado publicamente contra o projeto por entender que seria obrigada a pagar aos produtores de conteúdo por exibir seus sites nos resultados de pesquisa. Bolsonaro aproveitou o artigo para também atacar o projeto: “O PL das fake news interessa à trinca Barroso, Alexandre e Fachin. Seu relator é do PCdoB”. “Ele censura e revoga nossa liberdade de expressão”, afirma. Pouco depois, à 1h18, ele manda o link de uma reportagem com o título “Lei das Fake News pode dar mais de 230 milhões por ano para Globo” e pergunta: “A Globo estaria por trás?”.

Artistas críticos ao governo viram memes no WhatsApp do presidente, que dá vazão, ali, às montagens que recebe. É o caso de um vídeo do Canal Paródia Gospel que achincalha declarações recentes de Taís Araújo, Lázaro Ramos e Adriana Esteves sobre o governo. A edição feita pelo canal junta às críticas do trio ao presidente manchetes sobre o corte de verbas oficiais para a Globo e sonoras gargalhadas de Bolsonaro. Com frequência, o presidente antecipa, nas mensagens de WhatsApp que envia aos aliados, fake news que logo depois aparecem disseminadas publicamente por seus apoiadores nas redes. No dia 9, ele enviou um vídeo maldosamente montado que faz crer que a cantora Daniela Mercury disse durante um show que Jesus é gay. “A falta da Lei Rouanet leva ao desespero a escória da cultura. Eles querem voltar com o PT”, escreveu o presidente ao compartilhar a gravação. O vídeo, no entanto, havia sido editado, emendando diferentes trechos de declarações que a artista fez durante uma apresentação realizada 2018. A versão original tem Daniela Mercury interpretando a música Tempo Perdido, de Renato Russo – era a ele, na verdade, e não a Jesus, que a cantora se referia. “Era gay! Gay! Muito gay! Muito bicha! Muito veado, sim!”, diz ela. A artista virou alvo de montagens disseminadas nas redes bolsonaristas depois de receber Lula em sua casa em Salvador.

Ao longo da semana em que Crusoé acompanhou as mensagens enviadas pelo presidente em sua lista de transmissão, há uma clara diferença no tratamento dispensado às pesquisas eleitorais. Se antes eram postas em dúvida pelo bolsonarismo, de repente elas passaram a ser confiáveis quando começaram a indicar o crescimento do apoio a Bolsonaro na corrida eleitoral. Em 8 de abril, o presidente distribuiu, em pleno horário de expediente (às 14h26 e às 17h31), links de reportagens noticiando a recuperação de sua popularidade e o encurtamento da distância para o candidato do PT. Mais uma prova de que até o discurso radical se amolda às circunstâncias. Nesta quinta-feira, 14, Crusoé enviou para o número do presidente uma mensagem perguntando se ele gostaria de fazer alguma declaração acerca dos conteúdos distribuídos em sua lista de transmissão no WhatsApp. Bolsonaro leu a mensagem às 2h52. Depois, bloqueou a repórter.

Colaborou Paulo Cappelli
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns pela matéria! Imagino o que não deve ter custado à Jennifer, ler tanta asquerosidade... Obrigada.

  2. Os piores inimigos de Bolsonaro são aqueles que dão tampinhas nas costas dele e o chamam de "amigo"! Que Bolsonaro é um bossal, disso não há dúvidas! Mas essa qualidade é tão pungente que até permitiu essa reportagem.

  3. A mentalidade dessa gente deveria ser estudado. É um discurso político totalmente desprovido de lógica (ainda que fosse uma lógica interna), de valores. O discurso vai mudando a depender das circunstâncias e do humores do chefe

  4. Eu já o conhecia,  porém nem tanto. A minha mãe perguntou em 2018, se o Bolsonaro ganhasse o que seria? Falei que seria um grande tragédia. Só não tinha noção que seria maior do que tinha imaginado,  achei que seria menor que com o PT. Agora se ficarem Lula e Bolsonaro para o segundo turno,  meu voto será NULO, pela primeira vez.  Farei campanha para que nenhum dos dois fiquem com a maioria dos votos.  O NULO, pra mim será o voto da indignação, portanto o melhor voto.

  5. Para mim Bolsonaro e Lula, são duas faces de uma mesma moeda. Bolsonaro cometeu o maior estelionato eleitoral que já aconteceu. Não vi praticamente nada de positivo no governo Bolsonaro, quer dizer, vi; que é um mentiroso de marca maior, que nem o Lula. Mas não esquente, que daqui a 100 anos vamos descobrir as falcatruas que aconteceram no MEC. Que governo transparente! Continua no próximo comentário...

    1. Eu tbm, confesso que estarei com o estÔMAGO embrulhado, mas ao contrário da última eleição que anulei, votarei no molusco...qualquer um pra tirar esse verme que nos envergonha...

  6. O PR poderia parar com essa confusão no Whatsapp e começar a trabalhar e coordenar políticas de interesse nacional. Pra que quer se reeleger? Pra proteger a família e a si próprio com o foro privilegiado?

    1. Não dá ideia. Quando ele se mete com política o resultado é pior. Deixa ele gastar o tempo espalhando mentiras no whatsapp que prejudica menos o Brasil!

  7. Pois quem nao trabalha firme acompanhando todos os setores de seu goberno tem muito tempo para ficar maledicendo nas suas militâncias. 3a via já!!!

    1. Veja também o programa de governo do Ciro Gomes.... vai descobrir que há uma 3a via!

    2. ...mas até agora não mostrou a que veio.....tropeços e perda de apoio popular ...não conhece o Brasil nem a política

  8. O Pangaré Sociopata é mentiroso, trapaceiro e incompetente com um enorme viés autocrático sonhando com uma ditadura. O gado acéfalo aplaude. O Lularápio também deseja uma ditadura e os burros encantados aplaudem. Estamos lascados.

  9. Esse indivíduo, de caráter indigente, quer ser reconduzido à presidência da República, tal como Lula. Esse é o Brasil que não quero.

  10. Essa catarse semanal que os comentaristas, quase sempre os mesmos, descarregam por aqui, não revela outra coisa senão uma radiografia da indigência intelectual do eleitorado “brazuca”. O voto da grande maioria de brasileiros sempre primou por serem esmolásticos, sem nexo algum, e fruto do baixo nível moral da população desse sofrido país. Conformemo-nos.

  11. Essa cantilena ridícula que toda semana aglira nos comentários aqui “dispensados” só evidencia uma coisa. Os únicos culpados por essa “sinuca de bico” em que o país de enfiou, é a miséria de boa parte do eleitorado, da ignorância e da desinformação de outro tanto. O Brasil está condenado a nunca sair da “rabeira” no concêrto das nações. Conformemo-nos.

  12. A priori, felicitações para a reporte Jeniffer Gularte. Em segundo lugar, é impressionante como Jair Bolsonaro usa falsas narrativas para ludibriar, enganar o povo. A solução é tirar o "pai da mentira", Jair Bolsonaro, e recolocar o EX-PRESIDIÁRIO Lula? Vamos acordar senhoras e senhores!

  13. Não sei você, mas eu desisti desse país. Nos tornamos reféns dentro do Brasil. Precisamos de sérias mudanças na forma de conduzir a política brasileira. Mas para isso mexeria com os privilégios e forma de elegermos os representantes. Tem um porém; Dependermos dos "prejudicados" para sairmos desse atoleiro. Nosso país está fadado ao fracasso eterno. Uma pena.

  14. A jornalista erra quando escreve que Lula disse absurdos. Ele disse o que pensa e tem liberdade para pensar e dizer. Igualmente, Bolsonaro tem o direito de criticá-lo. De resto, estou frustrado com o jornalismo rasteiro, um amontoado de preconceitos e conclusões de cunho político por parte da jornalista.

  15. Bolsonaro é interessante: mete o pau nos jornalistas, na imprensa, mas só divulga matéria que foi publicada. Deveria trabalhar, trabalhar e trabalhar. #ForaBolsonaro!

    1. O pior presidente de todos os tempos, emita o facista Mussolini nas motociatas, o Trump (com ajuda dos russos) nas fake News, adotou as rachadinhas, os Queiroz, etc. É um fantoche nas mãos dos filhos e centrão.

  16. Eis oq prospera na esgotosfera brasiliense. Só interessa a paróquia, a religião (ou o país) que se dane. Pobres de nós... :-(

  17. A reportagem poderia checar se o What'sApp do maldito pai é administrado pelo maldito filho metido com as mídias sociais. Tudo indica que sim, mas a reportagem sequer aventa a possibilidade.

    1. É de nós fazer chorar 😔! só tem um jeito pra mudar tudo isso . Moro presidente. Lena.

    2. O amontoado de asneiras não deixa dúvidas quanto ao autor!

  18. Uma utopia: Ruptura já Voto distrital Fim senado/stf Estado mínimo Voto aos 25 anos Parlamentarismo Privatização total Fim das bolsas-voto Fim cargos vitalícios Prisão em 2ª instância Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim estabilidade funcionalismo Candidato qq cargo político acima de 50 anos Fim das indicações monocráticas de servidores Quarentena 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura Perda direitos politicos 2 legislaturas se renúncia ou n cumprir promessa campanha

  19. Alguem saberia me dizer pq o Moro deixou o Podemos pra se juntar com gente da especie de Bivar e ACM Neto? Nao consigo explicacao, a nao ser que realmente esteja desistindo da disputa pelo cargo de PR e queira se candidatar a senador. Tb discordo da forma como a coisa aconteceu, sem combinacao com o partido do qual saiu candidato antes. Fez a coisa errada na hora errada. Que pena, tinha muita esperanca, mas depois desta decisao, ficamos todos sem bracos nem pernas.

    1. Concordo com você Joel, aliás, o Moro não deveria ter saido da Justiça, mas sair de um partido que o acolheu, para uma coligação nefasta, foi algo sem explicação.

  20. O pior é que além das fakenews no watsap Bolsonaro conta com divulgação integral do rádio e TV Jovempan que o enaltecem integralmente numa clara e acintosa campanha eleitoral

    1. O bom é que a JOVEM PAN, A JOVEM PASSA PANO, é sómente na tv paga.

  21. Só a divulgação de fakes e o apoio dos aliados desse indivíduo que ocupa a presidência poderão levá-lo à reeleição

  22. Esse cara é asqueroso, o pior retrato do Brasil, um sujeito criminoso cercado de debilóides ávidos por dinheiro fácil. Imagina se um adulto em sã consciência, Érica e integridade, se coadunaria com este tipo de gente. Isso é uma ORCRIM, utilizam linguagem de bandidos. Bolsonaro e seus asseclas devem ser alçados ao ostracismo na prisão. Uma vergonha. Eu não tenho inteligência suficiente para alcançar a lógica bolsonarista. Que isso tudo acabe logo. Essa turma tem que sair de lá.

  23. Golpe de mestre da Crusoé! Imaginem a paranóia que está batendo na cabeça do Bozo?? Com seus 2 neurônios fazendo tilt ao saber que tem gente de sua turminha vazando as conversas pra Crusoé, porque ao perguntar ao energúmeno se ele teria algo a declarar sobre o conteúdo das postagens, ele e seus filhotes peçonhentos devem estar malucos pra saber que foi o "X9"!! Imaginem ele usando a automática (que está na cintura do monstrengo...) pra "apagar" o dedo duro?? Pânico na milícia bozonazista!!! kkkk

  24. Adorei o jornalismo ter tentado contato com o presidente. Foi a melhor parte da matéria, que aliás, está excelente!

  25. Olha, não queria desmentir a reportagem, mais o BolZonaro não tem essa habilidade toda com a língua portuguesa... os textos nitidamente não foram escritos pelo presidente, que é inculto ao extremo. Arisco dizer que deve ser o assessor da presidência ou o CARLUXO brincando com o celular do papai. kkkk

    1. Tbem estranhei o português…Parece pouco c JB. E isso acaba sendo pior

  26. Sei que serei roubado, tanto pelo ex-presidiário Lula como pelo Centrão de Bolsonaro. Pra não ver o PT novamente no poder, votei no Bolsonaro que além de tudo nos traiu em tudo afirmou em campanha. Chega se não tenho Moro, não tenho mais porque votar em quaisquer desses dois palhaço. Meu voto será NILO

    1. Errado. Lula também atacou as instituições. Exemplo foi a tentativa de um terceiro mandato. No entanto, encontrou freios. Esse é o problema. Jair é um bonde desgovernado. Sem limites. Ambos são autocratas em potencial. A diferença é que se Lula tentar um golpe, os militares não permitirão. Mas Jair, só terá freios com alguma frota USA na Guanabara.

    2. Votar nulo ou branco é u m direito óbvio de todo eleitor. Mas, nesse mpmento em que a democracia no Brasil corre risco eu voto até no demônio para tirar essa quadrilha 1ue está no poder. A Miriam Leitão tem razão quando afirma que Lula e bozzo nao sao iguais. O primeiro, apesar de tudo, nunca ameaçou as instituições, a democracia, enquanto o segundo faz isso u, dia sim, outro também.

    1. Sra. Sirleia tem toda razão. Aliás, muito melhor!!!

  27. Bolsonaro tem vários problemas mentais como paranóia e psicopatia, isso dentro de uma visão pequena e medíocre do mundo, pela pouca leitura, pelos amigos também paranóicos, pela cultura da malandragem do Rio de Janeiro. È um homem que devia estar se tratando em um hospício, mas pelo desastre que o PT fez no Brasil foi eleito presidente. E assim seguimos rumo a barbárie.

  28. A fotografia da reportagem mostra bem a figura deste escroto que elegemos para ser o que se recusava ser ,Presidente. Barriga aparecendo ,pistola na cintura , deitado que parece ser a sua posição favorita e mandando fake news que parece ser a única atividade.

  29. LIBEREM ESTA REPORTAGEM PARA QUE POSSAMOS COMPARTILHAR A NÃO ASSINANTES. Seria uma boa medida para esclarecer os que ainda têm dúvidas sobre a índole deste presidente. Liberem

  30. Fico imaginando o desespero do presidente e seu entorno tentando descobrir quem foi que deu acesso a Crusoé dessas mensagens ridículas, indignas de um presidente.

  31. O Bolsonaro é bem isso tudo aí...e acho péssimo. Agora tem alguma coisa( políticos, imprensa, jornalista, artistas, ministros de todos os lados..etc...) que tem o caráter 100% correto, sem interesses ou outras coisitas...?? Pobre Brasil !

  32. Não acredito que o Brasil e os brasileiros mereçam a reeleição desse monstro!!! Mentiroso, dispreparado, não está à altura do cargo e ainda porcima, frouxo! não teve coragem de responder a repórter. Fez foi bloquear!! Isso é uma vergonha!!

    1. Verdade, esse cara não quer nada com nada , só confusão!!

  33. Fico imaginando como deve ser o dia do nosso presidente. Passando tanto tempo lendo e divulgando essas mensagens (sejam verdadeiras ou fakes) quando é que ele realmente trabalha ?

    1. Ele nunca trabalha!! Não está à altura do cargo que exerce. O decano Celso de Melo já dizia isso!

  34. Que matéria! Parabéns a jornalista e ao seu colaborador. As entranhas da máquina de ódio de Bolsonaro destrinchadas. Esse homem é de dar nojo.

    1. Também não tem coisa boa para falar de nosso presidente asno.

  35. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. #ÉMOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  36. o presidente deveria ler relatório sobre desigualdade social, desemprego, mapear o crime organizado, desenvolvimento escolar, infraestrutura, fiscalizar o dinheiro das emendas secretas , etc

    1. O presidente não tem interesse nesses assuntos. A visão dele não vai além do próprio umbigo!

  37. BOLSONARO NÃO GOVERNA. ESTA TAREFA ELE DELEGOU AO CENTRÃO . ELE USA A ESTRUTURA, NOSSO DINHEIRO, PARA FAZER A ÚNICA COISA QUE SABE: INTRIGAS, FOFOCAS E ATAQUES A DEMOCRACIA!!

  38. Que tristeza um país com tantas riquezas naturais como o Brasil, comandado por hienas famintas por dinheiro e poder. E o pior, hienas estúpidas e sem nenhum lastro. Um dia tivemos a esperança de sair desse lodaçal de corrupção mas ao elegermos esse genocida doente nos enfurnamos muito mais na miséria humana.

    1. Selma vc tem muita razao mas cabe somente ao povo brasileiro sair do atoleiro que se meteu e nao e' de agora. Somos, no todo, a expressao de uma nacao e um povo fracassados. Roubamos os sonhos dos nossos filhos e netos assim como nossos pais e avos fizeram conosco. Quem puder que se va' pois o mundo e' muito melhor do que isto aqui.

  39. Impactante reportagem.  Demonstra na prática que o péssimo exemplo vem de cima e se propaga por aqueles que o seguem e se comprazem com a desordem e o caos. De madrugada,  tal como o compositor que desperta com uma 'inspiração ', temos o chefe da nação começando seu dia externando o que vai no seu âmago, pondo pra fora o que lhe move por dentro. E o que move a ação do então presidente? Por acaso seu pensamento matinal é o de lutar pela pátria? É o de se buscar justiça,  igualdade e educação? Não

  40. Aqui se aplica muito bem essa máxima: “ “Nós sabemos que eles estão mentindo, eles sabem que estão mentindo, eles sabem que sabemos que eles estão mentindo, sabemos que eles sabem que sabemos que eles estão mentindo, mas eles ainda assim estão mentindo”. – Aleksandr Solzhenitsyn.

  41. Só não é estarrecedora a reportagem pois se trata do presidente eleito pelos brasileiros! Quem será o próximo? Ou fica isto daí mesmo?

  42. Pessoas de má índole, baixa cognição e com poder são um desastre para uma sociedade. Bolsonaro ( como Lula), chegou ao Planalto com amplo apoio popular para fazer as reformas que o país precisava para ser um bom país para todos. Preferiu o estelionato, a mentira. Seguiu sua natureza. Hoje, temos, até agora, as duas faces da mesma moeda podre para as próximas eleições. Ainda espero pelo imponderável.

  43. Reportagenzinha bem fraquinha. Resumindo: as urnas eletrônicas são seguras, Alexandre de Moraes e Fachim são defensores da democracia, Lula nunca mente e a apuração dos votos será limpa. o r

    1. *Zé ninguém e Marcia ninguém desqualificando uma matéria dessas. 😅😅😅

    2. Gente, vocês ainda dão palanque a dois imbecis, que provavelmente estão no tal grupo e vivem a dizer que cancelarao a assinatura. Um Zé e uma Maria ninguém, que não se importam com a matéria, mas estão aqui comentando? Deixem essa gente pra lá. Querem audiência. Só!

    3. José e Márcia, vcs já vão tarde! Massa de manobra não tem mesmo que assinar e acompanhar a Crusoé! Assistam o “Pano nos Is” e a “Jovem Pano”. Não esqueçam do Silas Malafaia. São as melhores fontes de informação p/ pessoas como vcs. Em nenhum momento a reportagem defende Lula ou os 3 ministros do STF. Está na hora de fazerem um curso de interpretação de texto. Se bem que vcs entenderam o q a reportagem trouxe, mas preferem a escuridão do Bolsopetismo! Parabéns, vcs são parte dessa imbecilidade…

    4. José, você não está sozinho nessa percepção. Releve as agressões em sentido contrário e, como eu, não renove sua assinatura da crusoé, dos antas e de outros veículos desgovernados, que assumiram trajeyória delirante.

    5. Acorda José… mais quatro anos de atraso serão um desastre para o futuro do país.

Mais notícias
Assine agora
TOPO