MarioSabino

O homem mais poderoso do Brasil

24.06.22

Não existe ninguém mais poderoso no Brasil do que Gilmar Mendes. Se um ministro do STF pode tudo, ele pode ainda mais. Não há ninguém capaz de ombrear com ele. No Supremo, ele engoliu todos os presidentes do tribunal, desde que Joaquim Barbosa deixou o cargo e retirou-se da Corte. Engoliu Ricardo Lewandowski, engoliu Cármen Lúcia, engoliu Dias Toffoli e está engolindo Luiz Fux, coitado. Por qual motivo ninguém lhe faz frente? É que o decano do STF, ao contrário do resto, sabe que só tem poder quem efetivamente o exerce por inteiro. Age sem peias por instinto, por origem e também, reconheçamos, porque leu Maquiavel melhor do que qualquer outro integrante atual da Corte. O Brasil não é muito diferente politicamente da Florença do século XV. É só uma versão tropicalizada, sem mecenato.

A Lava Jato, fulminada, serviu a que Gilmar Mendes estendesse o seu poder ao Legislativo. Ele, que era chapa, virou patrão. No Executivo, Jair Bolsonaro lhe é tão devedor, que foi pedir a bênção para a indicação de Kassio Nunes Marques. André Mendonça? Gilmar Mendes, outra vez. Se Lula for eleito presidente da República, ele terá um credor no atual decano do STF, porque foi Gilmar Mendes quem o tirou da prisão. O projeto de instaurar o semipresidencialismo saiu da cachola de quem? Do nosso juiz mais supremo, que, ao que tudo indica, sonha com o cargo de primeiro-ministro no eventual novo regime.

O reto e vertical Paulinho da Força, no lançamento daquele pastiche que o PT apresentou como programa de governo, foi cristalino sobre quem está no topo: “Em todo lugar que eu andava, alguém me falava assim: ‘fala para o Lula não falar isso’. Do Gilmar Mendes ao peão da fábrica. Depois fiquei pensando por que as pessoas falaram isso toda hora. É a preocupação de que a gente não erre, porque, se Lula e Alckmin errarem, o Brasil é quem perde com isso”.

A medida desse poder ficou ainda mais visível nesta semana. Na segunda-feira, Gilberto Kassab reuniu 300 pessoas em um restaurante, em Brasília, para homenagear os 20 anos de Gilmar Mendes no STF. Dois dias depois, na quarta-feira, foi a vez de Arthur Lira prestar o seu tributo. Na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, ele promoveu um jantar em honra ao homem mais poderoso do Brasil. Foram convidados o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça), os ministros do STF Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, além dos deputados Aécio Neves, Reginaldo Lopes e Elmar Nascimento. Os regabofes aconteceram na mesma semana em que Luiz Fux promoveu um encontro oficial com parlamentares, para fazer uma DR do Judiciário com o Legislativo. Divertido.

Gilmar Mendes também tem “correspondentes” nas redações (o termo é dele) e, quando julga necessário, faz saber a donos de jornais que não gostou desta ou daquela reportagem. Ou que gostou. Ou que gostaria. Na semana passada, em sintonia com uma das capas desta Crusoé (É razoável ter medo do STF?)O Globo alertou, em editorial, para o excesso de ativismo político do Supremo durante o governo de Jair Bolsonaro, em nome da defesa da democracia. Disse o jornal, para ilustrar o seu ponto: “O ministro Luís Roberto Barroso deu até prazo para o governo tomar  providências nas buscas do indigenista e do jornalista desaparecidos na Amazônia, como se isso tivesse algum poder de acelerá-las — ou algum cabimento. O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se esforça para desvencilhar-se da desavença insólita que ele próprio alimentou com os militares em torno das urnas eletrônicas. E o ministro Gilmar Mendes teve nesta semana de reafirmar o óbvio, dizendo que o Supremo não é ‘partido de oposição ao governo’. Não é, nem jamais deveria ser”O Globo fez também a seguinte observação geral: “a Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia a paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição”.

Concordo totalmente com O Globo. Para ilustrar o ativismo político que rende manchetes para a cúpula do Judiciário, eu citaria ainda o fato de Luiz Fux, como presidente do CNJ, ter criado um “grupo de trabalho” do qual faziam parte o ator Wagner Moura e o fotógrafo Sebastião Salgado, para acompanhar as buscas pelo indigenista e pelo jornalista brutalmente assassinados. Como se isso tivesse o poder de acelerá-las — ou algum cabimento. Mas entendo os limites do jornal carioca da gema. O que importa aqui é Gilmar Mendes ter sido apontado como a voz da sensatez sobre o STF não poder se comportar como partido de oposição ao governo. E, pelo jeito, a voz começa a ser ouvida: Alexandre de Moraes reuniu-se a portas fechadas com Jair Bolsonaro, no jantar oferecido por Arthur Lira ao decano do tribunal. Talvez seja preciso apenas que Gilmar Mendes aconselhe Jair Bolsonaro a não ser oposição a si próprio.

Diante das evidências, já deveria estar claro para todo mundo que Gilmar Mendes é o homem mais poderoso do Brasil. Os partidos são dele. Todos. O governo é dele. Todo. Os poderes são dele. Todos. Gilmar Mendes é a situação, não importa quem ocupe o Palácio do Planalto, as presidências do Senado e da Câmara ou a presidência do STF. Qualquer resistência ao ministro é inútil. Ele é um forte em território de fracos. Atacar Gilmar Mendes é como querer trocar o darwinismo pelo criacionismo. Na nossa selva selvaggia, ele é o topo da cadeia alimentar a quem devemos temer e ouvir. Não existe nada mais sensato a fazer.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Ser corrupto, no Brasil virou virtude nesse desgoverno infame.

  1. Depois de DEUS, o homem mais poderoso do Brasil se chama povo se quiser exercer o poder que a Constituição Federal nos outorga. O Gilmar é tão poderoso que vive trancado em seu gabinete e não pode sair às ruas sem vários seguranças armados. É tão poderoso que, como diria o poeta, a qualquer hora, pode dormir são e acordar "morto". Assim somos todos os mortais da terra, queiramos ou não. Quem determina isto é sim O TODO PODEROSO DO UNIVERSO. Quem há de dizer o contrário?

  2. Parabéns Mário pelo ótimo e esclarecedor artigo. A matéria me fez entender os podres bastidores dos poderes, seus dominados e dominadores. Realmente, só existe um Gilmar Mendes que se esbalda na República como autoridade máxima do país é justamente devido a subserviência mediocre dos nossos podres governantes. Um horror!

  3. Parabéns pelo artigo! Foi ao ponto! Quando se escrever a história deste quarto de século, ele será retratado como o homem que atrasou o avanço do País, levando o tribunal a punir os que tentaram avançar o estado brasileiro contra a impunidade e a corrupção.

  4. Mário, Excelente artigo! Até quando os brasileiros ficarão à mercê dessa criatura do mal chamada de Gilmar Mendes? Ele é o Centrão do Judiciário, mas com um poder maléfico muito maior do que qualquer representante do Executivo e Legislativo. Após acompanhar por mais de 4 décadas a luta contra a corrupção no Brasil, eu nunca havia visto o nosso país numa situação tão lamentável como se encontra agora. Gilmar teve e continua tendo participação de destaque por levar o Brasil para o buraco.

    1. Exatamente, até quando essa má pessoa Gilmar vai se tornar alegre?

  5. O Brasil esta perdido. So um milagre Se Deus existisse levaria ele consigo, faz mas falta no céu, ou inferno, que na terra. E a clara demonstração de que Deus não existe, so no imaginário para dominar as pessoas incautas….

  6. Isso é o fim do mundo! Gilmar sopra e bufa e a casa cai ? Não pode continuar esse poder. Ele controla o país até quando está em Lisboa na faculdade que criou lá. Por que ? O Brasil não precisa de universidades? Não parece com o Porto de Mariel em Cuba ? Tem que haver alguém para parar esse cara .

  7. O único consolo em ter que aturar os frequentes abusos de "otoridade" de Gilmar Mendes é prever como ele será lembrado nos livros de História: o Ministro que conversava em particular com investigados, soltava os amigos presos e acreditava ser o único dono do país, a ponto de permitir que um EX CONDENADO POR CLEPTOCRACIA concorresse à função máxima, com base em PROVAS ILÍCITAS e acusando o Juiz menos graduado da SUSPEIÇÃO que ele próprio comete.

  8. Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi! Embora sabido que o genitor de GM não foi rei, esse sapo boi maneja o cetro tal qual varinha mágica, encantando todos os sapos cururu do bananal brasiliense.

  9. Se for preciso pago em dobro para tornar essas matérias para o público leigos ou não, mas aos poucos abre a cachola, tornando consciência. É só cobrar no meu Email...

    1. Uma brilhante iniciativa, Paulo Cesar de Moraes. .... Mas você teria que traduzir todo o texto em Emojis e Gifs para entendimento de todos, ou simplesmente para que deem gargalhadas: 😍 😁 🙌 🤯 🥶 😠 😡 👌 👍 ✌️ 🤞 👩‍🦱 👨‍🦱 🧑‍🦱 👩‍🦳 👨‍🍳 👩‍🔧 👩‍🌾 👩‍🔬 👩‍🎤 🦺 🧵 🪢 🛒 🧣 🩳 👘 🩲 🩱... Se não for nessa linguagem não darão a mínima. Já deparei com um graduado em Jornalismo que mandou um terceiro elaborar o próprio currículo. ... Estava grafado: experiências profiCionais ...

  10. Eu vivi para ver isso, o stf (assim minúsculo) mais desqualificado de todos os tempos, abaixo do "fiofó do sapo", meros advogadinhos que agarraram no saco de políticos, alguns extremamente corruptos, e hoje temos isso, uma bolha imperial de togados abusando de medidas monocráticas e cheios de privilégios pagos pelo nosso suado dinheirinho. Até quando?

    1. E não é "só" o stf: olhe a perseguição do excelso presidente do stj à Lava Jato, a Deltan Dallagnol. Olhe o cnmp, que tbm abana o rabo pro Gilmar. A pgr mais servil que se tem visto. Todos cabem em suas definições.

  11. Só no Brasil um ministro fica 20 anos pintando e bordando sobre a Constituição do país. Mas a Justiça Divina cedo ou tarde vai cumprir seu papel.

  12. Ora Viva, Mario. Aplausos ao seu retorno, sem nenhuma crítica à sua verve literária em outros artigos, às pautas desassombradas e enérgicas, de temas mais consistentes ao panorama da vida nacional. É preciso uma dose firme de coragem para “emparedar” essa figura de mil faces que encarna, hoje e sempre, um Dom Corleone, da vida pública brasileira. Todos temem o nosso God FAther tupiniquim. Alvíssaras, caro Mário. Volte sempre a essas pautas.

  13. Quê tristeza para o Brasil e para o Povo, nunca vi nada escrito, mais verdadeiro do que isto. Parabéns Mário infelizmente para todos nós que queremos um Brasil justo

  14. Excelente! Perfeita análise! Esse individuo é o mais perverso inimigo que um país. poderia ter. Parabéns, Mario!!!

  15. Nada dura para sempre: a Roda da Fortuna não fica parada. Mussolini que o diga. Você leu M., o Filho do Século de Antonio Scurati? Primeiro de uma trilogia, tem o segundo volume já editado. O terceiro logo sai. É um bom exemplo de que nada é estático nem seguro.

    1. Tomara que não demore a população brasileira não aguenta mais essa peçonha.

  16. O Barroso definiu com muita propriedade o caráter do beiçola nos tempos em que não bebiam água na mesma cuia, mas, o beiçola tem a capacidade de submeter os demais sinistros sob seu cabresto e os leva para onde quer pelo convencimento de suas teses que são melhor elaboradas. No congresso repleto de maioria do centrão que são corruptos, ladrões e pilantras, cheios de processos nas costas em julgamento pelo supremo, quem há de impichá-los. Nem Pacheco nem os Pachequenses, todos frouxos, covardes.

  17. Parece que você acha bonito isso Sabino! Esse Gilmar vai ter oque merece ainda. E se você gosta desse tipo de autoritarismo, muda pra Cuba

    1. Parece que é contínua a dificuldade com ironia e sarcasmo, que seja passageira e benfazeja como nossos amados governantes.

    2. A “gente” lê cada barbaridade por aqui. Mas, enfim, viva a liberdade de opinião. Só o STF não reconhece isso.

    3. Sabino não acha bonito, ele está ridicularizando os idiotas, capachos de Gilmar Mendes!

  18. Eu fico triste. Quando aquele tido como o melhor cérebro, ao mesmo tempo é uma ave de rapina, que não coloca suas obrigações profissionais a serviço do país e sim a seu próprio serviço, fortalecendo seu poder a custa da fragilidade geral que, via de regra impera no comando do país. Seu carma é pesado.

  19. Porque eles querem Lula? Para continuarem fazendo o que bem querem . Refem do sistema, dos advogados e de quem o tiraram da cadeia . Aí fica fácil de entender. O sistema é bruto. Kkkkkkk

    1. "Cada povo tem o governo que merece", por ação ou omissão. Isto é inescapável...

  20. Triste do país que tem um ministro da suprema corte como Gilmar Mendes. Chega a ser estranho parabenizar o Mário por mais este artigo, que na verdade acaba sendo um tapa na nossa cara. Quando acordaremos para a realidade? Algum dia acordaremos para a realidade?

  21. Joaquim Barbosa já havia nos alertado sobre o caráter de Gilmar Mendes: “Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país “ ; “Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do judiciário “ “Me respeite, Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso”.

    1. Ufaa.. alguém por aqui confundiu os adjetivos: peremptório, com persecutório, ou seria perfunctório? Va lá saber..

    2. Joaquim é um estadista!!!O servidor público de caráter!

    3. Aí eu pergunto: o que esse comentário tem a ver com o texto sobre Gilmar Mendes!? Joaquim Barbosa amarelou e nem esquentou sua cadeira curul, que lhe pertencia de verdade, ao abrir mão de um direito vitalício previsto na 'Redentora'. Não adianta chorar pelo leite derramado porque Gilmar Mendes, gostando ou não dele, é um cara peremptório em suas sentenças jurídicas detonando seus oponentes!

    4. Muito bem lembrado (e deve ser repetido para este pais e esta imprensa sem memória e coragem sempre)! Joaquim Barbosa saiu, e ele ficou (para todo o sempre?) reproduzindo tudo, verdadeiramente real, sobre comportamentos e poder, dito pelo respeitado Ministro Joaquim (que deixou rastros de Justiça no STF). E pior, o STF é para o nosso Mato-grosense uma coleção de marionetes regida pelo próprio.

  22. Mario, por favor, abra o excelente e irrecusável artigo para não-assinantes: a gente precisa espalhar isto.

  23. Ou seja, que todos enfiem seus rabos entre as pernas e aplaudam, apoiem e digam amém ao todo poderoso master e comandante em chefe de fracos, pretensiosos, lambe-botas e oprimidos de todos os calibres… Mário Sabino, objetivo, racional e irretorquível como sempre!

  24. É simples: Gilmar Mendes sabe os podres de todo mundo em Brasília e tem o poder de absolver ou condenar e, como aponta o Mario, usa este poder com maestria para manipular a todos. Um pedido dele é uma ordem! Gilmar é o imperador dos corruptos brasileiros...

    1. É isso aí... Chantagem é o nome dessa atuação intimidatoria do indecoroso.

    2. Penso da mesma forma. O pedido feito pelo sr. Mendes para receber todas escutas ilegais dos celulares de quase todas as autoridades da República pelo esquema armado contra a Lava Jato falá por si. Esses arquivos podem ser usados seletiva e oportunisticamente p

  25. Essa celebração ao poder só poder uma ironia de mau gosto. Não tem outro sentido. O poder só existe para quem se submete.

  26. Vixe!!! Mario meu querido como sempre acertou no mosquito,estamos ferrados com o dono do Brasil, das nossas humildes e insignificantes vidas.

  27. A ironia fina, a sutileza, a precisão da linguagem, o texto que não desperdiça sequer uma palavra. São essas coisas (entre outras) que fazem desse texto do Mario um dos melhores já publicados na Crusoé. Espero que o nefasto o tenha lido.

  28. Faz todo sentido num país em que o banditismo impera sobre o julgamento técnico. Desde que haja interesses envolvidos sempre tem como dar um 'jeitinho'.

  29. Em um pais serio - só esta homenagem já seria motivo do unico funcinario publico vitalicio sem concurso ser demitido. Aqui é ao contrario e um dia, quando a historia contar o que rola de dinheiro publico para as entidades privadaS do funcionario era para ele parar na cadeia. Definitivamente este é a "herança maldita" deixada pelo FHC

    1. Concordo, a pior herança maldita cheia de inveja, ódio, ressentimentos..... ausência total de decência e honradez.

  30. O poder desse "Jabba, the Hut" no Brasil é realmente enorme, mas um dia acaba e ele voltará para as profundezas de onde veio e vai ter de responder por tudo o que fez. Essa é só uma constatação.

  31. O semipresidencialismo é o sonho de tipos como Arthur Lira. Já que impuseram as Emendas do Relator, por que não gerir todo o orçamento? O negócio de GM não é ser primeiro-ministro de tal regime. Sua força é como politiqueiro do STF. Seu instituto fatura com verbas públicas e de empresários. Consegue vantagens para o escritório Sérgio Bermudes através da mulher advogada. E consegue nomeações para seus apadrinhados, etc A melhor definição de GM foi dada por Paulo Preto. "Nosso causídico é foda".

    1. Seu comentário é produto de uma ótima análise. Sobretudo no que diz respeito a ambições futuras. Melhor que ser rei é ser dono do rei ( estude a atual relação Bolsonaro/Gilmar). É ser fonte de favores e não devedor de, A História é senhora dessa realidade. Lembremos que em passado recente Paulo Preto era dono de reis…

  32. Lembram-se do discurso salvacionista do mandato de Temer e dos direitos eleitorais da Dilma (este fato, felizmente revisto pelo povo mineiro que repugnou o discurso na urna). O silêncio da Nação (isto mesmo: danação, cacófano para a Sociedade Brasileira) plantou um déspota sem voto. A mídia brasileira acorda muito tarde. O povo adora pesadelos. Para conta’-los ou reclamar do sono.

    1. Será que o Gilmar não será O Supremo do Supremo? Talvez aqui esteja ensaiando…Essa tal justiça divina é apenas um esperançosa expectativa e no’s aqui no Brasil dependendo dos numerosíssimos gilmares da vida a impor seu julgamentos. Que dureza, né?

  33. Um dia a casa cai. Todo homem super poderoso, guarda desafetos poderosos, que darão o bote na hora certa. O centrão não brinca em serviço.

  34. O ditador Supremo Totalitário Federal, temido por todos corruptos com fichas sujas e mamadores do erário público, empoderado de seus interesses e vontade de supremo poder por esse baixo clero imoral.

  35. Enquanto o Gilmar é o mais poderoso homem público do país, o Mario Sabino é talvez o jornalista mais corajoso da atualidade.

  36. Eu sei quando DM tomou o poder. Foi no dia que o 01 entrou com recurso para que suas rachadinhas fossem julgadas pelo supremo. Em seguida ele testou chamando o Exercito Brasileiro de genocida, Bolsonaro deu cala a boca nos ministros militares e ainda mandou o Pançuelo enviar nota ao GM se justificando e quase pedindo desculpas! Por essas e por outras vai perder pro Ladrão!

  37. Com um comentário desse, ele vai se achar ainda mais poderoso e prepotente. Seria melhor passar a faixa Presidencial a ele . Kkkkkkk

  38. O BRASIL NÃO TEM MAIS JEITO. CHEGOU AO FUNDO DO POÇO A ÚNICA SOLUÇÃO SERÁ SOLTAR UMA BOMBA TOMICA E MATAR TODO MUNDO . Kkkkkk

  39. Triste realidade. A culpa disso é do Moro. Num país onde a corrupção é cabeça, tronco e membros da política, a reputação dele fez com que os políticos fossem o diabo fugindo da cruz.Esses caras não sobrevivem sem a corrupção. Gilmar Mendes o corvo foi o mentor material e espiritual da destruição da lava jato, denegrindo a imagem de Moro. O STF se transformou num penico para uso daquele ministro. Perdeu confiança e credibilidade. Alexandre de Moraes, com inveja, segue o mesmo caminho.

  40. Mário, parabéns pela coragem de expor as verdades da nossa putrefata republiqueta. A maquinação do mandachuva do STF contra a Lavajato foi e continua sendo abjeta. Qual teria sido a motivação do ímpeto homicida do Rodrigo Janot?

    1. Janot acusou GM de suspeiçao em processo de Eike Batista e ato contínuo apareceu notícias na imprensa que a filha de Janot era advogada de empresas envolvidas na Lava Jato. Janot identificou GM como a origem das notícias e decidiu (mas não efetivou) dar uns tiros na cara de GM.

  41. Em tempo: Mendes ainda pode se enraizar nas instituições nacionais e internacionais através de pupilos de seu instituto, de seus assessores e de seus advogados. Se a intenção fosse fazer o bem ao país, estaríamos bem servidos.

    1. Perfeito! Os tentáculos de seu poder vão longe e passam também pelos " Juízes pela Democracia" e por aí vai. Bom, fazer o diagnóstico de uma doença é necessariamente o primeiro passo para curá-la. Parabéns ao Mario Sabino! Namastê!

  42. É a própria encarnação do Mal! Extrema Inveja. O Nefasto. Com todas as restrições, Barroso, boquinha de veludo, foi o único que deu algum combate ao Coisa Ruim. Joaquim Barbosa deve ter saído por perceber que não seria páreo depois de descer da presidência. Somatizava o estresse com as dores na coluna. E amarelou.

    1. Discordo, data vênia, quanto a Barroso fazer alguma oposição a Gilmar. Fachin igualmente.A trama para dar fim à Lava Jato teve os 3 como protagonistas. O primeiro cuidou da suspeicao de Moro, o terceiro da absurda decretação da incompetência da 13 VF de Curitiba, após 07 anos de julgamentos e o segundo o acompanhou votando orgulhosamente de um hospital, ao invés de se abster já por isso. São todos iguais! Namastê!

  43. Para o Brasil ter chegado a esse Estado de podridão moral, diz muito do poder Judiciário agindo politicamente antes mesmo do reinado do min. Gilmar Mendes, mas acredito q ele tenha piorado bastante a ponto de as práticas criminosas dos agentes de colarinho-branco serem banalizadas. Se o crime já aconteceu q adianta punir? Só é crime criticar os Tribunais Superiores. Foi o q restou.

  44. Parabéns Mario. Que bom saber que tem alguém que não tem medo dele. Como pessoas assim adquirem tanto poder. Como um Putin pode ser responsável pela morte de tanta gente. Como pode existir um Hitler!!

  45. Mais poderoso e nefasto desse país. um poder voltado exclusivamente para manutenção mordomias das elites dominantes, diga-se ricos e/ou politicos. nunca fez nada pelo Brasil. Tem ódio do Moro pq a lava jato escancarou a cleptocracia da qual ele GM é o maior garantidor.

    1. Barbosa fugiu do pau e GM só tem uma ideologia, a dele...

    2. Dos atuais nenhum fez nada, mas o Barboza fez por todos eles , há poucos anos. Gilmar pelo menos não é de esquerda.

  46. Artigo Memorável! Brilhante, verdadeiro. Deixou de ilustrar o que diz com dois episódios que muito retratam o poder do Ministro Gilmar Mendes: um deles a absolvição da Chapa Dilma-Temer no TSE, com um alentado Voto de Minerva fulcrado no excesso de provas contra ambos, outro, a suspeição de Sergio Moro sustentada em conversas com Deltan Dellagnol, obtidas por meios ilícitos. Já o segundo homem mais poderoso do Brasil é Lula, mas não por sê-lo e sim por enganar a muitos o ser. Namastê!

  47. ¡¿Não existe nada mais sensato a fazer!? Ué, mas vc já tá fazendo! Vocês são a extensão de nossos olhos e ouvidos. Para isto assino a Cruzoé.

    1. Esta afirmação não consola ninguém. É uma declaração de impotência. Isto aqui não é país ou povo que se preze, é só gado ignorante. "Cada povo temo governo que merece". Os ucranianos, por exemplo, estão morrendo por isto. Por aqui adoram votar em ditadores toscos (Lula ou Bozó), ou achar "presidencialismo" o máximo, quando não é bom nem para os USA (vide Trump ou Nixon). "Parlamentarismo" nem é discutido, apesar do exemplo das melhores democracias do mundo.

  48. Esse câncer se tornou uma metástase que corrói o judiciário , do Supremo a primeira instância , passando pela política e a imprensa , só arregou para o Joaquim Barbosa , que estranhamente sumiu , o cara é sinistro , mas quando está e Portugal ‘e um cordeirinho .

  49. "Não existe nada mais sensato a fazer" quem sabe uma loucurinha? quem não tem nada, não tem nada a perder, e a burguesia tem muito a perder, dinheiro,fama,poder,autoridade etc, vamos lá povo brasileiro esses que estam nos governando apenas pensam nos amigos,familiares e naqueles que mamam no poder, e quanto a nós sempre seremos serviçais deles.

  50. Simples entender o fenômeno GM. Todo esse grande poder decorre de sua atuação profissional perfeita no atendimento das expectativas dos picaretas que hoje nos governam. Ninguém toca em uma peça que funciona perfeitamente. Todos adoram Gilmar. Todos abominam Moro.

    1. Eu iria escrever o que acabei lendo aqui nos seu comentários. Então só replico e acrescento: não "adoram" o GM, mas "aturam" para manter seus próprios interesses.

    1. Ta vendo como o cara tem até torcida-pro?

  51. Como seu assíduo leitor aguardei Mario Sabino se pronunciar sobre este assunto. O poder do sapo foi construído totalmente em cima dos erros do Bolsonaro que, de alguma forma pudessem torná-lo refém do judiciário.

  52. Há tempos que comento em matérias sobre o decano chamando-o de Gilmar, "O Grande". Mas todos os candidatos a deus deste mundo teve fins catastróficos.

  53. Não concordo com o poder do Gilmar. Ele tem influência, mas não tem as instituições do estado a seu dispor. Quem a ele obedece, o faz, por achar melhor tirar a castanha com a mão do gato. As policias, exército e grandes corporações tem esse poder. Nunca houve uma tomada de poder chefiada por algum juiz, supremo ou não. O poder do Gilmar é delegado, atualmente útil aos verdadeiros poderosos. O Bolsonaro não sabe disso, ele intui, mas não sabe. Se soubesse, já estaria eleito.

    1. Bolsonaro sabe tanto que foi logo se aliando GM, ficou de bico calado qdo DT e GM reverteram a prisao em segunda instancia. Idem qdo o GM descondenou lula (foi ele e nao fachin, q tentou salvar os aneis mas acabou perdendo os dedos tbem)

  54. Perfeito. O pais tem um cancer: gilmar mendes. Agressivo e metastatico. Embrenhado no mecanismo e indissociável do nosso descalabro. Como se pode chamar de república um pais que cria um monstro destes? É umtremendoc@n@lha. Rodeado de sabujos.

  55. Gilmar faz o que quer, quando bem desejar. Corrompe verticalmente todas as instituições e deturpa valores morais da nossa sociedade. O ser humano mais deletério deste país.

  56. Pois é. Concordo com o texto, embora o faça doído pelo absurdo da situação. COMO é que pode chegarmos a este ponto, ser inútil resistir. Será mesmo?

  57. É isso, mesmo. Um retrato perfeito de como funcionam as Instituições no Brasil e de quem segura os cordões. O fim da Lavajato foi também o fim do pouco pudor que se tinha. Hoje, tudo está escancarado, sem qualquer pudor. É desolador. Temos o direito apenas de pagar impostos e continuar sustentando essa laia.

    1. Os que tiveram coragem, hoje são perseguidos e sequer contam com o apoio da opinião pública. Leitor da Crusoé/Antagonista ( excetuando os robôs) são minoria lúcida.

    2. Tem não, fia. Pode contar nos dedos: um, dois, três..

  58. Puta que pariu. Escrever uma matéria dessa é ter uma mente micro . Fui , sou e serei apolítico sempre mas, busco sempre me informar para ampliar meus conhecimentos. Acompanhar o que ocorre no executivo, legislativo e judiciário é o mínimo que uma pessoa sensata pode fazer . O Sr Gilmar Mendes tem e matem um escritório de advocacia em pleno vapor e por lá passaram e passam processos milionários que a meu ver tem sua parcialidade sempre. Quem assistiu a rusga de Barroso e Gilmar ……….

    1. O Mario não pode falar isso diretamente, JAP. Seria preso no outro dia.

    1. Não leu Maquiavel. Leia então, operação Banqueiro do jornalista Rubens Valente para entender quem é Gilmar Mendes.

  59. PRA MIM ELE É O MAIOR VERME DESTE PAÍS. PARASITA. UMA DIA ELE VAI DESTA PRA OUTRA. DAÍ O BRASIL SERÁ UM PAÍS MELHOR...MAS VIRÃO OS OUTROS 10. POBRE BRASIL..

  60. O Brasil só vai melhorar politicamente e judicialmente quando Gilmar Mendes sair de cena. Ele é um legado lamentável de Fernando Henrique Cardoso, que o colocou no STF, para desgraça do Brasil. Disso não podemos nos esquecer.

  61. Felizmente, o poder de Gilmar Mendes ñ vai impedí-lo de envelhecer, nem vai torná-lo imortal, nem tão pouco vai livrá-lo do imponderável, afinal "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe".

  62. Brasil Proprietário - Gilmar Mendes Tesoureiro - André Esteves Gerência - C. Nogueira, A. Lira e J Bolsonaro (este último decorativo)

  63. Mario, vou compartilhar esse texto com o "meu" mundo inteiro! Tenho a mesma opinião! E, além do mal que essa situação nos causa, dá ânsia de vômito ver todo esse salamaleque em volta dele por tanta gente frouxa.

  64. Não é tão poderoso por soltar grandes traficantes ou é por isto? se for entreguem este país de merda ao narcotráfico de uma vez ... mas que o homem é forte lá isso é pois até o Bolzão foi no regabife do beija-mão do do homem e deveria tê-lo condecofrado com a Odeem Nacional do Mérito honraria maior do patropi em chamas e lixo tão merecida por ele, pelo dr. Verboso e pelo Imperium Xandão I e único ... o homem tá poderôôôôso mesmo !!!

  65. Isso explica o caos em que o Brasil se transformou! Um EMPRESARIO, celebrity tipo Kim Kardashian, Ministro do SUPREMO nas horas vagas, é "o cara"... mais surreal impossivel

  66. Pois é, quando os grandes poderosos abusam de sua autoridade não estão pondo ordem no galinheiro. Estão sim dando mau exemplo. Os de baixo entendem então que só abusando de autoridade alguém obtém poder. Criam-se os pequenos ditadores nas suas micro áreas , abusando de de seus dominados de todas as formas. Isso vai de um chefe de família, um chefete de repartição, até grandes chefes de facções criminosas. A maldade é um vírus que se dissemina no ar e contamina geral.

  67. Espero que a seleção natural das espécies por algum motivo inexplicável inverta a lógica e corte o mal pela raiz devolvendo essa criatura para as profundezas do inferno!

  68. Não podemos esquecer jamais de que se nós brasileiros temos o “deus” gilmar é graças Ao apóstolo Fernando Henrique Cardoso. O queridinho de 9 em cada 10. Há, e tb livrou o chefe de quadrilha de ser apeado do poder em 2005.

    1. Pois é, Renato, não podemos esquecer o responsável pela origem de tudo - Gilmar, Lula - mas... todos esquecem de FHC, que você bem define como o queridinho de 9 em cada 10.

  69. Na mosca! Bem, dadas as circunstâncias, o que não falta são moscas. O que não diminui em nada a exatidão do artigo. 🏹 🪰

    1. Se outros 10 ministros ñ fossem covardes, já teriam apontado para o tal ministro a porta da rua.

  70. O que é ser brasileiro então! Valham-me! Olhar para o lado cruzando os braços, um respiro profundo, olhar para o chão e seguir em frente com lágrimas nos olhos! Que porvir!

  71. Parabéns Sabino, por conseguir falar só verdades. Esperamos que este artigo não seja "cassado" pelo todo poderoso mencionado por tal.

  72. Pobre povo brasileiro: deseducado, pacato, co.varde. Aceita tudo sem dar um pio, extravasando sua raiva, erroneamente, contra o próximo e nunca contra o sistema corrup.to que o esmaga. MS

  73. Num país governado por bandidos como é o Brasil, não há dúvida de que Gilmar Mendes é a figura mais proeminente. Inala e exala maldade a cada respiro.

  74. Que tristeza não é, Sabino? Melhor passar para o mundo inverso. Brasil, com Gilmar, é uma realidade angustiante demais. Vou dormir e encontrar Fredy Kugler.

    1. Sr Sabino ,ou quem está manipulando esse espaço do assinante , por ter uma ideologia barata meus comentários.

    2. Eu prefiro a bobagem! do a omissão. Temos milhões de neurônios, que nos levam a todos os caminhos até a escuridão . Persigo a tolerância e respeito a diversidade, portanto vejo tantas cabeças vazias mas, às aceito e respeito. Fazer o que.

    3. Asqueroso,nojento . Ninguém parte dessa terra, sem o devido pagamento

Mais notícias
Assine agora
TOPO