DiogoMainardina ilha do desespero

‘Putin é um idiota’

18.03.22

A Rússia já perdeu.

É o que eu venho repetindo todos os dias, desde o comecinho da guerra, mas a coisa soa bem melhor quando é dita por um general americano, cheio de medalhas no peito, como Mark Hertling.

Ele disse também:

“O Exército russo passará de derrotado a destruído. Putin é um idiota militar e estratégico que precisa ser responsabilizado por seus crimes de guerra.”

Ao contrário do general, que é uma das minhas fontes preferidas, só aprendi o que era um TB2 duas semanas atrás. Assim como ele, porém, fui capaz de ver a idiotice militar e estratégica de Putin. Jornalista é assim mesmo: funciona como um drone turco. É rudimentar e voa rasante, com a velocidade de um Cessna, mas de vez em quando acerta num alvo maior do que ele. Com uma vantagem: quando é abatido, ninguém se importa, porque nem é gente.

É um bom momento para ser jornalista. E é um bom momento para ser dono de site. Eu sempre reclamo do meu trabalho, mas tenho de exaltá-lo agora. A imprensa tem sido uma arma poderosa nessa guerra, denunciando os crimes de Putin, os mesmos pelos quais ele será responsabilizado. Há um repórter em cada trincheira ucraniana, sem tomar banho e totalmente no escuro, correndo o risco de ser atingido pelo inimigo. Sem repórteres, o ditador já teria vencido a guerra. E é por esse motivo que ele trata de mandá-los para a cadeia ou matá-los.

Além de denunciar os crimes do carniceiro russo, a imprensa teve também o mérito de furar sua bolha de propaganda, empurrando o mundo livre a apoiar as tropas de Kiev. Nesta semana, o secretário de estado americano disse que “haverá uma Ucrânia independente por muito mais tempo do que haverá um Putin”. Bem, haverá igualmente uma imprensa independente.

O leitor insolente, disposto a esculachar o jornalismo, pode esfregar em minha cara Reinaldo Azevedo, por exemplo. Mas há colaboracionistas em todas as guerras. E a imprensa Vichy, cedo ou tarde, será desmoralizada pela própria imprensa. Em 2017, escrevi no Twitter: “Vai dar a bunda, Reinaldo”. É o que reitero agora, a cada bomba que cai em Mariupol. Como cai uma bomba a cada dez minutos em Mariupol, a cada dez minutos sou obrigado a dizer novamente: “Vai dar a bunda, Reinaldo”. É meu mantra anti-Putin.

É claro que, em vez de insultar o colaboracionista, seria muito mais satisfatório – e proveitoso – esbofeteá-lo. Mas eu moro mais perto de Putin do que dele. E, para esbofetear Putin, eu precisaria de Elon Musk, que o desafiou para uma briga. Nesse caso, porém, nem sei quem eu esbofetearia primeiro, Musk ou Putin.

Comecei esta coluna com o único objetivo de homenagear o jornalismo e acabei me perdendo no caminho, com aqueles insultos grosseiros. De vez em quando, o drone turco se perde. Mas é assim mesmo que ele funciona. Só há um jeito de recuperar o fio: vai dar a bunda, Vladimir.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sou seguidor do Diogo há décadas, mas acho que ele podia ter passado sem esse artigo ridículo, tão superficial e raso quanto a fala do molusco "passando ao Putin e ao Zelenski" para parar a guerra pois no Brasil seria facilmente resolvida numa mesa de bar. Pois é Diogo e Lula, a guerra ali é coisa bem séria e nem a OTAN, nem os EUA e nem a UE tem a menor expectativa de resolver o assunto em uma mesa de bar ou "mandando o Vladimir dar a bhunda". Eta banânia que nivela tudo por baixo....

  2. Adoro os seus comentários sobre o carniceiro russo, Diogo. E o seu tom sarcástico, cortante, divertido e sempre incrivelmente corajoso. Prescindiria, por prudência e em nome da auto-disciplina, das alusões a esse despiciendo jornalista.

  3. Putin pensa ? Retaliação Maciça ( McNamara ). Guerra nas Estrelas ( Reagan ). Recentemente , Posicionamento estratégicos de submarinos atômicos e informações antecipadas e precisas sobre a Invasão à Ucrânia indicam que numa guerra nuclear a sociedade russa será devastada. Desde Stalin o ocidente prepara-se para isto. Putin não descende de Átila nem de Genghis Kan ; nem estes eram Russos. Sanções são armas poderosas na Pré-guerra: Debilita

  4. Podemos não concordar com o Diogo, não gostar dele, debochar dos seu motivos, mas uma coisa é certa, diversão garantida. Leio também o Reinaldo e não mais me divirto, me irrito com a minha burrice em não ter percebido o cinismo implícito. Entre uma anta e um petralha arrependido, fico com a anta.

  5. Amei o texto é o “desvio”! Só acho que Putin pode gostar de dar a bunda (ele sempre tratou pessimamente até a própria esposa…) então pra ele tem que ser PRISÃO PERPÉTUA EM HAIA sem aquecimento para ele pensar que está na Sibéria!

  6. É lamentável, Diogo, ver um jornalista do seu nível apelar para baixarias tão ridículas, chulas e desnecessárias. É o desespero batendo ao ver que a candidatura que tanto defende já foi para o brejo e só não vê quem não quer?

    1. Bravo, Marcos. É o meu pensamento também. Diogo Mainardi e seu brinquedinho político, o Morno, já eram…

  7. O Diogo MaisNada fica postando as suas merdas semanais aqui no folheto e acha que está tudo bem, mas qdo o assinante posta um parecer contraditório, tipo a enquete para PR., do site "eleicoesaovivo", aí ele faz uso da 'demokracia stalinista' para deletar meus comentários. Por um lado é bom, pois é sinal que acusou o golpe, por outro lado, vou continuar comentado, é meu direito de assinante. BOLSONARO até 2026, para o total desespero do MaisNada. _ Olavo VIVE.

  8. Talvez não se sintam ofendidos. Pode ser o que desejam. A bunda saiu do armário. Hoje massificou. Há muita oferta.

  9. sigamos o raciocinio: se a mãe do Vladimir se chama Sr Putin. então o Vladimir é Filho da Putin. consequentemente o Valdimir filho de putin putinho é. Ah com 1metro e meio deve mesmo ter pau pequeno. então é um PPP. Putinho Pau Pequeno. isso Freud explica.....

  10. Mais um excelente artigo. Não se preocupe por achar que se perdeu, aliás, poderíamos subir até umas hashtags: #vaidarabundaputin e #vaidarabundareimaldoazevedo

  11. Bravo Mainard. Acompanhava Reinaldo junto com você e a turma da Veja de Civitta. Depois descobri o verdadeiro Reinaldo do "Temer e Aécio". Asqueroso e bossal.

    1. Eu tbm. Faltou dizer que o RA é amigão do Gilmar Mendes.

  12. Queridas, Cleoma e Maria! __ Não se afastem da calma e nem fiquem mal criadas assim. O Iscariotes já era, já não se elegia antes, muito menos agora com o advento das ucranianas pobres, .... meus deuses, ... que pecado.

  13. Diogo Mainardi, eu ando tão aborrecida com a política brasileira que ando soltando muito palavrão, para a decepção da minha querida e polida mãe. Mas tem hora que não tem jeito: só um vai dar a bun.da, ou vai tomar no biiiiiiip para expressar com exatidão a nossa revolta. MS

    1. Maria,minha mãe,p/quem merda é vírgula portanto ñ é xingamento e outro ela nunca usou a vida inteira,sempre reclama da minha boca suja aos quase 71 anos qdo xingo os políticos."Se ainda fosse criança eu lavava sua boca c/sabão" diz ela (88 anos) ainda hoje.Mas só o q posso fazer é xingar.Vontade msm é de comprar uma kalaschnikow e sair por aí dando uma de louca.Mas nunca peguei em arma minha vida inteira,morro de medo.E vontade é coisa q dá e passa.Rezar tb ñ sei,sou atéia.Só resta msm xingar.

  14. Sei do seu talento e do Mario. Mas acertaram precisamente quando decidiram criar O Antagonista. Mais tarde, Crusoé. --- Drones Made In USA. ... Não teríamos algo que possa ser definido como Imprensa de verdade no bananão. ... Parabéns a vocês e a toda a equipe que foi sendo agregada ... Mario (atribuo ao mesmo como Publisher) escolheu a fina flor da Honestidade Intelectual os profissionais de Crusoé. ... No Antagonista, Claudio, Diego Amorim etc. Enfim, todos que galgaram postos e fazem parte

  15. Vou ajudar você a esbofetear o putin, e levo um monte de ovos podres BEM FEDIDOS, e também cocô de gato (que é super fedido) só prá tacar no putin e seus idólatras, bota o reinardão azevedo na fila, vamos treinar a pontaria, Diogo. E VIVA O ANTAGONISTA e CRUSOÉ.

  16. A árvore está crescendo cada vez mais. Necessita ser podada , mas bem podada , para que se possa plantar uma nova semente.

  17. Reinaldo Azevedo só merece nosso desprezo. Sempre a Lava Jato e criticou o PT e Lula. Foi só o Aécio Neves ser pego que começou a criticar a Lava jato (igual a um ministro do supremo famoso por soltar políticos presos)e agora apoiar o PT. Pilantra.

  18. TRAGÉDIA OU COMÉDIA? Espero que os drones que pretendem sair para descobrir onde se encontra o mundo que se perdeu, não nos presenteie NEM com um mundo na tragédia e NEM com um mundo na comédia. O SER HUMANO NÃO MERECE ISTO.

  19. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Tento tempo sem passar por aqui... Ri demais como "vai dar a bunda, Reinaldo!" Só discordo de que Putin é um idiota. Ele está cercado de Pazuelos no escalão logo abaixo. Continuo achando que é um gênio perverso.

  20. Diogo é a cara da Crusoe. Crusoe é a cara do Diogo. Por isso assino. Quanto ao símbolo maior da escrotidão jornalística, o tal de reinaldo, melhor seria sugerir que ele parasse de dar a bunda. Desejo que um drone turco o adentre.

  21. Adoro ler sua coluna! É a primeira quando a revista chega. Parabéns a vc e a todos os verdadeiros jornalistas, imprescindíveis. Os imprestáveis, que danem-se todos eles.

  22. Parabéns pelo artigo Mainardi. Queria poder vê-lo de novo num Manhattan Connection soltando o verbo contra esses jornalistas de m... sobretudo Reinaldo Azevedo, que também me decepcionei muito. E, pior, tenho um amigo, supostamente inteligente que preferiu abraçar o PT graças ao Azedando.

  23. c. Boa. O Brasil de GM, Reinaldo, Lula, Bolsonaro et caterva não é um drone turco. Ele é um tanque fumacento, arcaico, oneroso e inoperante.

  24. A questão que se coloca é a seguinte: se a OTAN não chegasse junto à Rússia através da Ucrânia, Putin teria invadido o país irmão da Rússia? Para mim não há mocinhos na história. Países tem direito a livre soberania mas outros tem direito à segurança.

    1. Guerra nunca será algo decente, milhares de vidas perdidas. Jovens com a vida inteira pela frente, se matando por vontade de um ditador que está há 22 anos no no poder, mudou a legislação para ficar até o fim da vida, que mata os adversários políticos envenenados ou simplesmente some com eles. Imagine sua casa , seu patrimônio de uma vida, sua família, filhos e amigos desaparecendo porque alguém lançou um míssil na sua cabeça. Pense bem!

    2. Acredito que teria invadido, sim. A questão da OTAN foi só um pretexto oferecido de bandeja. No fundo, Putin nunca se conformou com o fim da URSS.

  25. texto profundo, mesmo contendo algumas grosserias perdoáveis. Salva-se o espírito de defesa dos ucranianos e dos profissionais da imprensa não vendidos a interesses corporativos. #nemlulanembsonaro

    1. Senhoras, na verdade é um aluguel por tempo determinado, tal qual a opinião do RA.

  26. Não é só o RA… É vexaminoso ver jornalistas, alguns até com histórico de independência, cumprindo a agenda do patrão, elogiando o poderoso de plantão, por conveniencias comerciais de momento. Ou ver dinheiro publico sendo distribuído sem critério, a não ser a subserviência, a tipos como PH Amorim, Nassif, Attuch e outros zumbis mortos de fome

  27. O que Reinaldo Azevedo faz não é novidade. Desde o século XVIII, com o surgimento da opinião pública, os poderosos de plantão passaram a precisar de gente na imprensa. Como a opinião pública passou a ter relevância para as decisões políticos, poderoso de plantão precisava ter aliados na imprensa, para que suas narrativas fossem transmitidas para o público. Stalin tinha Walter Duranty, então jornalista do NYT. Aécio, Lula, Gilmar Mendes, Alckmin, investigados na Lava-Jato têm o Reinaldo Azevedo.

  28. Eu estava on no Twitter quando Diogo Mainardi mandou o Reinaldo ir dar a bunda. Reinaldo dizia que Lula tinha sido condenado sem provas. Mas não era por causa do Lula que ele dizia aquilo, era por causa do Aécio. A linha de defesa que Reinaldo usava para absolver o Lula seria a mesma que iria absolver o Aécio, como de fato aconteceu na semana passada. Dizia respeito à necessidade de ter um "ato de ofício" para se caracterizar a corrupção. VEJAM: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43805298

  29. Na Ucrânia, a Imprensa foi uma arma para fortalecer as forças democráticas. A imprensa mostrou os crimes de Putin e de seus sicários. 3 jornalistas já morreram lá. Já no Brasil aconteceu diferente. A maioria dos jornalistas se aliou ao sistema corrupto brasileiro contra a Lava-Jato. Reinaldo Azevedo, Eduardo Oinegue, Consultor Jurídico, Monica Bergamo, Noblat e grande elenco, passaram a defender os saqueadores da democracia brasileira.

  30. "Drone turco", hahaha. Me lembro da primeira vez que você perdeu as estribeiras com RA porque me senti super representada. Aliás, adoro quando você as perde,me identifico com o Diogo sanguíneo.

  31. O medo da prisão pela Lava-Jato uniu PT e PSDB, uniu Lula, o "amigo do amigo do meu pai" e Alckmin, o "Santo". É a chapa "Planilha da Odebrecht". E o colaboracionista dessa chapa da Impunidade chama-se Reinaldo Azevedo, o maior desinformante da história da imprensa marrom brasileira. Reinaldo Azevedo, não se pode ganhar todas. Os seus corruptos venceram no Brasil, mas Putin perdeu, pelo menos por enquanto, na Ucrânia.

  32. No Brasil os Corruptos venceram. Gilmar Mendes, Lula, Jair Bolsonaro, Calheiros, Aécio Neves, Geraldo Alckmin venceram. Mas, pelo menos fora desse vaso sanitário que é o Brasil, tivemos uma alegria: Até o presente momento, a Ucrânia está resistindo ao avanço russo. A liberdade está derrotando a ditadura czarista. No Brasil, a democracia, a probidade e a liberdade foram derrotadas, mas fora daqui os mocinhos estão derrotando os bandidos.

  33. Eu assino a Crusoé essencialmente por conta do Mainardi, que admiro muito. Mas para quem acompanha de perto o que ocorre no tabuleiro internacional nestas últimas semanas, é evidente que Putin é qualquer coisa, de psicopata a megalomaníaco, menos um idiota. Torço para que o Mainardi não caia na tentação de transformar a revista num bolsão de mainardiminions vibrando ao som de frases de efeito de baixo conteúdo e nível.

  34. KKKKKKKK Excelente Diogo !! Gostei muito,,e aquele reinaldo é o maior babaca q já tentei ouvir na rádio..mas não consegui mais que 30 segundos..Vai dar a BUNDA Reinaldo............seu merda

  35. Agora a moda no Twitter é espalhar um video do Mujica criticando a guerra. “Guerra de brancos”: As pessoas deveriam praticar mais o ato de dar, como seu conselho ao Putin e ao Reinaldo. teríamos menos gente chata no mundo.

  36. Hahaha. Ainda bem que a Crusoé e o Antagonista existem. Parabéns Diogo, parabéns a todos vocês que fazem um jornalismo independente e brilhante. Me sinto representada! Obrigada.

  37. Diogo Mainardi é a língua mais ferina, mais coerente e mais sincera do jornalismo brasileiro! Há mais de 20 anos sou sua leitora e telespectadora ( Manhattan Connection enquanto durou) assídua. Não dá pra viver no Brasil sem ler o Mainardi. A pessoa pira. Mainardi é o antídoto contra a imbecilidade reinante.

  38. concordo mas Putin é um ditador assassino formado pela KGB e na verdade jogou tudo sabendo que os EUA o grande inimigo é hoje liderado por um idiota frouxo e covarde e jamais faria como não fez sob o mandato do maluquete Trump que não abandonaria os ucranianos que na verdade a máfia assassina russa quer anexada totalmente e permitem que se perpetre um genocídio contra uma nação em fuga pasmem sugerida pelo velho gagá ianque .. já Reinaldo "dar a bunda" é melhor que cagar todo dia no jornal claro

  39. Diogo, o Putin tem que cair, e logo. Vivo ou morto, em decúbito ventral ou de quatro. Quanto ao RA, espero que ele recupere o discernimento.

  40. kkkk muito bom poder ler quem tem coragem de escrever, não é pra qualquer Reinaldo. Sabe qd vc quer comprar uma jóia e teme comprar uma falsa?Aqui na Crusoé pode ler de olhos fechados é tudo brilhante verdadeiro.

  41. Dar o * faz bem, é agradável, gostoso e muito prazeroso. Certeza que grande parte da população faz isso. Diogo vc é muito simpático aos seus não queridos, deseja o bem para eles. Parabéns!

  42. Dar a bunda é bom! Dar a bunda faz bem, é uma forma de prazer inesquecível, gostosa e que deveria, já é, praticada por toda a população. Diogo porque o conselho para essas duas pessoas? Vc é simpático. Sempre desejando o bem pra seus não queridos.

  43. Nem lembrava mais de RA, mas tinha você pra me lembrar dessa coisa; tenho certeza que o beiçola vai arrumar um jeito de te censurar. Pode esperar que vem chumbo.

  44. Não dê atenção ao falastrão do reinaldo! El é um ex-comunista e ex-petista! Coisa boa não deve ser! Putim tem que ser “extinto” para o bem da humanidade! Ele é o que sobrou, e manteve viva, da Urss! O povo russo tem que aproveitar e abandonar de vez a Urss!

  45. Fiquei c vontade de assistir o programa do Reinaldo Azevedo só pra ver se ele vai responder 😬🤭! Lendo a coluna, lembrei de alguns dos seus livros (meio maluca), no final, a real: ñ é q lembra é o estilo! Sua homenagem ficou linda (mesmo malu a)! Sua sinceridade é maravilhosa e divertida (ñ dá p ñ usar esse adjetivo😜), a sua coerência e coragem (mesmo p assumir qdo erra) estão sempre mandando um beijinho no ombro para os vendidos. O senhor arrasa! Sempre! Parabéns e bom fim de semana!🤗

  46. Nunca tive tanto orgulho de um site, quanto tenho d'O antagonista e da Crusoe. E também da imprensa, que apesar de Reinaldo Azevedo e alguns outros, está cumprindo seu papel! Obrigada, Diogo!

  47. Muito bom, Diogo! Esse mix de Diogo Mainardi com Ruy Goiaba, pra falar de um tema tão precioso e relevante para todos que valorizam a real liberdade, ficou ótimo!

  48. ... O jornalismo que traz à tona a Realidade Nua e Crua de qualquer guerra. O jornalismo que denuncia delinquentes no Bananão. O jornalismo que age como um "drone turco" esbofeteando e mandando tomar na B.. certo invertebrado moral. ... Viva a Imprensa com honestidade intelectual, que tem lado: o da Realidade. ... Estou com vocês, O Antagonista e Crusoé. ... Eliminemos (nada de só amolar!) o Putin Russo e os invertebrados morais. ... Excelente, Diogo !!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO